Adaptação de motor elétrico em uma bicicleta - Fotos
- alexcmag
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O projeto está comigo provisoriamente, mas como a DAC tem uma técnica toda especial em completar os finais de semana com atividades em todos os horários (e eu fico torcendo para a segunda-feira chegar logo, assim consigo pelo menos descansar na hora do almoço). Como o próximo não tem nada planejado devo seguir as próximas fases.
Basicamente a bicicleta ganhou um acelerador no guidão e uma caixa de controle semelhante a um servo-tester, mas com um programa personalizado e sensor de corrente.
Basicamente, ao acelerar esta caixa detecta a posição do acelerador e aumenta a aceleração, mas mantém o consumo abaixo do limite do sistema de forma que não é preciso tomar cuidado com a corrente de partida, ou com subidas, etc., basta acelerar.
Outro "plus" é cruise control, que permite manter a posição do acelerador sem as mãos no guidão, e pode ser desativado ao apertar o botão de novo, ou ao acionar um dos freios.
Basicamente a bicicleta ganhou um acelerador no guidão e uma caixa de controle semelhante a um servo-tester, mas com um programa personalizado e sensor de corrente.
Basicamente, ao acelerar esta caixa detecta a posição do acelerador e aumenta a aceleração, mas mantém o consumo abaixo do limite do sistema de forma que não é preciso tomar cuidado com a corrente de partida, ou com subidas, etc., basta acelerar.
Outro "plus" é cruise control, que permite manter a posição do acelerador sem as mãos no guidão, e pode ser desativado ao apertar o botão de novo, ou ao acionar um dos freios.
- Rafael Mariano da Silva
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- alexcmag
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Na verdade existe uma categoria de bicicletas motorizadas (mobiletes ou bicicletas com motor acoplado) que têm regras próprias.
Nestes é preciso apenas ser maior de 18 anos e obter uma permissão para condução junto ao detran, ou ter uma CNH de qualquer categoria.
Mas... o motor não pode ser maior que 50cc e precisa ser uma bicicleta, ou seja, funcionar pedalando.
De qualquer jeito, menor de idade está restrito a bicicletas normais, patinetes, monociclos e coisas do tipo.
Nestes é preciso apenas ser maior de 18 anos e obter uma permissão para condução junto ao detran, ou ter uma CNH de qualquer categoria.
Mas... o motor não pode ser maior que 50cc e precisa ser uma bicicleta, ou seja, funcionar pedalando.
De qualquer jeito, menor de idade está restrito a bicicletas normais, patinetes, monociclos e coisas do tipo.
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Alex, como mencionei acima existe uma resolução específica para bicicletas elétricas, a resolução 315/2009 do Contran...
Nela especifica o limite de 4Kw, dotados OU NÃO de pedais acionados pelo condutor, além de ter como obrigatório:
1-Espelhos retrovisores, de ambos os lados;
2-Farol dianteiro, de cor branca ou amarela;
3-Lanterna, de cor vermelha, na parte traseira;
4-Velocímetro;
5-Buzina;
6-Pneus que ofereçam condições mínimas de segurança.
Sobre a carteira de motorista, é necessário carteira do tipo A (Moto) ou autorização para ciclomotores (que é o mesmo preço da carteira tipo A, não vale a pena).
Lembrando também que é questão de tempo até precisar ter placa, pagar licenciamento e seguro obrigatório...
Nela especifica o limite de 4Kw, dotados OU NÃO de pedais acionados pelo condutor, além de ter como obrigatório:
1-Espelhos retrovisores, de ambos os lados;
2-Farol dianteiro, de cor branca ou amarela;
3-Lanterna, de cor vermelha, na parte traseira;
4-Velocímetro;
5-Buzina;
6-Pneus que ofereçam condições mínimas de segurança.
Sobre a carteira de motorista, é necessário carteira do tipo A (Moto) ou autorização para ciclomotores (que é o mesmo preço da carteira tipo A, não vale a pena).
Lembrando também que é questão de tempo até precisar ter placa, pagar licenciamento e seguro obrigatório...
- Evoo
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Tenho acompanhado o tópico com interesse.
Tenho umas idéias semelhantes de eletrificar veículos, não exatamente uma bicicleta, mas algo semelhante.
Porém me preocupa a bateria de gel como fonte de energia. Andei procurando uns gráficos de descarga e o que se encontra não é muito animador.
Pelos dados de fábrica a maioria das baterias de gel disponíveis a preços acessíveis possui fator de capacidade de 7Ah/20h, ou seja, são 7 ampéres por hora se você utilizar uma descarga de 0,05C (350mA). Se a descarga for de 1C a capacidade cai para pouco mais de 4Ah, ou seja, duração de 35 a 40 minutos até a tensão ideal de corte.
Usando cerca de 1000W a 24V vai consumir uns 40A, no caso de 2S2P, quase 3C de consumo. Pelo que entendi do gráfico, uns 7 minutos antes da tensão cair abaixo de 9V. Considerando isso e mais a redução que certamente sofrerá a vida útil da bateria, vale a pena usar bateria de chumbo?
Tenho umas idéias semelhantes de eletrificar veículos, não exatamente uma bicicleta, mas algo semelhante.
Porém me preocupa a bateria de gel como fonte de energia. Andei procurando uns gráficos de descarga e o que se encontra não é muito animador.
Pelos dados de fábrica a maioria das baterias de gel disponíveis a preços acessíveis possui fator de capacidade de 7Ah/20h, ou seja, são 7 ampéres por hora se você utilizar uma descarga de 0,05C (350mA). Se a descarga for de 1C a capacidade cai para pouco mais de 4Ah, ou seja, duração de 35 a 40 minutos até a tensão ideal de corte.
Usando cerca de 1000W a 24V vai consumir uns 40A, no caso de 2S2P, quase 3C de consumo. Pelo que entendi do gráfico, uns 7 minutos antes da tensão cair abaixo de 9V. Considerando isso e mais a redução que certamente sofrerá a vida útil da bateria, vale a pena usar bateria de chumbo?
- Anexos
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- Gráfico da fabricante de baterias nacional Ajax
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- -=|Novelli|=-
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