Página 13 de 25

Enviado: Sáb Ago 27, 2005 11:34 pm
por Leovaldo-Bragança
ok Alex..... vou testar e ver como fica! Mto Obrigado!

Um abraço,

Enviado: Dom Set 11, 2005 9:02 pm
por Leovaldo-Bragança
Pessoal,

Após queimar o meu GWS 350 usando Li-po 3s, desisti de utilizá-las no 400br. Resolvi então usar uma bateria de 8,4v Ni-MH de 1600 mah. Usei uma hélice EP 5043...

Realizei os dois primeiros vôos sem problema algum... Vôou muito bem em um modelo treinador de 1,20 de envergadura pesando 600 gramas.

Porém, no terceiro vôo, o modelo corria sem forças para levantar vôo. Tudo estava ok. Bateria carregada e com voltagem checada ( 9,46 volts - Acredito estar OK para uma NIMH de 7 células ). Sentido da decolagem contra o vento. Trem de pouso ok com todas as rodas girando livremente. Tentei várias vezes mas o danado não vôo.

Desprezando a lógica, pois eu já tinha checado a bateria, resolvi fazer um ciclo nela..... descarreguei-a totalmente e carreguei-a com uma corrente de 0,8 Amps. Descarregou, e carregou a capacidade adequada para a bateria. Chequei voltagem e tudo ok.... Botei no avião e mandei ele pra pista..... O problema continuou e não consegui tirar o modelo do chão.

Após ter muito observado as características da bateria e tb considerando que é semi-nova... com mto pouco uso..... Será que o problema é do motor?

Isso já aconteceu com alguém????

Desde já agradeço pela ajuda...

Um abraço,

Enviado: Dom Set 11, 2005 10:14 pm
por alexcmag
Hélice 5x4,3 é meio pesada para este motor, pode ser que tenha gastado as escovas antes da hora, mas acho meio difícil, este motor tem umas escovas bem grandinhas, e já abusei um bocado dos meus sem problemas.

Veja se ele está girando livremente, se a hélice está balanceada e alinhada (sem que uma pá fique girando mais à frente do que a outra), e se o trim do acelerador no TX está no centro.

Enviado: Dom Set 11, 2005 10:24 pm
por Leovaldo-Bragança
Sim Alex... já verifiquei o alinhamento da hélice.... verifiquei se o adaptador da hélice não está tocando a base do eixo do motor e também verifiquei o trim.. mas tudo está normal.... será um defeito de fabricação do motor?


Obrigado,

Enviado: Dom Set 11, 2005 10:27 pm
por alexcmag
[quote:902abd3188="Leovaldo-Bragança"]Sim Alex... já verifiquei o alinhamento da hélice.... verifiquei se o adaptador da hélice não está tocando a base do eixo do motor e também verifiquei o trim.. mas tudo está normal.... será um defeito de fabricação do motor?


Obrigado,[/quote:902abd3188]

Estranho... Amacie o motor deixando ele girar dentro da água alimentado por uma pilha média até esgotar e veja se ele melhora...

Recomeçando depois de 35 anos parado

Enviado: Sáb Set 17, 2005 12:45 am
por Pedro Guilherme
Ola pessoal. Depois de muito tempo inativo volto ao eromodelismo. E resolvi ir direto no elétrico. Comprei um radio futaba conqust Am frequencia 72 com um receptor MCR-4A com speed. O que eu quero saber é qual bateria usar com esse motor 400 da action motors e esse speed.

Re: Recomeçando depois de 35 anos parado

Enviado: Sáb Set 17, 2005 8:36 am
por alexcmag
[quote:d0f83c3a44="Pedro Guilherme"]Ola pessoal. Depois de muito tempo inativo volto ao eromodelismo. E resolvi ir direto no elétrico. Comprei um radio futaba conqust Am frequencia 72 com um receptor MCR-4A com speed. O que eu quero saber é qual bateria usar com esse motor 400 da action motors e esse speed.[/quote:d0f83c3a44]

Pode ser uma LiIon ou LiPo 2S (7,2-7,4V) 1300mAh ou uma NiMh 8,4V 750mAh.

Pela especificação este receptor aguenta muita corrente, mas pouca tensão, http://www.futaba-rc.com/manuals/4nbl-manual.pdf

Motor 400

Enviado: Sáb Set 17, 2005 2:07 pm
por Pedro Guilherme
Obrigado pela resposta. É sempre saber que podemos contar com ajuda dos colegas. Parabéns pelo trabalho de voces, é preciso dedicação e tempo para poder se dedicar a ensinar e ajudar os colegas nos problemas. Elogiável esse site, alias um dos melhores que encontrei nas minhas andanças pela internet pesquisando sobre aeromodelismo. Que Deus os ilumine nesse trabalho. Bom e agora vamos ao trabalho.....rs... gostaria de saber se esse motor serviria numa Zagi. E se servir qual tipo de hélice seria a mais indicada. Obrigado.

Re: Motor 400

Enviado: Sáb Set 17, 2005 4:18 pm
por Cassiusfxg
[quote:d50c2c7c0d="Pedro Guilherme"]Obrigado pela resposta. É sempre saber que podemos contar com ajuda dos colegas. Parabéns pelo trabalho de voces, é preciso dedicação e tempo para poder se dedicar a ensinar e ajudar os colegas nos problemas. Elogiável esse site, alias um dos melhores que encontrei nas minhas andanças pela internet pesquisando sobre aeromodelismo. Que Deus os ilumine nesse trabalho. Bom e agora vamos ao trabalho.....rs... gostaria de saber se esse motor serviria numa Zagi. E se servir qual tipo de hélice seria a mais indicada. Obrigado.[/quote:d50c2c7c0d]

Serve.Use uma hélice 5x3.

Enviado: Dom Set 18, 2005 8:51 pm
por Leovaldo-Bragança
Pessoal,

Meu 400BR ressurgiu das cinzas... hehe... vejam a história

[quote:ec71afa23a]Pessoal,

Após queimar o meu GWS 350 usando Li-po 3s, desisti de utilizá-las no 400br. Resolvi então usar uma bateria de 8,4v Ni-MH de 1600 mah. Usei uma hélice EP 5043...

Realizei os dois primeiros vôos sem problema algum... Vôou muito bem em um modelo treinador de 1,20 de envergadura pesando 600 gramas.

Porém, no terceiro vôo, o modelo corria sem forças para levantar vôo. Tudo estava ok. Bateria carregada e com voltagem checada ( 9,46 volts - Acredito estar OK para uma NIMH de 7 células ). Sentido da decolagem contra o vento. Trem de pouso ok com todas as rodas girando livremente. Tentei várias vezes mas o danado não vôo.

Desprezando a lógica, pois eu já tinha checado a bateria, resolvi fazer um ciclo nela..... descarreguei-a totalmente e carreguei-a com uma corrente de 0,8 Amps. Descarregou, e carregou a capacidade adequada para a bateria. Chequei voltagem e tudo ok.... Botei no avião e mandei ele pra pista..... O problema continuou e não consegui tirar o modelo do chão.

Após ter muito observado as características da bateria e tb considerando que é semi-nova... com mto pouco uso..... Será que o problema é do motor?

Isso já aconteceu com alguém????

Desde já agradeço pela ajuda...

Um abraço,[/quote:ec71afa23a]

Alex recomendou

[quote:ec71afa23a]Estranho... Amacie o motor deixando ele girar dentro da água alimentado por uma pilha média até esgotar e veja se ele melhora...[/quote:ec71afa23a]

Fiz o seguinte,

Ao invés de colocá-lo para rodar dentro da água, mudei o fluído e coloquei o motor para rodar dentro de fluído de freio para carros, usando uma bateria de NICd antiga que tenho aki.

Ficou muito bom!!!

Valew pela ajuda Alex!

Um abraço,