vareta de fibra de vidro, qual usar para reforçar asas?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
offsyde
membro
Mensagens: 893
Registrado em: Sáb Ago 30, 2008 2:20 pm
Localização: Rolim de Moura - RO

Mensagem por offsyde »

[quote:612d264ed8="thiago.ama.mayara"]ok, obrigado ,mais quantos reforços devo colocar 2? me finformaram q eu deveria colocar 2 cerca de mais o menos 5cm do inicio da asa 1 na parte superior outro na inferior , os 2 no mesmo lugar , mais um em cima e outro em baixo , e assim mesmo?[/quote:612d264ed8]

Sim, coloque uma na parte superior e outra na parte inferior. Ambas colocadas no CG do modelo a cerca de 1/3 da corda da asa partindo do bordo de ataque.
"Voar é maravilhoso. Fazer voar é melhor ainda"
Avatar do usuário
Farleytufao
membro
Mensagens: 1943
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 12:47 pm
Localização: Betim MG

Mensagem por Farleytufao »

[quote:4f2eecb455="offsyde"][quote:4f2eecb455="Farleytufao"]1.8mm é suficiente para envergadura de até 1.50Mts, coladas devidamente.[/quote:4f2eecb455]

Dependendo da forma como for colada não precisa ser 1,8 o segredo está na colagem...

Fiz uma asa com isopor de papelaria que ficou quase indestrutivel... um outro amigo fez uma parecida que bateu palmas... eu usei cola quente para fixar a vareta... ele usou cola de isopor....[/quote:4f2eecb455]

Sim.. uso esta máxima por segurança. acho que fica justo! não?
Vejo muitos cães que latem e não mordem...
Vejo muitos que mordem e não latem...
Basicamente isso...
Avatar do usuário
doglas263
membro
Mensagens: 295
Registrado em: Ter Ago 24, 2010 5:52 pm
Localização: barcarena

Mensagem por doglas263 »

sempre uso as de 2 mm, para mim são as melhores. Faço um corte de uns 3 a 4 mm de profundidade de fora a fora da asa a 1/3 da corda passo cola de isopor e depois insiro a vareta. o segredo é esperar a cola curar uns 3 dias. ah, uma vareta em cima e outra embaixo, na mesma direção. Duvido uma asa "bater palma" assim.
Avatar do usuário
Ednilson
membro
Mensagens: 67
Registrado em: Sáb Out 29, 2011 11:45 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Ednilson »

Eu sempre uso duas fibras de 2 mm. Minhas asas são de 1,20 m, ontem perdi um cessna por que quis fazer um mergulho e puxei o profundor para subir e a asa se partiu. Então depende muito do tipo de aéreo que você vai fazer e o que vai fazer com aéreo.
Avatar do usuário
Gabrielghas
membro
Mensagens: 581
Registrado em: Qua Ago 08, 2012 10:39 pm
Localização: Sooretama - ES

Mensagem por Gabrielghas »

Caraca não tenho a paciência de esperar a cola de isopor curar. Aff. Cola de isopor só uso quando vou juntar superficeis grandes de depron. Não justifica usar na colagem das varetas a menos que não tenha cola epóxi ou cola quente. Bom. Se for o caso faça como eu, uso cola epóxi de 5 minutos. O segredo é trabalhar bem a cola.
Avatar do usuário
TonLeite
membro
Mensagens: 238
Registrado em: Sáb Set 10, 2011 9:48 am
Localização: Votorantim - SP

Mensagem por TonLeite »

Farley, offside, Srs..

Mas e aí?! enfim??!

Seriam duas varetas, uma sobre e outra sob o CG da asa, mas coladas com o que??

Epóxi (araldite)? Cola quente?

São em pontos ou ao longo de toda a vareta? Não ficaria pesado (ex. asa de 1,2 m com cola quente?)?

Outra dúvida bem pessoal, outros reforços como varetas no bordo de ataque? ou próximo ao bordo de fuga, ajuda ou atrapalha (peso morto)?

Desde já obrigado.
Avatar do usuário
Pereira Orlando
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Sáb Nov 12, 2011 6:32 pm
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem por Pereira Orlando »

Ton colei essa asa de um Stick que montei com
duas varetas de 1mm, uma em paralelo a outra
e usando epóxi 30minutos.

Use a cola apenas o suficiente para preencher o espaço
onde a vareta é colocada, não sei que tipo de asa
vc esta construindo mas na maioria dos casos duas
varetas são suficientes.
Anexos
8126542761_df78f066fe_z_198.jpg
8126542761_df78f066fe_z_198.jpg (28.01 KiB) Exibido 7962 vezes
Avatar do usuário
Pereira Orlando
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Sáb Nov 12, 2011 6:32 pm
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem por Pereira Orlando »

Depois de coladas.
Anexos
8126561715_a58f67d94d_z_204.jpg
8126561715_a58f67d94d_z_204.jpg (26.76 KiB) Exibido 7954 vezes
Avatar do usuário
Farleytufao
membro
Mensagens: 1943
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 12:47 pm
Localização: Betim MG

Mensagem por Farleytufao »

[quote:60f194be83="TonLeite"]Farley, offside, Srs..

Mas e aí?! enfim??!

Seriam duas varetas, uma sobre e outra sob o CG da asa, mas coladas com o que??

Epóxi (araldite)? Cola quente?

São em pontos ou ao longo de toda a vareta? Não ficaria pesado (ex. asa de 1,2 m com cola quente?)?

Outra dúvida bem pessoal, outros reforços como varetas no bordo de ataque? ou próximo ao bordo de fuga, ajuda ou atrapalha (peso morto)?

Desde já obrigado.[/quote:60f194be83]

Se quer um trabalho excelente, use cola epoxy e por toda extensão da fibra. se quer um trabalho rápido, use cola quente também por toda extensão da fibra.

Ambos ficam muito bom, mas a cola quente costuma sujar mais.

Sempre 2 fibras, uma em cima e outro em baixo. um detalhe que acho muito importante. se a fibra não ficar no CG da asa, no mínimo as fibras tem de ficar uma em cima da outra. Ja fiz experiência colocando várias fibras em um bloco de isopor em posições diferentes e a que tive melhor resultado foi assim. sempre uma em cima da outra e de preferência a 1/3 do BA.
Vejo muitos cães que latem e não mordem...
Vejo muitos que mordem e não latem...
Basicamente isso...
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 744
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Mensagem por ricardovasc »

Estou construindo um stick com 1,5m de envergadura.

Pelo que vocês falaram aqui dá pra usar duas varetas de 1,8mm (já tenho) em 1/3 da corda a partir do BA, uma em cima e outra em baixo, e devo colar com epoxi ou cola quente, certo?
Responder