Cessna 182 skylane semi-escala 71"

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
lucas_tronick
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Sáb Abr 12, 2008 6:04 pm
Localização: araçatuba/sp

Re: Cessna 182 skylane semi-escala 71"

Mensagem por lucas_tronick »

crique escreveu:Se essa é a primeira construção, as próximas prometem muito. Meus parabéns pelo capricho, está lindo. Vai usar qual set up?


O setup será o seguinte
Motorização: EMax GT2826/04
Hélices: 11X5.5 ou 12X6 com 3s ou 10x6 com 4s
ESC: Redbrick 50Amp
Radio: Radio Hobbyking Hk6s 2.4ghz
servos: 4 Middle servo 16g/ 3,0kg/ 0,12sec (Power HD-1160A)
Bateria: 3s ou 4s dependendo do peso final
Note que é um setup um tanto humilde,e muito acharão até fraco para o modelo,mas sabemos que não necesitamos de empuxo 1/1 para voar,não voamos helicópteros tampouco faremos tork roll :lol: a ideia é ter um voo escala assim como o avião real.
Qualquer duvida critica ou sugestão sera muito bem vinda,uma ótima tarde!
Etxe Berri
membro
Mensagens: 47
Registrado em: Seg Out 05, 2015 5:43 pm
Localização: Pres. Prudente-SP

Re: Cessna 182 skylane semi-escala 71"

Mensagem por Etxe Berri »

Também não conhecia o sistema RSD.
Sua construção está bem legal, mais uma vez alguém nos mostrou que um aero não precisa ser de balsa para ser escala.
"O caminho perfeito é difícil somente para aqueles que escolhem."
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Cessna 182 skylane semi-escala 71"

Mensagem por LaercioLMB »

Ótimo motor com bateria 3S de no mínimo 2200 mA e hélice GWS 12X6 HD.
Nem pense em usar hélice SF 9 X 4,7 nele, não é o tipo de voo dele e nem recomendada para esse motor.
ESC Turnigy Plush 40A, é um ótimo ESC e barato em relação aos demais.
Aeromodelo de 1400 mm de envergadura e com apenas 1100 g, com motor, hélice e bateria pode chegar tranquilamente nos 1400 g que não te dá problema nenhum, pois está abaixo do peso de todos os modelos dessa categoria.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
lucas_tronick
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Sáb Abr 12, 2008 6:04 pm
Localização: araçatuba/sp

Re: Cessna 182 skylane semi-escala 71"

Mensagem por lucas_tronick »

Olha que legal laerciolmb essa sua informação é muito importante,se olharmos na tabelado próprio fabricante eles indicam justamente uma slowfly
Isso me faz pensar/duvidar da tabela do meu Motor um "Emax GT 2826/04" me faz pensar sobre a capacidade real e escolhas de hélices. Uma vez vi no RCGroups nã lembro onde,onde uma rapaz dizia que esse motor (Emax gt 2826/04) não necessita de 4s para dar bom desepenho bastando usar uma hélice 12X6 que ja é mais que suficiente,se olharmos nessa tabela,éssa hélice não esta nos teste de fabrica.... Me faz pensar o que esse motor realmente aguenta,o que é realmente viável.... :?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Cessna 182 skylane semi-escala 71"

Mensagem por LaercioLMB »

Sim, mas se você soubesse os limites de uma hélice SF, entenderia o que estou falando.
A constante de uma hélice SF é de 65000
Uma hélice de 9 polegadas SF pode girar o máximo de 65000 : 9 = 7222 rpm.
Um motor de 1500 KV com bateria 3S, isso calculando com apenas 11,1V, nem indo para os 12,6V dela totalmente carregada e tendo como base 80% do desempenho do motor.
1500 x 11,1 = 16650 rpm
80% disso.
16650 x 0,8 = 13320 rpm, muito acima do que uma SF de 9 polegadas aceita trabalhar.
Você acredita sempre nas tabelinhas dos fabricantes xing ling?
Eles fazem testes (se realmente fazem) para obter o máximo supostamente para um motor, mas isso não significa que o desempenho seja o real, pois eles querem é vender.
De onde eu tirei essa constante de 65000?
Do site da APC que é fabricante de hélices e sabe perfeitamente os limites de rpm que cada tipo de hélice aceita.
Hélice SF é para baixas rpm e para modelos onde a velocidade é baixa e é necessário somente força.
Não seja mais um que acredita somente nas tabelinhas de empuxo, isso tem prejudicado muita gente e não se dão conta disso.
Se uma APC de qualidade suporta no máximo 7222 rpm, quem dirá uma GWS da vida toda molenga.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
lucas_tronick
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Sáb Abr 12, 2008 6:04 pm
Localização: araçatuba/sp

Re: Cessna 182 skylane semi-escala 71"

Mensagem por lucas_tronick »

Que legal amigo,muito obrigado pela informação nunca acreditei totalmente nessas tabelinhas,mas que engana engana :lol:
Je@n
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Ter Mar 01, 2011 6:28 am
Localização: Mocambique

Re: Cessna 182 skylane semi-escala 71"

Mensagem por Je@n »

Obrigado Laércio e Lucas pela ajuda. Alguem sabe dizer qual é a diferença em rendimento de uma hélice EMP e outra GWS sendo as duas 12×6?
Só para esclarecer que recentemente me tinha registrado como Mocachino mas por algum motivo ele foi desativado. Felizmente achei o antigo nome e senha. Espero não ter problemas com os administradores. Já agora peço desculpa.
Avatar do usuário
jose.bissaco
membro
Mensagens: 861
Registrado em: Sáb Dez 27, 2008 6:03 pm
Localização: SUZANO - SP
Contato:

Re: Cessna 182 skylane semi-escala 71"

Mensagem por jose.bissaco »

Parabéns ficou muito bom, faz tempo que não acompanho nenhuma construção e essa quero ver decolar!
Voar é arte e cair faz parte!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Cessna 182 skylane semi-escala 71"

Mensagem por LaercioLMB »

Je@n escreveu:Obrigado Laércio e Lucas pela ajuda. Alguem sabe dizer qual é a diferença em rendimento de uma hélice EMP e outra GWS sendo as duas 12×6?
Só para esclarecer que recentemente me tinha registrado como Mocachino mas por algum motivo ele foi desativado. Felizmente achei o antigo nome e senha. Espero não ter problemas com os administradores. Já agora peço desculpa.



Eu não sei te informar, pois não tenho nenhuma hélice EMP, se é que é marca de hélice.
A GWS tem desempenho menor que uma APC, devido a GWS ser muito molenga e quando atingem um certo RPM limite dessas hélices, elas tendem a deformar e com isso, o passo muda devido a deformação física da hélice, principalmente se a hélice ultrapassar o limite de rpm por ela suportado.
Hélices mais rígidas tendem a dar mais desempenho, porém exigem mais do motor.
Só para você ter uma ideia, tenho um motor Turnigy TR 3530 1100 com uma hélice GWS 1260 HD, ou seja, uma hélice 12x6 e ele rende muito bem, mas se eu colocar nele uma hélice APC 12x6, ele vai torrar, pois não suporta hélices maiores que 10 polegadas com bateria 3S.
Uso a 12x6 por questão de estética mesmo, já que o nariz do aeromodelo é muito largo e com isso, uma hélice de 10 polegadas ficaria pequena demais para o modelo, ficando desproporcional.
Mas a 12x6 não perde desempenho?
Sim, perde nesse caso, mas o modelo não exige tanto assim nem da hélice e nem do motor, tanto é que eu poderia ter colocado nele em circunstâncias normais, um motor 2215/20 que ele voaria muito bem, mas como eu disse, por questão de estética, usei um motor maior com hélice maior já que o 2215/20 nem sendo GWS, não suportaria uma hélice de 12 polegadas.
Outro fator muito importante é que não temos como afirmar diferenças exatas de desempenho, devido a marcas de baterias, marcas de motores, ESC e tudo isso faz sim muita diferença no desempenho final de uma hélice.
Resumindo, eu usando uma hélice GWS 12x6 em um motor 3530 1100 Turnigy com bateria 3S 2200 Rhino e ESC Turnigy Plush 30A, não seria a mesma coisa se eu estivesse usando um motor 3530 1100 de outra marca, outra marca de bateria e ESC, pois cada um tem desempenho diferente no conjunto total.
Se eu mudar somente a marca do ESC eu já tenho desempenho diferente da hélice, quem dirá se mudar todo o conjunto e manter somente a hélice GWS 12x6.
Por tanto, só se pode dizer que pode render mais ou menos, mas nunca afirmar o quanto será essa diferença, pois até o modo que o piloto voa, conta no resultado.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Je@n
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Ter Mar 01, 2011 6:28 am
Localização: Mocambique

Re: Cessna 182 skylane semi-escala 71"

Mensagem por Je@n »

Obrigado Laercio. Esta esclarecido. Existem hélices EMP. Se entrares no site da HIMODEL na China podes ver lá. Tem também APC e GWS entre outras. Acompanho o e-voo a alguns anos e tenho aprendido muito consigo. Lucas como vai a sua construção?
Responder