Discussão: Modelos disponíveis X Modelos construidos

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
osvaldoljunior
membro
Mensagens: 1905
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 12:44 pm
Localização: São paulo, SP - 25 anos

Mensagem por osvaldoljunior »

è uma delicia vc ver aquele modelo que você montou voando lindo.
Acho que o problema é que a gente se contenta com poco, no ultimo combat chegou uma hora que minha zagi ficou melhor que nunca, mas ainda nun tava 100%, na hora que falei puts já tá bem legal o erick me disse "Nunca de contente com menos de 100% doque seu modelo pode oferecer".
Fiquei cismado e comecei a mecher mais um pouco nela, cara simplismente depois de mais um pequeno ajuste no rádio oque já tava bom ficou fantático.
O segredo do modelismo é esse, tirar o máximo que o modelo pode fazer.
A minha outra zagi que montei e caguei no corte, voava mas tava uma caca, resultado, foi eleita pra colocar motor, como não tava legal no primeiro dia voando com ela comecei a abusar um pouco pasando perto de uns postes, detonei ela, até da pra arrumar mas não tenho gosto de voar com ela denovo e tá lá na pilha de retalhos de isopor
Já essa ai da encosta, tenho dó de motorizar ela de tão show que tá.

Oque impoorta, é que é demais vc ver seu modelo voando
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4115
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

Aí que está uma coisa que é comum ver no vôo-livre do que no de RC, bom, pelo menos observando o Omar e o Álvaro e o Ricardo, é que quando eles trimam, alguma coisa passa para a planta. É mais simples, naturalmente, mas mesmo assim o conhecimento adquirido na trimagem é passado de volta à planta. No RC, estes ajustes que fazemos nem sempre são repassados para a planta, exceto o CG. A planta deste modo é uma fonte e armazenamento de conhecimento, propiciando melhor projeto. Agora fazendo um paralelo com a aviação do mundo real, este conhecimento adquirido na "trimagem" é repassado para o projeto, a planta, já que estes servem como referência para a produção de outros iguais. A planta propicia uma repetibilidade de uma concepção. Embora, nem todo avião é igual ao outro, sempre tem uma diferença no vôo entre eles.
Avatar do usuário
delgado
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Dom Ago 28, 2005 11:25 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por delgado »

acho que tudo tem uma fase de iniciação e maturação, o próprio e-voo está contribuindo para essa escalada.

as próprias fotos contidas nos links que EY postou, demonstram a postura que aquelas pessoas encaravam o hobby (traje + crachá). O que eu quero dizer é que logo estaremos nesse patamar, vejam Associação Paulista de Aeromodelismo, Campeonatos de vôo livre, planadores e agora 3D no Ibirapuera.


particularmente me considero na fase de iniciação, coisas como depron + isopor eu sei fazer mesmo que a La Raimundo, mas sai.
Agora o conhecimento e técnica do pessoal do vôo livre e planadores acredito estar há alguns séculos de distância ainda.


Além do fórum o que mais tem me ajudado a economizar tempo para aprendizagem é ajuda do próprio EY que me ensina pessoalmente desde técnicas de construção a vôo. Agora fui convidado pelo Omar para participar de um aula sobre como escolher balsa, estou ansioso pela oportunidade. [b:cc090c4976]Acredito que estas iniciativas deveriam ocorrer com maior regularidade pois contribuem de forma muito significante para o nosso hobby.[/b:cc090c4976]

Sempre que posso tento ajudar pessoalmente algum companheiro com minha pequena experiência, da mesma forma que recebo de todos aqui.
Criando coragem para pilotar o TREX
jmanga
membro
Mensagens: 1240
Registrado em: Seg Jul 10, 2006 9:00 pm
Localização: Divinopolis/MG

Mensagem por jmanga »

Gostei da consideração inicial do Tera, por isso voltei pra continuar palpitando.

O Akamatsu relatou no inicio a questão das plantas e percebo que isso acontece mesmo, e comigo também. Eu tenho plantas e links de plantas (pela menos uns 3) e sei que nunca vou fazer 1 % das que eu tenho acesso. No meu caso é mesmo uma questão de tara mesmo. Sou meio apaixonado com plantas, Gosto de ver as soluções que os projestistas arrumaram, eu creio que aprendo muito com isso.

Quando fiz o Grunau, refiz toda a planta dele. Quando fiz o Fokker, desenhei tudo. To fazendo a planta de um avião chamado Ingram Foster, precisam ver o nível de detalhamento que to dando a planta.

Meu gosto por plantas, apesar de poder ser meio doentio, talvez, explica o porque que eu gosto de "ter" acesso a plantas que nunca serão feitas, mas posso tentar aprender um pouco mais.

Outro aspecto interessante que o Akamatsu colocou é que "o modelismo é reflexo da sociedade corrente". Abram um tópico "Como montar uma asa estruturada" que vai dar menos acessos que o do padre que voou com 1000 balões.

Abraços.
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4115
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

É isso que dá dar muita liberdade para o pessoal, tópicos como este do padre acabem recebendo mais atenção do que deve e abordado de forma totalmente fora do contexto. E este é um exemplo de como a sociedade encara e age e se reflete no modelismo. Afinal somos as mesmas pessoas que participam da sociedade lá fora. E, em particular, nos dias de hoje, o pessoal não tem o respeito no bem comum. Tem um livro que cito frequentemente nestes casos: "O Declínio do Homem Público" de Richard Sennett, que demonstra exatamente este tipo de comportamento, seja no mundo real como no virtual.
Bom, voltando às plantas, elas também tem um aspecto estético ... como disse JManga esse olhar pela planta nos diz bastante sobre o projeto e se o avião será bom ou não ... por isto que citei que alguém até poderia enquadrar e pendurar em alguma parede da casa ou da oficina. :-). Até mesmo o desenho de 3 vistas já causa um certo interesse para alguns. :-).
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6278
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Só não queria que o assunto se desviasse e esse tópico virasse um tópico de agradecimentos, pois como alguns já sabem, é uma coisa que não vejo razão por aqui, além do que esse tópico está bem interessante.
Se eu ajudo quem posso no que "desconfio" que entendo é porque tive excelentes professores (principalmente professores na matéria da dissiminação do conhecimento) na época que começamos a frequentar a pérgola na Fac. de Odonto na USP, foram várias visitas à casas de modelistas, Cebola, Omar, Marcelo Axel etc.
Essa dicotomia faz esse hobby especial, é introspectivo e individualista, quando vamos pra oficina, hora de abstrair e aplicar o que andamos sonhando acordado, mas na hora do vôo temos todo um o lado social pra exercer.
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4115
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

Esse aspecto individualista é porque para adquirir o conhecimento cada um tem que fazê-lo sozinho, pois ninguém pode fazer por você. Quando leio sobre estas coisas sempre me vem à cabeça sobre a história de um rei que queria adquirir conhecimento de um sábio que respondeu: "Não há estrada real para o conhecimento." Demonstrando que esta atividade de adquirir conhecimento é uma tarefa de cada um, e sem o seu envolvimento direto, não haverá aquisição de conhecimento. Mesmo aqui no fórum onde o pessoal vai discutindo as coisas, a compreensão e a aquisição do conhecimento é um ato pessoal e individual. Para o compartilhamento do conhecimento temos o fórum hoje em dia, o computador, a internet, ... o que também não invalida os velhos meios de compartilhamento como revistas, livros e plantas impressas.
Avatar do usuário
delgado
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Dom Ago 28, 2005 11:25 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por delgado »

Akamatsu,

poxa voce sempre vê o melhor de qualquer cenário, é verdadeiramente um cara espirituoso.

eu não queria comentar desta forma, porque eu acho que na internet fica tudo muito frio e não sou bom na escrita:
Tópico de construção em balsa com uma ou duas páginas e se passar de 4 páginas foi porque o construtor é muito prestativo postando diversas fotos, enquanto que no tópico de construção com depron 1,2,3..... 23ª página.

Já fui professor de matemática para ensino fundamental e médio (ginásio e colegial) muitas vezes é um trabalho de formiguinha, mas podem ter certeza enquanto o tópico do padre tem 103 mensagens e 1000 e tantas visitas (as 21h de 24-04) e aqui um 1/5 do ibope, assim mesmo esse trabalho de escrever aqui toca as pessoas bem no fundo e pelo menos alguns daqueles visitantes do off-topic vai se sensibilizar com a coisa e começar a refletir.

tem muita gente boa no sentido de conhecimento técnico, aqui no e-voo. espero que esses não se desanimem e fiquem cada vez mais ausentes do forum.
Criando coragem para pilotar o TREX
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4115
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

É Delgado, transmitir conhecimento não é fácil, apesar dos avanços tecnológicos, porque basicamente a aquisição de conhecimento é um ato individual, e a cabeça do ser humano não mudou, além disto as tentações para usar de outra forma são muito grandes. Basicamente o mundo de hoje transformou o ser humano em um ratinho de laboratório, em que apertando pontos específicos da cabeça do roedor causa prazer ou dor. Basicamente a mídia sabe bem estes pontos.
A minha participação naquele tópico é uma tentativa de dar uma outra visão do assunto, porque se deixar ao relento aquilo vira um tópico realmente inútil, além de ser uma oportunidade de expor e experimentar novas abordagens. Se bem sucedido ou não depende do pessoal, porque como concluímos aquisição de conhecimento é um ato pessoal e individual. As pessoas mudam quando elas entendem que tem que mudar, enquanto não tiverem esta percepção,não mudarão. E o meu papel ali é dar parte desta percepção, e, não deixar que aquilo se torne terra de ninguém.
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4115
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

Ah, por falar em internet, para mim internet é um outro espaço a ser conquistado, as mesmas considerações sobre o espaço físico deve ser feito no espaço virtual, se você não ocupar com boas coisas, só vai ser ocupado com as coisas ruins. Portanto, se você quer um mundo melhor você tem que ir ocupando estes espaços com coisas boas, deslocando ou expulsandos as coisas ruim do lugar. A mesma idéia sobre as invenções, se você não usar para o bem, fatalmente será usado para o mal, não adianta reclamar para quem criou ou é dono do pedaço. Aqui também vale aquela consideração sobre os tópicos, como a do padre, é um espaço para ser ocupado com pensamento bom, correto e sensato. Isto também é um trabalho de formiguinha :-), porque mudar a opinião e atitudes de outros dependem deles. :-). E dentro das razões procuro ocupar com outro ponto de vista e o mais correto possível para contrapor o outro ponto de vista, para demonstrar que há outros pontos de vista, e outras alternativas.
Responder