Corrigindo, eu troquei o termo guinada por arfagem, pensei uma coisa escrevi outra.
Sobre a imagem ela é apenas esquemático onde os ângulos e forças estão exagerados apenas para fim de demonstração dos sentidos.
De maneira alguma o principio é ruim, ele funciona e muito bem, há décadas, o que pontuei é que essa inclinação única e exclusivamente para direita não influencia o efeito do torque, como descrito no artigo do site flitetest.com o qual mencionei na mensagem anterior, inclinar o motor para os lados gera guinada. o que acontece é que o propwash e o P-factor são muito mais intensos que o torque e quando observamos essas tendências no modelo associamos a somente ao torque, (já que ao guinar a aeronave tende rolar abaixando a asa interna a curva) o que não é correto, e por sempre ouvirmos falar que inclinar o motor para direita resolve esse problema vamos lá e o fazemos, e ai o modelo voa bem, mas voa bem por que o efeito torque foi "anulado" ou por que o propwash e o P-factor foi anulado ?
muitos estão usando essa inclinação sem realmente saber o que ela corrige e como ela corrige.
First off, the torque of the motor is *not* the reason for angling the thrust vector down and to the right. Torque roll from the motor for a standard prop (clockwise rotation as viewed from the cockpit) would try to *roll* the plane left. Angling the motor right will try to *yaw* the plane right. These are two different axes of rotation. Torque roll is primarily countered by trimming the ailerons with some right trim, or adding a little extra weight to the right side of the plane, *not* by angling the motor to the right
Agora inclinar para baixo e para direita ao mesmo tempo isso sim gerara um vetor força apontado para direita e para baixo e portanto um momento também tendendo a rotacionar o modelo nesse sentido, e nesse caso em modelos asa alta estaria corrigindo a arfagem e o efeito torque, e consequentemente o P-factor e o propwash, mas é a combinação das duas inclinações e não somente a lateral.
Como dito nos artigos e vídeos anteriores a inclinação unicamente lateral serve para amenizar e ou anular propwash e P-factor.
Quando inclinamos o motor, o eixo da hélice tem que continuar no eixo do modelo, sendo assim, a base do motor onde ele está fixado na parede corta fogo, fica ligeiramente cima e a esquerda, para manter o eixo da hélice no centro do modelo e evitando esse efeito empuxo para a direita. e é por esse motivo que o efeito torque do motor é anulado.
Uma vez que o motor foi deslocado para alguns dos lados, ele ira gerar empuxo para aquele lado e consequentemente uma guinada, e essa será de menor intensidade no caso em que o motor estiver no centro da fuselagem e a hélice fora do centro ( que esteticamente fica horrível, ver um modelo coma hélice fora do centro).
Como na figura no primeiro caso o motor foi inclinado e deslocado, considerando um ponto de rotação para guinada (no caso escolheu-se o CG poderia ser qualquer ponto) as forças que provocam momento e consequentemente guinada são a componente em Y do empuxo (Empuxo Total *SEN(ângulo de inclinação) e como a linha de ação da força de empuxo total é deslocada do ponto em analise essa também gera um momento que contribui para a guinada, mesmo que na pratica seja insignificante pois a distancia é mínima, na casa de alguns milímetros.
Para o motor no centro a linha de ação passa mais próxima ao ponto de rotação, ou seja a distancia na qual a força de empuxo total é aplica em relação ao ponto é menor, logo o torque causador da da guinada é também menor.
Já olhando o modelo por trás, nenhuma mudança ocorre nos dois casos, a distancia da força em relação ao CG continua a mesma, portanto o momento gerado será o mesmo, e será também contribuindo para o efeito torque da hélice em um modelo asa alta.
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Lembrando que essa é uma analise considerando apenas a inclinação lateral do motor.
Critica construtiva ou destrutiva é uma invenção dessa geração atual que não suporta ter suas ideias questionadas, pra mim critica é critica, é apenas uma analise realizada por alguém com base em seus conhecimentos sobre um determinado assunto. Eu não me importo em ser questionado ou que analisem algo que estou fazendo e expondo seja a favor ou contra, esses debates sempre agregam.