Modelinho em balsa -----------

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2061
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

Falaê Ricardo !
Construção limpíssima - Parabéns !
Belo design da fuse.
........................
Agora aquele comando de aileron é de "glowzeiro" - manera na mão de glow senão o bicho vai ficar pesado !!!
É que tem motor de sobra também ... beleza.
Avatar do usuário
NORTON
membro
Mensagens: 1502
Registrado em: Dom Jun 18, 2006 8:33 pm
Localização: Porto Alegre/RS

Mensagem por NORTON »

[quote:c2ca0fd635="Aerocado3"][quote:c2ca0fd635="NORTON"][quote:c2ca0fd635="NORTON"]Muito bem elaborada a engenharia do treliçado do primeiro terço da asa, gostei das shear webs substituídas por travessas angulares, muito simples, leve e bem técnico, antitorsional obviamente...

Notei que tens um raro capricho de manter tudo bem alinhado e que nada foi colado ou lixado fora do neccessário, a balsa tbm parece de boa qualidade, merece um aileron estrutural ao invés de um maciço.

Sugiro que chapeie transversalmente com 1/16 o centro da asa, ao invés de somente colocar triângulos, penso tbm que a área da contato das travessas angulares está ínfima, o ideal seria colá-las por dentro das longarinas e não ao lado, gerando assim um real "reforço" e não somente um "encosto",sugiro que cole pequenos triângulos de balsa em cada BF das nervuras, internamente ao BF principal, para evitar contratempos.

Desconsidere tudo isto se não quer dicas, apenas gostaria de ajudar.

Estarei acompanhando de perto,

Boa sorte,

Norton[/quote:c2ca0fd635][/quote:c2ca0fd635]

Boa noite Norton, com certeza não irei desconsiderar suas dicas, que são verdadeiras aulas sobre construção, a mudança mais complicada no momento seria chapear a parte central, vou tentar deixar deste jeito, se perceber que vai ficar muito frágil vou mudar. Quanto as treliças verticais realmente foi uma bola fora, sendo que ficaram além de menos funcionais, feias, vc acha que irão me trazer problemas?

Chapeie somente em cima então, para aguentar os elásticos da asa...

Problemas acho que não, mas como é fácil tirar, mudaria sem dúvidas!

Só não entendi quanto aos triângulos no bf das nervuras, não seriam estes que estão colocados?

Anexei foto de uma asa minha, cheia de triângulos, assim dá para entender melhor, tbm coloquei umas do Mustang...

Muito obrigado pelas dicas e por favor, continue dando os puxões de orelha.[/quote:c2ca0fd635]
Anexos
fotos diversas 076.jpg
fotos diversas 076.jpg (6.44 KiB) Exibido 19058 vezes
FOTOS P-51 E PIPER J3 GIANTS 004.jpg
FOTOS P-51 E PIPER J3 GIANTS 004.jpg (28.85 KiB) Exibido 19058 vezes
fotos diversas 075.jpg
fotos diversas 075.jpg (20.05 KiB) Exibido 19058 vezes
Realizei mais um sonho...ensinei meu filho á voar !
GuiSantos
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 9:55 pm
Localização: .

Mensagem por GuiSantos »

Realmente é muito bom ver uma construção feita com capricho. Parabéns!

Está colando com qual tipo de cola? E onde comprou essa balsa, parece ser de excelente qualidade.

Continue postando,
Abraço!
Aerocado3
membro
Mensagens: 171
Registrado em: Sex Fev 15, 2008 11:51 pm
Localização: Pomerode SC

Mensagem por Aerocado3 »

[quote:7c9f7c5a85="MARCOS QUITO"]Falaê Ricardo !
Construção limpíssima - Parabéns !
Belo design da fuse.
........................
Agora aquele comando de aileron é de "glowzeiro" - manera na mão de glow senão o bicho vai ficar pesado !!!
É que tem motor de sobra também ... beleza.[/quote:7c9f7c5a85]

Hehe, tudo bom Marcos?

Pois é né? Bem cara de glow mesmo, mas ficou bem leve, aquela parte de madeira foi feita em duas chapinhas, não é maciço e ainda que com esse sistema vou poder usar um servo só, assim economizo 9 graminhas, é que quando vi aquele arame perfeito para fazer tudo embutido na fuse não resisiti :roll:

Abraço Marcos.
Aerocado3
membro
Mensagens: 171
Registrado em: Sex Fev 15, 2008 11:51 pm
Localização: Pomerode SC

Mensagem por Aerocado3 »

[quote:a8d5749f8a="NORTON"][quote:a8d5749f8a="Aerocado3"][quote:a8d5749f8a="NORTON"][quote:a8d5749f8a="NORTON"]Muito bem elaborada a engenharia do treliçado do primeiro terço da asa, gostei das shear webs substituídas por travessas angulares, muito simples, leve e bem técnico, antitorsional obviamente...

Notei que tens um raro capricho de manter tudo bem alinhado e que nada foi colado ou lixado fora do neccessário, a balsa tbm parece de boa qualidade, merece um aileron estrutural ao invés de um maciço.

Sugiro que chapeie transversalmente com 1/16 o centro da asa, ao invés de somente colocar triângulos, penso tbm que a área da contato das travessas angulares está ínfima, o ideal seria colá-las por dentro das longarinas e não ao lado, gerando assim um real "reforço" e não somente um "encosto",sugiro que cole pequenos triângulos de balsa em cada BF das nervuras, internamente ao BF principal, para evitar contratempos.

Desconsidere tudo isto se não quer dicas, apenas gostaria de ajudar.

Estarei acompanhando de perto,

Boa sorte,

Norton[/quote:a8d5749f8a][/quote:a8d5749f8a]

Boa noite Norton, com certeza não irei desconsiderar suas dicas, que são verdadeiras aulas sobre construção, a mudança mais complicada no momento seria chapear a parte central, vou tentar deixar deste jeito, se perceber que vai ficar muito frágil vou mudar. Quanto as treliças verticais realmente foi uma bola fora, sendo que ficaram além de menos funcionais, feias, vc acha que irão me trazer problemas?

Chapeie somente em cima então, para aguentar os elásticos da asa...

Problemas acho que não, mas como é fácil tirar, mudaria sem dúvidas!

Só não entendi quanto aos triângulos no bf das nervuras, não seriam estes que estão colocados?

Anexei foto de uma asa minha, cheia de triângulos, assim dá para entender melhor, tbm coloquei umas do Mustang...

Muito obrigado pelas dicas e por favor, continue dando os puxões de orelha.[/quote:a8d5749f8a][/quote:a8d5749f8a]

Sim, agora eu entendi, vou fazer isso sim, esta é a asa daquele Stik construído pelo Cebola? Se não for desculpe pela confusão, esse P-51 é simplesmente lindo, sem palavras pra descrever.

Amanhã vou postar umas fotos de um teste de aileron que fiz para ver o que vcs acham.
Aerocado3
membro
Mensagens: 171
Registrado em: Sex Fev 15, 2008 11:51 pm
Localização: Pomerode SC

Mensagem por Aerocado3 »

[quote:e52756d056="GuiSantos"]Realmente é muito bom ver uma construção feita com capricho. Parabéns!

Está colando com qual tipo de cola? E onde comprou essa balsa, parece ser de excelente qualidade.

Continue postando,
Abraço![/quote:e52756d056]

Opa, tudo bom?

Obrigado pelo elogio, mas tem um monte de coisinhas pra acertar, quanto a cola por enquanto estou usando Super Bonder depois vou passar cola branca diluída em um pouco de água em todas as junções, acredito que seja correto, o que vcs acham? A balsa eu comprei na Tevel modelismo, algumas chapas vêm ruins, mas a maioria é de boa qualidade sim.

Abraço
Avatar do usuário
NORTON
membro
Mensagens: 1502
Registrado em: Dom Jun 18, 2006 8:33 pm
Localização: Porto Alegre/RS

Mensagem por NORTON »

Sim asa do Onion...muito linda !

Quanto ao P-51, muito grato.

Abs

Norton
Avatar do usuário
NORTON
membro
Mensagens: 1502
Registrado em: Dom Jun 18, 2006 8:33 pm
Localização: Porto Alegre/RS

Mensagem por NORTON »

[quote:341fba7b17="Aerocado3"][quote:341fba7b17="GuiSantos"]Realmente é muito bom ver uma construção feita com capricho. Parabéns!

Está colando com qual tipo de cola? E onde comprou essa balsa, parece ser de excelente qualidade.

Continue postando,
Abraço![/quote:341fba7b17]

Opa, tudo bom?

Obrigado pelo elogio, mas tem um monte de coisinhas pra acertar, quanto a cola por enquanto estou usando Super Bonder depois vou passar cola branca diluída em um pouco de água em todas as junções, acredito que seja correto, o que vcs acham? A balsa eu comprei na Tevel modelismo, algumas chapas vêm ruins, mas a maioria é de boa qualidade sim.

Abraço[/quote:341fba7b17]

Use somente a branca em tudo, vai ficar muito forte, garanto!
Realizei mais um sonho...ensinei meu filho á voar !
Aerocado3
membro
Mensagens: 171
Registrado em: Sex Fev 15, 2008 11:51 pm
Localização: Pomerode SC

Mensagem por Aerocado3 »

[quote:1b768fe997="NORTON"][quote:1b768fe997="Aerocado3"][quote:1b768fe997="GuiSantos"]Realmente é muito bom ver uma construção feita com capricho. Parabéns!

Está colando com qual tipo de cola? E onde comprou essa balsa, parece ser de excelente qualidade.

Continue postando,
Abraço![/quote:1b768fe997]

Opa, tudo bom?

Obrigado pelo elogio, mas tem um monte de coisinhas pra acertar, quanto a cola por enquanto estou usando Super Bonder depois vou passar cola branca diluída em um pouco de água em todas as junções, acredito que seja correto, o que vcs acham? A balsa eu comprei na Tevel modelismo, algumas chapas vêm ruins, mas a maioria é de boa qualidade sim.

Abraço[/quote:1b768fe997]

Use somente a branca em tudo, vai ficar muito forte, garanto![/quote:1b768fe997]

Então a fuselagem e as superfícies de cauda vão ser coladas só com cola branca.
Avatar do usuário
bliberato
membro
Mensagens: 1867
Registrado em: Seg Jun 25, 2007 3:28 pm
Localização: Fortaleza - Ce
Contato:

Mensagem por bliberato »

[quote:2acdaad50f="NORTON"]Muito bem elaborada a [b:2acdaad50f]engenharia do treliçado do primeiro terço da asa, gostei das shear webs substituídas por travessas angulares[/b:2acdaad50f], muito simples, leve e bem técnico, antitorsional obviamente...

Notei que tens um raro capricho de manter tudo bem alinhado e que nada foi colado ou lixado fora do neccessário, a balsa tbm parece de boa qualidade, merece um aileron estrutural ao invés de um maciço.

Estarei acompanhando de perto,

Boa sorte,

Norton[/quote:2acdaad50f]
agora explica o que você quis dizeer pra mim!!!
viva o rei sol >P
Responder