Duvida quanto a Aileron

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
diegog174
membro
Mensagens: 51
Registrado em: Sáb Fev 04, 2012 1:45 pm
Localização: Atibaia, São Paulo

Mensagem por diegog174 »

Okey amigo, obrigado.
Vou conversar com meu tio então, ele teve varios aeromodelos já. Então entende bem hehe
Porem eram todos a combustão.
Se não for abusar, aonde esta esses manuais ?
Okey alissongc2000
Avatar do usuário
Gyovane
membro
Mensagens: 689
Registrado em: Qua Fev 23, 2011 2:10 pm
Localização: Governador Valadares, Minas Gerais
Contato:

Mensagem por Gyovane »

[quote:e444f15477="diegog174"]Okey amigo, obrigado.
Vou conversar com meu tio então, ele teve varios aeromodelos já. Então entende bem hehe
Porem eram todos a combustão.
Se não for abusar, aonde esta esses manuais ?
Okey alissongc2000[/quote:e444f15477]

http://automodelismoms.blogspot.com/2010/03/manual-do-carregador-e-balanceador-imax.html
O maior medo de um aeromodelista é morrer e sua esposa vender seus aeros pelo preço que ele jurou que pagou.
diegog174
membro
Mensagens: 51
Registrado em: Sáb Fev 04, 2012 1:45 pm
Localização: Atibaia, São Paulo

Mensagem por diegog174 »

Obrigado pela ajuda hein amigo !

Qualquer coisa volto aqui !
Obrigado Gygio e Alisson e Sales
Avatar do usuário
Gyovane
membro
Mensagens: 689
Registrado em: Qua Fev 23, 2011 2:10 pm
Localização: Governador Valadares, Minas Gerais
Contato:

Mensagem por Gyovane »

[quote:a82beb4ed9="diegog174"]Obrigado pela ajuda hein amigo !

Qualquer coisa volto aqui !
Obrigado Gygio e Alisson e Sales[/quote:a82beb4ed9]

Pra te ajudar, mais um link do manual do carregador.

"http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uploads/ACC-P(3).zip"

Copie sem as aspas e cole no seu browser que ele já vai fazer o download.

Abs,

Gyovane
O maior medo de um aeromodelista é morrer e sua esposa vender seus aeros pelo preço que ele jurou que pagou.
diegog174
membro
Mensagens: 51
Registrado em: Sáb Fev 04, 2012 1:45 pm
Localização: Atibaia, São Paulo

Mensagem por diegog174 »

No caso Gygio o caro no anuncio fala o seguinte:
"Além disso, essa bateria permite carga a 8C, ou seja, se você possui carregador adequado a essa corrente de carga, sua bateria será carregada em aproximadamente
15 minutos."

Este carregador consegue carregar até 7C, correto ? Porem não é muito legal fazer isso né?
E quanto a bateria com tensão baixa, como vou saber?
Obrigado !
diegog174
membro
Mensagens: 51
Registrado em: Sáb Fev 04, 2012 1:45 pm
Localização: Atibaia, São Paulo

Mensagem por diegog174 »

Amigos gostaria de saber um coisa, começando com o avião SEA BB. Posso depois que pegar uma boa experiencia, passar para um modelo a combustão sem muita dificuldade ?
Ou muda tudo ?
Obrigado
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Cuidado, não confunda Celulas (S) com a taxa de carga/descarga das baterias C.

Normalmente as baterias Lipos comuns permitem cargas até 2C, porém as Nanotech permitem cargas muito mais rapidas .. entre 5C e 8C .. porém mesmo para estas baterias não é aconselhavel tal abuso, pois pode comprometer a bateria. procure sempre dar cargas de no máximo 2C ....
Para carregar a bateria é assim... se a bateria for de 2200mha é a mesma coisa dizer que ela é 2.2 Ah (como se fossem gramas e kilos entendeu)... se vc for dar uma carga a 1C vc ira colocar no seu carregador que é para ele carregar a bateria com a amperagem de 2.2A, se for dar uma carga de 1.5C vc irá informar no seu arregador uma taxa de carga de 3.3A se for 2C irá informar 4.4A e 5C seria 11A entendeu ?

O problema no caso, é que este carregador (accucel) tem as seguintes limitações
Max Charge (A): 6A, Max Discharge (A): 1A...

Ou seja, vc conseguiria dar uma carga de no máximo 2,71C nesta bateria ai de 2200mha, porém se fosse em uma bateria de 350mha, vc até conseguiria (teoricamente pq ninguem vai fazer isto) dar uma carga de 17C nela usando o mesmo caregador.(faça a conta 0.35Ah x 17C = 5,95A)

Até existem carregadores que conseguem cargas com mais amperagem, mas é besteira pensar me carregar a bateria super rapido, etc, etc... é melhor vc pensar em ter 2 ou 3 baterias que vc brinca o dia todo dando cargas nelas a 2C sem estragar elas.. mesmo pq a eletronica do seu aero (bateria inclusive) sofre aquecimento, etc.. vc tem que dar uma paradinha entre uma bateria e outra de uns 5 a 10 minutos para esperar dar uma esfriada, etc... bate um papo com os amigos, fica vendo outro cara voar.. ai vai voar denovo, faz algum ajuste, etc..

Note agora que o S da bateria é referente as celulas, quanto mais celulas, mais voltagem a bateria passa para o sistema, 1S = 4.2V, 2S = 8.4V, 3S 12.6V, etc... porém os sistemas mais simples estão preparados para utilizar até 3S (12.6V) mais que isso já tem que usar BEC no ESC, o motor tem que suportar, etc....

Além disto dependendo da voltagem pode-se ter que mudar a helice do modelo, etc.. isto ai vc vai aprendendo com o tempo lendo os topicos aqui no site....

Faz o seguinte compra esta bateria ai, um motor 2822 um ESC de 20A ou 25A helices 9x5HD ou 8x6SF pois este conjunto de eletronica já foi muito testado ai no site e funciona bem com uma bateria 3S e dá um bom desempenho. Ai se vc quiser algo diferente vc vai vendo se coloca uma bateria 2S com uma helice maior, ou peso de aero menor, ou isto ou aquilo...

Cuidado para não confundir na hora de comprar a helice, 9x5SF é totalmente diferente da 9x5HD, sendo que a 9x5SF poderá queimar o motor devido ela exigir um esforço maior do motor.... se vc tiver que mudar alguma coisa na helice mude para menor no mesmo tipo de helice... exemplo para SF 8x6, 7x6, 8x5, 7x5.. mas procure uma destas duas ai que citei acima que vc verá que a coisa é boa, eu, particularmente prefiro a 8x6SF (já voei muito com a 9x5HD aqui tenho umas 10 ou mais aqui estocadas rsrs e mudei para a 8x6SF)

Não esqueça de comprar o prop-saver para fixar a helice no motor, pois é a melhor maneira de não quebrar helices... para vc ter ideia, com esta helice 8x6 que citei ai, já cai com o modelo de bico no chão e não quebrou a helice devido ao propsaver...
diegog174
membro
Mensagens: 51
Registrado em: Sáb Fev 04, 2012 1:45 pm
Localização: Atibaia, São Paulo

Mensagem por diegog174 »

Obrigado pela explicação amigo ! Agora entendi, quando chegar minha bateria, ela por ser nova vou fazer uma carga a 0,5C correto ?
E depois vou fazer cargas a 0,7C que para uma bateria de 2200mAh seria 1,54A. Correto ? Perguntei ao vendedor de quem estou comprando qual a hélice, se é a HD.
No caso, a experiencia com um modelo eletrico e um modelo a combustão, é muito diferente ?
Ou eu consigo passar de um SEA BB para um modelo a combustão ?
Obrigado !
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Faca a primeira carga nela a 0,5C e depois pode passar direto a fazer com 1C nesta bateria ai sem medo.. faça todas as cargas a 1C somente quando estiver no campo, ou alguma situação que vc queira carrega-la mais rapidamente, faça a 2C..
No caso das Nanotech pode fazer cagas a 2C sem medo também.. no caso das outras mais comuns, faço a 1.5C sem medo de estragar..

O segredo é quando vc notar que o modelo já não está mais subindo ou dando um rendimento bom é porque a bateria já está meio fraca.. ai vc faz a volta e pousa ele...
Note que, os ESC normalmente cortam o motor quando a carga chega a 9V (para as baterias 3S) e em 6V para as baterias 2S ... Mas é bom vc ir marcando o tempo, que dura para ir se acostumando quando tem que pousar... pois não é bom chegar neste ponto, porque pode ser que alguma celula baixe mais rapidamente que as outras e ai, apesar de marcar 3V a celula pode estar com 2.8 ou 2.5V e isto sim é problema...

Por isto, sempre que acabar de voar meça a bateria com um multimetro no concector de balanceamento para ver quantos Volts ainda restaram em cada celula, se tiver alguma abaixo de 3V faça uma carga balanceando a bateria para ela ir pelo menos acima de 3V...

Estou aqui com uma bateria que estragou devido a isto, voei com ela acelerando tudo até o talo até acabar a bateria... isto causou um desbalanceamento deste tipo ai... deixando a primeira celula com carga de 2.5V o carregador nem carrega quando é assim, que te tapear ele, dizendo que é bateria de Ni-Mh e dar uma carguinha nela até ela ficar com uns 2.8 a 3V ai passa para Lipo e completa a carga... mas o problema é que eu deixei para fazer isto no outro dia... e ai no outro dia eu esqueci e no outro dia quando fui fazer a bateria já havia perdido mais carga ainda ... e ai não consegui mais fazer ela voltar... ela foi baixando a carga até zerar a celula... resultado.. uma 3S com apenas 8.4V .. então ela tem peso de 3S mas funciona apenas como se fosse 2S não tenho modelos que possam voar com esta bateria... vou ter que construir um se quiser aproveitar ela ainda...
diegog174
membro
Mensagens: 51
Registrado em: Sáb Fev 04, 2012 1:45 pm
Localização: Atibaia, São Paulo

Mensagem por diegog174 »

Entendi amigo, estou comprando este ESC http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__6460__Hobbyking_SS_Series_25_30A_ESC.html

O problema é que não sei se esse ESC corta a bateria quando ela chega a 9V.
Voce sabe ?
Responder