Douglas Lenz escreveu:MD Felix
Vou um pouco além e tomo a liberdade de te alertar sobre um erro básico dos teóricos do aeromodelismo. Pegar o avião escala cheia (avião real) e simplesmente reduzir suas medidas e transforma-lo em um aeromodelo, ou seja o avião real em escala reduzida.
NÃO FUNCIONA!!! não cometa este erro, como disse és engenheiro e entende de teoria aeronáutica, mas entenda que na teoria o aeromodelo é uma coisa na prática é completamente diferente!!!
Não te baseia na tua teoria de aerodinâmica utilizada em aviões reais e simplesmente a aplique num aeromodelo, vai voar? VAI! Vai voar BEM? NÃO !!
Temos dezenas de aeromodelos que foram concebidos desta forma, de aviões reais "reduzidos" ou ainda feitos a partir de teorias que funcionam perfeitamente para aviões... no fim o resultado são aeromodelos ariscos, ruins, instáveis e praticamente incontroláveis. Posso citar como exemplos alguns modelos de caças da 2 guerra ou alguns acrobáticos que stolam até em voo reto nivelado.
Asa de aeromodelo pode parecer muito com uma asa de avião real, só parece, na verdade para voar bem tem que ser diferente (concepção e construção diferente).
Vamos conversando e trocando informações
A sim, com certeza tem que tomar cuidado, o regime de escoamento é totalmente diferente e por não se atentar a isso talvez muitos projetos não dão certo, o regime de escoamento vai influenciar drasticamente no comportamento da aeronave, copiar e colar menor com certeza não funcionará. O stall é um fenômeno um pouco complicado não é mesmo Douglas? Ele depende do aerofólio, da geometria da asa, do angulo de ataque da asa, do vento relativo entre outras coisas, concordo com você, tem que tomar muito cuidado. Rs, mas existem métodos para desenvolver uma asa com boas características de stall que funcionam bem para aeronaves pequenas. Obrigado pelas dicas. Com relação a teoria Douglas é complicado, não quero entrar em detalhes técnicos aqui porque este não foi o foco do tópico, mas não podemos esquecer que os princípios físicos são os mesmos para aeronaves de qualquer tamanho, o que muda é o método a ser utilizado em seu desenvolvimento.