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Enviado: Qua Nov 17, 2004 5:34 pm
por Lightning
Blz pessoal
to começando no aeromodelismo elétrico mas acho que já fiz besteira...
Tenho 12 células de Ni-Cd, com 600 mAh, sendo 6 delas bem velhas ( tenho à uns 4 anos ) e as outras foram compradas recentemente ( só recarreguei uma vez ) e tenho tabém 6 células de 250 mAh também de Ni-Cd.
O problema é que muitas vezes eu descarreguei a bateria até ficar com menos de 0,8V por célula ( já chegaram à zero ) pensando que se eu não fizesse viciaria a célula. A pouco tempo, logo após recarregar as células, fui fazer um teste de bancada ( com as células velhas ) e as células descarregaram após uns 5 minutos e eu nem exigi uma carga tão alta. E esse fato se repetiu outras vezes .
O fato de eu ter descarregado muito as células ( abaixo de 0,8V ) pode ter a ver com a falta de carga? Ou são as minhas células que estão bagadas?
Obrigado desde já pela ajuda
Enviado: Qua Nov 17, 2004 5:53 pm
por alexcmag
Toda bateria tem uma vida útil, com o tempo a química começa a se deteriorar e não funciona mais.
Descarregar abaixo de 0,8V por célula definitivamente reduz a vida útil. Provavelmente é o motivo de não segurar muita carga.
Enviado: Qui Nov 18, 2004 5:44 pm
por Lightning
Mas no meu caso como só viz isso uma vez isso já reduz muito a vida útil
( estou me referindo as células novas, as velhas já eram )?
Enviado: Qui Nov 18, 2004 5:50 pm
por alexcmag
O tempo dirá... O que tiver sido feito de estrago já está feito, não adianta mais se preocupar com isto.
Apenas carregue e descarregue como recomendado daqui para a frente, provavelmente ainda durará muito tempo.
Enviado: Qui Fev 03, 2005 2:11 pm
por ATARI
e so lembrando ... cuidado com as baterias compradas... verifiquem a procedencia ...
isso aconteceu com um amigo meu ... sorte q era pilha pra ser usada em camera ....
Enviado: Qui Fev 03, 2005 2:12 pm
por ATARI
continuando ....
Enviado: Qui Fev 03, 2005 4:41 pm
por jebrando
Pelo menos eram mesmo Panasonic!
Enviado: Qui Fev 03, 2005 4:53 pm
por alexcmag
Não necessariamente... As duas capas significa que foi falsificada duas vezes...
Dúvida Li-Po 11.1V
Enviado: Sáb Fev 12, 2005 9:41 pm
por Marcelo dos Santos
alexcmag escreveu:[*]Motor 350 (GWS EPS350C): LiIon 10,8V*1000mAh (com cuidado para não danificar bateria nem motor)
Olá amigos do fórum. Não entendi muito bem esse "cuidado" que se deve tomar.
O negócio é o seguinte: - comprei uma Li-Po 860mAh/11.1V
10C cont/15C burst (9A/13A)
Estou pensando em utilizá-la no meu motor EPS 350C com redução 5.33:1 e hélice 10x4.7
Já testei e percebi que o motor parece que vai pegar fogo, além de uma força fora do normal.
Pergunta:
Posso utilizar essa bateria no meu motor EPS350C com redução 5.33:1?
Posso utilizar essa bateria no EPS400 com redução 3.4:1?
Obrigado
Re: Dúvida Li-Po 11.1V
Enviado: Sáb Fev 12, 2005 10:29 pm
por alexcmag
Marcelo dos Santos escreveu:alexcmag escreveu:[*]Motor 350 (GWS EPS350C): LiIon 10,8V*1000mAh (com cuidado para não danificar bateria nem motor)
Olá amigos do fórum. Não entendi muito bem esse "cuidado" que se deve tomar.
O negócio é o seguinte: - comprei uma Li-Po 860mAh/11.1V
10C cont/15C burst (9A/13A)
Estou pensando em utilizá-la no meu motor EPS 350C com redução 5.33:1 e hélice 10x4.7
Já testei e percebi que o motor parece que vai pegar fogo, além de uma força fora do normal.
Pergunta:
Posso utilizar essa bateria no meu motor EPS350C com redução 5.33:1?
Posso utilizar essa bateria no EPS400 com redução 3.4:1?
Obrigado
A capacidade máxima de descarga contínua da bateria é 10C * 860mAh = 8,6A
O consumo do motor 350 com 5,33:1 e hélice 10x4,7 a 11,1V = 11A no mínimo. Como 11 é maior que 8,6 não pode usar com esta bateria
O mesmo vale para o motor 400, que vai gastar uns 12A e também não vai poder usar.
Acho que sua bateria ficaria bom para um motor brushless, é muito fraca para motor 350 ou 400 e muito forte para motor 280 ou ips...