Phoenix TW-742 II

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Talibaba
membro
Mensagens: 46
Registrado em: Dom Jul 29, 2012 1:13 pm
Localização: Loanda, Pr
Contato:

Mensagem por Talibaba »

[quote:56f6948751="robertoerc"][quote:56f6948751="carlitovargas"][quote:56f6948751="robertoerc"]opa! chegou sim carlitos

mas olha só, ontem fui fazer o terceiro voo de estreia (segundo que os dois anteriores falharam) e por um provável problema de CG nem consegui voar e já cai de nariz no lançamento... :?

o problema maior é que perdi uma pá da hélice que já tava quebrada antes e depois de 3 horas procurando na grama nao achei mais :cry:

a questão é: aonde achar uma hélice para reposição? alguém tem alguma idéia? será que seria fácil achar outra pra ele, ou adaptar alguma?

por favor, imploro por dicas heheheh

abraço a todos[/quote:56f6948751]

Eu achei o mercado livre, o tamanho original dela é 7.5 x 4, faça uma busca lá por Hélice Retrátil Folding 7.5 X 4, certifique-se com o vendedor se cabe no eixo do motor. Eu derrubei o meu varias vezes, no último voo deu algumas rajadas de vento que levou bem longe, então fiz um pouso bem forçado a mais de 400 metros quase não via mais ele, por sorte sem danos.
Acerte sempre o cg dele, o meu fica bom quando a bateria encosta na mesa de servos e do rx, fora dali ele fica pesado na frente e cai feio, outra jogue ele sempre contra o vento e com o motor a 100%, é uma dica muito importante, que deixei passar duas vezes e caiu feio, numa delas acertou a porta do meu carro. Os movimentos de aileron devem ser suaves e no máximo metade do curso do stick, coisa que ainda to aprendendo. Agora é fundamental trocar a eletrônica pelo menos motor e esc, já estou no décimo quinto voo com o setup original. Ontem notei a falta que faz um motor brushless contra um vento mais forte. Agora meus pousos são um lastima, tenho muito que aprender.[/quote:56f6948751]

Hahahha só agora que vi a resposta

é, vou comprar essa 7.5x4 mesmo

é, tb achei o CG dele o mesmo, até troquei o velcro da bateria pra deixar encontado na mesa dos servos. Meus 3 vôos foram tristes

no primeiro fui correndo pro parque, pq tinha recebido ele de volta no sábado e terminei de montar ele quase as 6 da tarde.. dai já tava escurecendo e mal vi o CG
ao jogar ele já foi de nariz no chão, dai quebrou a hélice e o canopy no meio... o problema foi achar a hélice, no escuro, no parque... até um cara com um caminhão veio ajudar, colocando ele na grama e acendendo a luz, hahahahah
dai achamos.

No outro dia, voltamos ao parque

vento fortinho, 15km/h mas a ansiedade era tanto que foi assim mesmo

dai com o CG melhor, voou, subiu quase na vertical contra o vento, dai o medo de fazer besteira foi maior e fui cortando o motor pra tentar algo perto de um pouso
caiu razoalvemente tranquilo, sem maiores danos.

Voltei mais tarde pra ver se o vento tava mais calmo e aparentemente estava.
Jogamos e resultado? Mais uma queda de nariz e dessa vez foi impossível achar a maldita hélice quebrada...

O jeito é aprender, preferencialmente sem vento, e esperar uma nova hélice chegar

vamos tentando, hehehe[/quote:56f6948751]


Amigo....Quando vc montar a asa e procurar o CG ele deve ficar quase 100 por cento reto, o que é quase impossível, ele vai ficar levemente pendendo para a frente, eu disse levemente, é o melhor CG que se pode achar, pois quando o motor é acionado ele faz a força erguer o nariz do avião....então quando for lançar ele deixe o profundor bem alinhado (reto), ou levemente inclinado para cima (mais fácil para decolar), acelere um pouco mais que 50 %, assim que lançar acione o profundor levemente para ele subir (com calma) e acelere... nas curvas, para facilitar e não cair, quando acionar os ailerons para virar, acione levemente o leme no sentido contrário que ele faz as curvas mais tranquilo... depois que vc estiver treinado ai vc radicaliza...O pouso é preciso treino...mais não é bicho de 7 cabeças, o problema é que vc tem que controlar a adrenalina, kkkk, a maioria dos aeromodelistas derrubam o avião por causa dela..kkkkk... ( O CG tem que ser encontrado com todos os equipamentos no avião (bateria, esc, motor, etc....) movimentando a bateria é que vc acha ele....Para ele não cair de bico como está ocorrendo, olhe o leme e ailerons que devem estar bem alinhados (regulagem no rádio)...Fui :lol: :roll: ALIAS...[b:56f6948751]essa hélice retrátil que vem nele não presta[/b:56f6948751], uma hélice retrátil boa vai custar uns 30 reais, quando está ventando ela não tem força para encarar o vento, por isso vc (s) perde (em) o "bichinho" ---Retrátil boa é aqui (http://www.importahobby.com), no mercadolivre não encontrei....não uso esse tipo de hélice.
Talibaba
membro
Mensagens: 46
Registrado em: Dom Jul 29, 2012 1:13 pm
Localização: Loanda, Pr
Contato:

Mensagem por Talibaba »

Amigos voar com vento forte é "prejuízo no Borsa", é arriscado e até os experts acabam se fu...zilando....domingo estavamos no aeroporto e um amigo meu derrubou um jato a querosene, outro quebrou a helice de um tucano e outro derrubou um pastinha a gasolina, todos na hora do pouso devido muito vento, como já sou bagre ensaboado nem levantei os meus.....deixo para vocês um video de um voo que fiz no Porto Maringá com muito vento.... não foi facil controlar ( a camera estava na lateral da asa)... pousei no mato porque a estrada é estreita com cercas de arames e na ventania já sabe né....mesmo assim o pouso foi filé...EVITEM MUITO VENTO....um ventinho moderado é bom....kkkkkk ---Olhe a hora do pouso tive que retomar a aceleração do motor porque o "vento pegou o bicho pra ele", mais eu tomei de volta e ganhei...kkkk

[yt]xmjQ-ofRjIA[/yt]
Avatar do usuário
carlitovargas
membro
Mensagens: 396
Registrado em: Dom Dez 25, 2011 4:23 pm
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem por carlitovargas »

[quote:756a2a42fc="Talibaba"]Amigos voar com vento forte é "prejuízo no Borsa", é arriscado e até os experts acabam se fu...zilando....domingo estavamos no aeroporto e um amigo meu derrubou um jato a querosene, outro quebrou a helice de um tucano e outro derrubou um pastinha a gasolina, todos na hora do pouso devido muito vento, como já sou bagre ensaboado nem levantei os meus.....deixo para vocês um video de um voo que fiz no Porto Maringá com muito vento.... não foi facil controlar ( a camera estava na lateral da asa)... pousei no mato porque a estrada é estreita com cercas de arames e na ventania já sabe né....mesmo assim o pouso foi filé...EVITEM MUITO VENTO....um ventinho moderado é bom....kkkkkk ---Olhe a hora do pouso tive que retomar a aceleração do motor porque o "vento pegou o bicho pra ele", mais eu tomei de volta e ganhei...kkkk

[yt]xmjQ-ofRjIA[/yt][/quote:756a2a42fc]

Bagre ensaboado kkkk, no último voo também notei ele estranho, estava num campo aberto de uns 6 hectares e deus umas rajadas, consegui trazer ele duas vezes, na terceira o vento levou e foi lonnnge, uns 400 500 metros, perdi a referência e para não ir mais longe cortei o motor e foi planando e perdendo velocidade e caiu na grama, sem gravidade, acho que um ventinho moderado contínuo e sem rajadas é filé.
robertoerc
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Sex Set 07, 2012 4:17 pm
Localização: Curitiba

Mensagem por robertoerc »

[quote:23ba44eff6="Talibaba"][quote:23ba44eff6="robertoerc"][quote:23ba44eff6="carlitovargas"][quote:23ba44eff6="robertoerc"]opa! chegou sim carlitos

mas olha só, ontem fui fazer o terceiro voo de estreia (segundo que os dois anteriores falharam) e por um provável problema de CG nem consegui voar e já cai de nariz no lançamento... :?

o problema maior é que perdi uma pá da hélice que já tava quebrada antes e depois de 3 horas procurando na grama nao achei mais :cry:

a questão é: aonde achar uma hélice para reposição? alguém tem alguma idéia? será que seria fácil achar outra pra ele, ou adaptar alguma?

por favor, imploro por dicas heheheh

abraço a todos[/quote:23ba44eff6]

Eu achei o mercado livre, o tamanho original dela é 7.5 x 4, faça uma busca lá por Hélice Retrátil Folding 7.5 X 4, certifique-se com o vendedor se cabe no eixo do motor. Eu derrubei o meu varias vezes, no último voo deu algumas rajadas de vento que levou bem longe, então fiz um pouso bem forçado a mais de 400 metros quase não via mais ele, por sorte sem danos.
Acerte sempre o cg dele, o meu fica bom quando a bateria encosta na mesa de servos e do rx, fora dali ele fica pesado na frente e cai feio, outra jogue ele sempre contra o vento e com o motor a 100%, é uma dica muito importante, que deixei passar duas vezes e caiu feio, numa delas acertou a porta do meu carro. Os movimentos de aileron devem ser suaves e no máximo metade do curso do stick, coisa que ainda to aprendendo. Agora é fundamental trocar a eletrônica pelo menos motor e esc, já estou no décimo quinto voo com o setup original. Ontem notei a falta que faz um motor brushless contra um vento mais forte. Agora meus pousos são um lastima, tenho muito que aprender.[/quote:23ba44eff6]

Hahahha só agora que vi a resposta

é, vou comprar essa 7.5x4 mesmo

é, tb achei o CG dele o mesmo, até troquei o velcro da bateria pra deixar encontado na mesa dos servos. Meus 3 vôos foram tristes

no primeiro fui correndo pro parque, pq tinha recebido ele de volta no sábado e terminei de montar ele quase as 6 da tarde.. dai já tava escurecendo e mal vi o CG
ao jogar ele já foi de nariz no chão, dai quebrou a hélice e o canopy no meio... o problema foi achar a hélice, no escuro, no parque... até um cara com um caminhão veio ajudar, colocando ele na grama e acendendo a luz, hahahahah
dai achamos.

No outro dia, voltamos ao parque

vento fortinho, 15km/h mas a ansiedade era tanto que foi assim mesmo

dai com o CG melhor, voou, subiu quase na vertical contra o vento, dai o medo de fazer besteira foi maior e fui cortando o motor pra tentar algo perto de um pouso
caiu razoalvemente tranquilo, sem maiores danos.

Voltei mais tarde pra ver se o vento tava mais calmo e aparentemente estava.
Jogamos e resultado? Mais uma queda de nariz e dessa vez foi impossível achar a maldita hélice quebrada...

O jeito é aprender, preferencialmente sem vento, e esperar uma nova hélice chegar

vamos tentando, hehehe[/quote:23ba44eff6]


Amigo....Quando vc montar a asa e procurar o CG ele deve ficar quase 100 por cento reto, o que é quase impossível, ele vai ficar levemente pendendo para a frente, eu disse levemente, é o melhor CG que se pode achar, pois quando o motor é acionado ele faz a força erguer o nariz do avião....então quando for lançar ele deixe o profundor bem alinhado (reto), ou levemente inclinado para cima (mais fácil para decolar), acelere um pouco mais que 50 %, assim que lançar acione o profundor levemente para ele subir (com calma) e acelere... nas curvas, para facilitar e não cair, quando acionar os ailerons para virar, acione levemente o leme no sentido contrário que ele faz as curvas mais tranquilo... depois que vc estiver treinado ai vc radicaliza...O pouso é preciso treino...mais não é bicho de 7 cabeças, o problema é que vc tem que controlar a adrenalina, kkkk, a maioria dos aeromodelistas derrubam o avião por causa dela..kkkkk... ( O CG tem que ser encontrado com todos os equipamentos no avião (bateria, esc, motor, etc....) movimentando a bateria é que vc acha ele....Para ele não cair de bico como está ocorrendo, olhe o leme e ailerons que devem estar bem alinhados (regulagem no rádio)...Fui :lol: :roll: ALIAS...[b:23ba44eff6]essa hélice retrátil que vem nele não presta[/b:23ba44eff6], uma hélice retrátil boa vai custar uns 30 reais, quando está ventando ela não tem força para encarar o vento, por isso vc (s) perde (em) o "bichinho" ---Retrátil boa é aqui (http://www.importahobby.com), no mercadolivre não encontrei....não uso esse tipo de hélice.[/quote:23ba44eff6]

Obrigado pelas preciosas dicas

ontem comprei uma hélice retrátil e espero que chegue até fim de semana.. paguei mais caro de frete do que na hélice propriamente dita hahahahaha

e tomara que fim de semana o vento ajude também...

o que vcs fizeram com o fio "antena" dele? deixaram saindo lá atrás mesmo?
Avatar do usuário
carlitovargas
membro
Mensagens: 396
Registrado em: Dom Dez 25, 2011 4:23 pm
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem por carlitovargas »

O Roberto, enquanto estiver voando com o rádio e receptor original fm, aquele fio tem que ficar lá, para fora, quando ele voa fica esticadinho e a se cortar ou dobrar dentro da fuselagem vai perder o link do rádio com o rx.
robertoerc
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Sex Set 07, 2012 4:17 pm
Localização: Curitiba

Mensagem por robertoerc »

Pois é carlitos, acontece que com aquela confusão do meu controle não funcionar e etc, tirei ele do lugar que ele ficava e tava voando com ele preso no elastico da asa... Vou ter que pegar um araminho pra puxar aquele fio de volta

E outra, queria entender sobre as baterias. Será que não teria como mudar a nossa NiMH por uma Li-Po?
Avatar do usuário
carlitovargas
membro
Mensagens: 396
Registrado em: Dom Dez 25, 2011 4:23 pm
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem por carlitovargas »

[quote:5cd8bc97be="robertoerc"]Pois é carlitos, acontece que com aquela confusão do meu controle não funcionar e etc, tirei ele do lugar que ele ficava e tava voando com ele preso no elastico da asa... Vou ter que pegar um araminho pra puxar aquele fio de volta

E outra, queria entender sobre as baterias. Será que não teria como mudar a nossa NiMH por uma Li-Po?[/quote:5cd8bc97be]

Tem sim um 3s 2200 mah, mas daí já vale a pena trocar junto o motor e esc. Vai precisar de um esc de 30 amperes, um motor brushless 2822. O nosso motor é escovado , te digo para aprender e dar porrada o original vai, só vou trocar depois que estiver bom no dedo.
Talibaba
membro
Mensagens: 46
Registrado em: Dom Jul 29, 2012 1:13 pm
Localização: Loanda, Pr
Contato:

Mensagem por Talibaba »

[quote:ffa33274ca="robertoerc"]Pois é carlitos, acontece que com aquela confusão do meu controle não funcionar e etc, tirei ele do lugar que ele ficava e tava voando com ele preso no elastico da asa... Vou ter que pegar um araminho pra puxar aquele fio de volta

E outra, queria entender sobre as baterias. Será que não teria como mudar a nossa NiMH por uma Li-Po?[/quote:ffa33274ca]

Vc tem que mudar o motor para um 2822 power, por uma hélice retrátil maior ou adaptar um trem de pouso e usar HELICE GWS 9X5 (essa tem força) e não perde pra esses ventinhos
Talibaba
membro
Mensagens: 46
Registrado em: Dom Jul 29, 2012 1:13 pm
Localização: Loanda, Pr
Contato:

Mensagem por Talibaba »

[quote:ba5278444e="Talibaba"][quote:ba5278444e="robertoerc"]Pois é carlitos, acontece que com aquela confusão do meu controle não funcionar e etc, tirei ele do lugar que ele ficava e tava voando com ele preso no elastico da asa... Vou ter que pegar um araminho pra puxar aquele fio de volta

E outra, queria entender sobre as baterias. Será que não teria como mudar a nossa NiMH por uma Li-Po?[/quote:ba5278444e]

Vc tem que mudar o motor para um 2822 power, por uma hélice retrátil maior ou adaptar um trem de pouso e usar HELICE GWS 9X5 (essa tem força) e não perde pra esses ventinhos[/quote:ba5278444e]

Pessoal não sei como está o clima ai na terra de vc´s... aqui tá frio e uma ventania danada já tem uma semana... então hoje deixei o PHOENIXs quietinho e fui fazer um teste com uma zag de 1.30 m que eu mesmo fiz....como a ventania tava horrível dei somente uma voltinha e desci...kkkkk
[yt]p-jH8hLiOf4[/yt]
Avatar do usuário
carlitovargas
membro
Mensagens: 396
Registrado em: Dom Dez 25, 2011 4:23 pm
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem por carlitovargas »

Aqui na serra gaúcha tá complicado, ontem estava bom mas estava cheio de trabalho, hoje pra variar o vento resolveu sepultar minha expectativas.

Logo que comprei o modelo numa das quedas bobas de iniciante que ainda sou quebrei o Canopi dele, como está ventado muito por aqui resolvi recriar a peça com garrafa pet a partir de um molde de gesso, a noite posto algumas fotos do molde e da peça pronta pronta.
Responder