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Enviado: Ter Dez 30, 2008 2:12 pm
por Omar Grassetti
Marco Antonio,

Reparar modelos é uma das coisas que mais me agrada no aeromodelismo. Na minha opinião, um bom modelo deve ter a vida mais longa possivel. Eu particularmente adoro modelos vividos. Cada marca de reparo reflete o quanto o modelo já voou e conta um pouco de sua história.

Fico feliz de ver que você está tratando esse modelo com tanto carinho e que ele já lhe tenha dado tantas horas de satisfação.

Parabéns pelo belo trabalho de restauração! Muito boa também a dica de como retirar entelagem antiga.

Devo ter guardado em algum lugar uma planta incompleta desse modelo. Vou dar uma busca.

Enviado: Ter Dez 30, 2008 2:59 pm
por felipe_curvello
[quote:0c6dfbfcbb="Marco Antonio"][quote:0c6dfbfcbb="felipe_curvello"]Marco, e o CG? Onde fica? ;)[/quote:0c6dfbfcbb]

Está a aprox. 50% do bordo de ataque.[/quote:0c6dfbfcbb]

Obrigado!
Por acaso, estaria à 50% do bordo de fuga, também?! :lol: :lol:
Vou publicar aqui o que confessei para o Omar por e-mail: quando via a foto dele com você, Marco, num dos Pamas passados, me apaixonei. Nem sabia que era design do Omar.
Isso aconteceu comigo em relação ao Piccolo, também.
Definitivamente, o Omar é um mestre a ser seguido!!! E isso não é bajulação nenhuma! Só quem já foi orientado e aprendeu tando com ele (ainda que "por correspondência") sabe do que estou falando.
Korda, Lanzo, e Cia que nada!!! Viva o GRASSETTI!!!

Enviado: Ter Dez 30, 2008 3:21 pm
por Luis_Claudio
Lindo modelo Marco, e o legal: com história para contar!

O Omar foi uma das pessoas deste fórum que me ensinou o processo de entelagem com papel de seda e a dopagem, porcentagem do óleo de rícino, thinner e por aí vai. Isso tudo com muita paciência. O resultado fou um Starlite que está em ótimas condições até hoje, com vôo lento, leve, apenas 143gr

Marco, se me permite, posto aqui umas fotos dele:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=24101&postdays=&postorder=asc&start=25

Abraços a todos e um Feliz 2009!

Enviado: Ter Dez 30, 2008 3:56 pm
por Marco Antonio
.. é, não tem jeito: O que o Omar faz é pra sempre.

A helice é um show a parte, vou tirar fotos detalhadas e vocês vão ver... o trem de pouso tem um travão de madeira pacientemente enrolado em uma alma de aço, coloquei um fio de aço em forma de arco para fazer o papel de amortecedor.
O perfil da nervura da asa é concavo/ convexo e do profundor é normal. O leme é perfil simetrico tudo com detalhes de travamento que são lindos.

Uma tampinha que faz.. clock ao se fechar permite chegar ao conector da bateria.

O motor se não me engano com helice deve pesar 20g, 2g de speed e mais 12 de bateria... são dois servos de 6g cada

Imagina então que esse modelo é leve como pluma... mas enfrenta vento com coragem e plana o tempo todo se pegar uma térmica.

Embora não tenha aparecido nas fotos a extremidade da asa no seu lado esquerdo(olhando de cima, nariz para frente) sofreu uma compressão e se rompeu... mas pra minha surpresa nada havia quebrado.. só soltou a nervura do bordo de fuga. Isso demonstra que quem fez fez muito bem.

Eu disse 50% do bordo de fuga porque não é exatamente 50% está mais pra 52 ou 53%.. depende da helice.

Enviado: Qui Jan 01, 2009 10:32 am
por Omar Grassetti
Sobre o perfil do Modelo:

NACA 6409
É um perfil consagrado. Foi um dos perfis mais utilizados em voo livre, inclusive por muitos campeões mundiais de Wakefield.
Utilizei esse perfil também no Rex.

Enviado: Qui Out 10, 2013 9:51 pm
por Marco Antonio
Retirando a poeira desse tópico porque vai ter reedição... e lá vamos nós reformar o bicho de novo!

Enviado: Sex Out 11, 2013 7:02 pm
por Aleksandr
Peraí... De seda? Assim o Bob Marley pira!
É esse processo de dopagem que adiciona resistência ao papel?

Enviado: Sex Out 11, 2013 7:18 pm
por Marco Antonio
[quote:e5ff0afe54="Aleksandr"]Peraí... De seda? Assim o Bob Marley pira!
É esse processo de dopagem que adiciona resistência ao papel?[/quote:e5ff0afe54]

Sim, isso existe a muito, muito tempo e ainda é usado em aviões "de verdade". Adiciona resistência e tenciona o papel causando o segundo processo de encolhimento.

Enviado: Sex Out 11, 2013 7:21 pm
por Marco Antonio
Notem que por engano o Omar colocou o passo do hélice "ao contrário" esse gira o motor em sentido horário e ao decolar a tendência dele é a esquerda.

Enviado: Seg Jan 13, 2014 3:03 am
por Marco Antonio
Voltando da cova...

Vou ter que reformar de novo... a entelagem está tão ressecada que rasga ao tocar.
Vai ser divertido.

[yt]U_AVnOWx1lM[/yt]