o avião de mais de 4.000 kmh

Aqui vamos falar sobre os jatos a querosene e outros motores a combustão.
Avatar do usuário
osvaldoljunior
membro
Mensagens: 1905
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 12:44 pm
Localização: São paulo, SP - 25 anos

Mensagem por osvaldoljunior »

Eu tinha um plastimodelo do SR71...... era meu xodó

Uma coisa curiosa do SR71 é que quando em solo ele vazava combustivel por entre as placas metalicas, pois elas precisavam ter um certo espaçamento nelas pra aguentarem o atrito do ar em alta velocidade e dilatarem....
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4458
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

[quote:9e1657fd32="osvaldoljunior"]Eu tinha um plastimodelo do SR71...... era meu xodó

Uma coisa curiosa do SR71 é que quando em solo ele vazava combustivel por entre as placas metalicas, pois elas precisavam ter um certo espaçamento nelas pra aguentarem o atrito do ar em alta velocidade e dilatarem....[/quote:9e1657fd32]

São Tomé: ver pra crer.

sinceramente nao acredito nisso, pois a tratativa ao sistema de combustível é crítica.

Deixar vazar combustível é o mesmo que abastecer fumando um cigarro.

onde vc viu esta informação?
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Avatar do usuário
osvaldoljunior
membro
Mensagens: 1905
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 12:44 pm
Localização: São paulo, SP - 25 anos

Mensagem por osvaldoljunior »

http://en.wikipedia.org/wiki/SR-71_Blackbird#Fuselage

[edit] Fuselage
To allow for thermal expansion at the high operational temperatures the fuselage panels were manufactured to fit only loosely on the ground. Proper alignment was only achieved when the airframe warmed up due to air resistance at high speeds, causing the airframe to expand several inches. Because of this, and the lack of a fuel sealing system that could handle the thermal expansion of the airframe at extreme temperatures, the aircraft would leak JP-7 jet fuel onto the runway before it took off. The aircraft would quickly make a short sprint, meant to warm up the airframe, and was then refueled in the air before departing on its mission. Cooling was carried out by cycling fuel behind the titanium surfaces at the front of the wings (chines). On landing after a mission the canopy temperature was over 300 °C (572 °F), too hot to approach. Non-fibrous asbestos with high heat tolerance was used in high-temperature areas.[14]
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2043
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

Tem um documentario no discovery mostrando um Blackbird (adoro esse aviao, acho ele mto bonito) "vazando" JP7 literamente "em bicas" dentro do hangar, e embaixo umas especies de "bacias" plasticas para conter o combustivel. Imagina o cheiro disso (acho mto bom, hehe) dentro do hangar!!

Lá o adesivo "no smoke" era respeitado!! :mrgreen:
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2677
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

TAmbém vi isso, ele vazava comb. enquanto no solo, e só decolava com combustuvel pra decolar mesmo heheh
Decolava e reabastecia no ar, o peso de decolagem era muito restrito, isso porque só levava piloto e a camara fotografica!
Era um foguete e não um avião!
LIIIINDO, estou montando um.

[]'s
Avatar do usuário
Rubens Sayegh
membro
Mensagens: 942
Registrado em: Qui Jan 12, 2006 2:49 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Rubens Sayegh »

O texto em inglês comenta que o sistema de lacre do combustível também dilatava, portanto, ao esfriar, deixava vazar um pouco do JP-7...

É coisa de 1959 gente... Imaginem os cabos elétricos que ele devia ter... Aqueles com revestimento de pano, que nem os telefones antigos... Hehehehe....
Avatar do usuário
Antonio Garcia
membro
Mensagens: 1054
Registrado em: Qui Set 20, 2007 4:43 pm
Localização: Niterói, RJ

Mensagem por Antonio Garcia »

Já viram o modelinho do SR-71 Blackbird na hobyking ?
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8976
Lindão né ?
Deve ter uma velocidade de stall altíssima...
Avatar do usuário
andreaeromodelismo
membro
Mensagens: 1346
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 7:49 pm
Localização: Glória RJ
Contato:

Mensagem por andreaeromodelismo »

ele deve ser rápido como o pai. :wink: :wink: :wink:
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4458
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

caraius esse treco do combustível
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Avatar do usuário
Pedro Pithan
membro
Mensagens: 2526
Registrado em: Dom Dez 09, 2007 12:28 am
Contato:

Mensagem por Pedro Pithan »

pena que não vem pro brasil por causa do peso...

Vem até com trem retrátil
Responder