Tucano 60 The World Models - Sugestão de motores.
Tem um tópico aqui no Forum que diz que este modelo voa até com motor 46. Comprei um e meti um OS 55 AX, ficou uma b....eleza rs. Não gostei, ficou fraco e voa em quase pré estol. Vou mudar toda a configuração.
Não recomendo aos pilotos motor mais fraco que o .60. Na verdade até o .60 fica fraco pra esse avião. O ideal, a meu ver, seria o OS 81 alpha.
Bons voos
Não recomendo aos pilotos motor mais fraco que o .60. Na verdade até o .60 fica fraco pra esse avião. O ideal, a meu ver, seria o OS 81 alpha.
Bons voos
_______________________________________
Diga-me o que para ti é precioso, que te direi quem és!
Diga-me o que para ti é precioso, que te direi quem és!
-
- membro
- Mensagens: 406
- Registrado em: Sex Mar 13, 2009 6:41 pm
- Localização: Ribeirão Preto / SP
[quote:a9bc8edd61="kikalian"]Tem um tópico aqui no Forum que diz que este modelo voa até com motor 46. Comprei um e meti um OS 55 AX, ficou uma b....eleza rs. Não gostei, ficou fraco e voa em quase pré estol. Vou mudar toda a configuração.
Não recomendo aos pilotos motor mais fraco que o .60. Na verdade até o .60 fica fraco pra esse avião. O ideal, a meu ver, seria o OS 81 alpha.
Bons voos[/quote:a9bc8edd61]
Cara, que bom que vc deu essa opniao.
Quase comprei um tucano da radar pra colocar meu OS 55AX. O vendedor disse que caia muito bem este meu motor que poderia comprar o aero sem preocupações.......
Olha como sao as coisas!!! Nada melhor do que conversar com quem faz do hobby, um hobby. e não fonte de renda!
Não recomendo aos pilotos motor mais fraco que o .60. Na verdade até o .60 fica fraco pra esse avião. O ideal, a meu ver, seria o OS 81 alpha.
Bons voos[/quote:a9bc8edd61]
Cara, que bom que vc deu essa opniao.
Quase comprei um tucano da radar pra colocar meu OS 55AX. O vendedor disse que caia muito bem este meu motor que poderia comprar o aero sem preocupações.......
Olha como sao as coisas!!! Nada melhor do que conversar com quem faz do hobby, um hobby. e não fonte de renda!
Breno Campaña
- Esquilo AS350 600size
- Edge540 35cc
- Esquilo AS350 600size
- Edge540 35cc
- carlos.william
- membro
- Mensagens: 496
- Registrado em: Qua Jul 21, 2010 7:18 pm
- Localização: Osasco - SP
Ele serve um AX55, o ponto contra, é que o 55 não é tão confiável quanto um 60 nato.
Agora, bota um 81 ou um 90 4T e ta perfeito. Voa rápido, tem sobra de motor e ainda por cima, fica com um ronco lindo.
Mas sinceramente, tira tudo e bota um motor elétrico, fica um show o avião.
Agora, bota um 81 ou um 90 4T e ta perfeito. Voa rápido, tem sobra de motor e ainda por cima, fica com um ronco lindo.
Mas sinceramente, tira tudo e bota um motor elétrico, fica um show o avião.
Alpha 40, Scorpion 46, Edge 540 (Red Bull), Tucano 120, Cessninha, T-Rex 600 ESP, T Rex 600 Pro e HK 250.
-
- membro
- Mensagens: 1227
- Registrado em: Qua Jan 26, 2005 10:42 am
- Localização: Valinhos, SP, Brasil
Discordo da alegação que um 55AX não fica bom. Tudo depende do estilo de pilotagem de cada um. Em testes nos protótipos, onde uma das tarefas era definir o range de motores (o mínimo e o máximo), voei o Tucano um um mero JBA 56 com mufla original e uma hélice 11x7.
Comparado com um 91 4 tempos no mesmo avião:
1- A decolagem precisou de mais pista em virtude do empuxo menor do 56.
2- A subida era muito boa, mas não tinha vertical como o 91 4 tempos (obvio) , mas em se tratando de um modelo escala, tava muito bom
3- A passagem rasante, notadamente era mais rápida com o JBA 56 do que com o 91 4 tempos. O avião voava liso
4- Para pouso, o Tucano ficou parecido com um super sports, pois com a redução de peso para aquela asa de 1,60 deu maior estabilidade em velocodades menores.
Por estas razões, é possivel sim a instalação de um 55AX com uma hélice mais veloz. Naturalmente, em se tratando de faixa de motorização, 0 55 é o mínimo e, se o piloto está acostumado a dar as puxadas características dos acrobáticos legítimos, num Tucano a coisa fica diferente. Neste caso, utilize um motor maior. Agora, se você já tem um motor 55AX em casa e não quer, de momento, gastar $$$ em um potente e caro 4 tempos, pode utilizar tranquilamente, ou seja a indicação é correta.
Tenho vários amigos que utilizam o Tucano com 55 e estão plenamente satisfeitos para um vôo acrobático escala.
Comparado com um 91 4 tempos no mesmo avião:
1- A decolagem precisou de mais pista em virtude do empuxo menor do 56.
2- A subida era muito boa, mas não tinha vertical como o 91 4 tempos (obvio) , mas em se tratando de um modelo escala, tava muito bom
3- A passagem rasante, notadamente era mais rápida com o JBA 56 do que com o 91 4 tempos. O avião voava liso
4- Para pouso, o Tucano ficou parecido com um super sports, pois com a redução de peso para aquela asa de 1,60 deu maior estabilidade em velocodades menores.
Por estas razões, é possivel sim a instalação de um 55AX com uma hélice mais veloz. Naturalmente, em se tratando de faixa de motorização, 0 55 é o mínimo e, se o piloto está acostumado a dar as puxadas características dos acrobáticos legítimos, num Tucano a coisa fica diferente. Neste caso, utilize um motor maior. Agora, se você já tem um motor 55AX em casa e não quer, de momento, gastar $$$ em um potente e caro 4 tempos, pode utilizar tranquilamente, ou seja a indicação é correta.
Tenho vários amigos que utilizam o Tucano com 55 e estão plenamente satisfeitos para um vôo acrobático escala.
Caro Reinaldo
Eu não disse que a instalação de um OS 55AX não é possível, tanto é que eu estava voando com este motor no tucano 60 The Word Model. E também não disse que a indicação não é correta. Como voce próprio diz, "é o minimo".
Na minha opinião esse minimo é muito pouco. Eu não gostei porque algumas manobras ficam muito difíceis. Por exemplo: num looping voce tem que mergulhar ou acelerar a pleno para ele pegar embalo e aguentar subir a "serra" (até completar meia circunferência). Nunca tive de fazer isso em outras configurações de aeromodelos. E eu estou utilizando um hélice mais rápido e o motor bem esguelado.
Na pista onde voo os demais pilotos foram unanimes em afirmar que era pouco motor pra muito avião.
Por tudo isso é que firmei minha convicção. Respeito sua opinião, mas é assim que eu penso. Com relação a planeio, estabilidade etc. este é um ótimo avião e não tenho do que reclamar.
Eu não disse que a instalação de um OS 55AX não é possível, tanto é que eu estava voando com este motor no tucano 60 The Word Model. E também não disse que a indicação não é correta. Como voce próprio diz, "é o minimo".
Na minha opinião esse minimo é muito pouco. Eu não gostei porque algumas manobras ficam muito difíceis. Por exemplo: num looping voce tem que mergulhar ou acelerar a pleno para ele pegar embalo e aguentar subir a "serra" (até completar meia circunferência). Nunca tive de fazer isso em outras configurações de aeromodelos. E eu estou utilizando um hélice mais rápido e o motor bem esguelado.
Na pista onde voo os demais pilotos foram unanimes em afirmar que era pouco motor pra muito avião.
Por tudo isso é que firmei minha convicção. Respeito sua opinião, mas é assim que eu penso. Com relação a planeio, estabilidade etc. este é um ótimo avião e não tenho do que reclamar.
_______________________________________
Diga-me o que para ti é precioso, que te direi quem és!
Diga-me o que para ti é precioso, que te direi quem és!
- Lacerda
- membro
- Mensagens: 67
- Registrado em: Sáb Mar 27, 2010 2:29 pm
- Localização: ribeirao preto - sp
ola carlos1979,
Moro em ribeiorao preto e aqui tem tres tucanos da radar, dois com o OS 81 alpha,
e um ( o meu) eletrico ; particularmente eu prefiro eletrico pois da menos trabalho, porem os 4t ficaram muito bons. caso queira saber mais sobre eletrificaçao do tucano da radar tem um topico aqui no evoo do reinaldo da hobbydelivery, que me ajudou muito. abraços
Moro em ribeiorao preto e aqui tem tres tucanos da radar, dois com o OS 81 alpha,
e um ( o meu) eletrico ; particularmente eu prefiro eletrico pois da menos trabalho, porem os 4t ficaram muito bons. caso queira saber mais sobre eletrificaçao do tucano da radar tem um topico aqui no evoo do reinaldo da hobbydelivery, que me ajudou muito. abraços
-
- membro
- Mensagens: 40
- Registrado em: Sex Ago 23, 2013 10:17 am
- Localização: Taubaté-SP
Boa noite pessoal
Revivendo o tópico
Estiu indo p/ Orlando em 15 dias e pensava em comprar um Tucano 40 da Phoenix pois tenho um motor OS55Ax e não queria gastar dinheiro com outro motor. Mas vi no site que eles tem um Tucano 60 da TWM que é maior, com retrateis, flap mas no manual pede um motor 60. Será que dá p/ colocar o 55 nesse Tucano 60 ou vai ficar muito fraco e vou ter que comprar um motor depois?
Revivendo o tópico
Estiu indo p/ Orlando em 15 dias e pensava em comprar um Tucano 40 da Phoenix pois tenho um motor OS55Ax e não queria gastar dinheiro com outro motor. Mas vi no site que eles tem um Tucano 60 da TWM que é maior, com retrateis, flap mas no manual pede um motor 60. Será que dá p/ colocar o 55 nesse Tucano 60 ou vai ficar muito fraco e vou ter que comprar um motor depois?
-
- membro
- Mensagens: 40
- Registrado em: Sex Jul 23, 2010 10:23 am