Buriti - material alternativo à balsa. Podem opinar....

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Eleusmar, como ficou a resistência do conjunto? Sei que não usou a cola adequada, deve pesar bem menos com outra cola, só que a cola quente gruda bem nesse tipo de madeira.
Depois faz um teste com peso no centro da asa pra ve quando ela suporta.

Abs

Warne
Avatar do usuário
eleusmar
membro
Mensagens: 1299
Registrado em: Sex Jun 06, 2008 4:55 pm

Mensagem por eleusmar »

[quote:79eea7191a="felipe_curvello"]
Corre no buteco mais próximo e compra um tubinho de Superbonder para fazer experimentos com cola mais adequada.[/quote:79eea7191a]

Olá Felipe,
Eu testei superbonder, mas não cola... Imagino ser devido à porosidade do Buriti.

Abraços
Ainda não perdi as esperanças. Um dia vou ter meu próprio avião.
Eleusmar Teixeira Rio Verde Goias
Avatar do usuário
eleusmar
membro
Mensagens: 1299
Registrado em: Sex Jun 06, 2008 4:55 pm

Mensagem por eleusmar »

[quote:f81e572fe2="warne"]Eleusmar, como ficou a resistência do conjunto? Sei que não usou a cola adequada, deve pesar bem menos com outra cola, só que a cola quente gruda bem nesse tipo de madeira.
Depois faz um teste com peso no centro da asa pra ve quando ela suporta.

Abs

Warne[/quote:f81e572fe2]

Olá Warne...
Ainda não fiz teste nenhum com a asa, mas com a minha experiencia posso garantir que ela é no mínimo o dobro mais resistente que o isopor.
Ainda não perdi as esperanças. Um dia vou ter meu próprio avião.
Eleusmar Teixeira Rio Verde Goias
Avatar do usuário
eleusmar
membro
Mensagens: 1299
Registrado em: Sex Jun 06, 2008 4:55 pm

Mensagem por eleusmar »

Quanto ao corte, é fácil: Nada resiste a um bom estilete... Cortei até o dedo kkkk. Então disse pra mim mesmo: Ainda não é hora de pintar de vermelho hehehe.

Os experientes da balsa podem responder:
Quanto pesaria uma asa desta em balsa sem entelagem?

Abraços
Eleusmar
Avatar do usuário
rasec_jj
membro
Mensagens: 2551
Registrado em: Qui Jan 12, 2006 8:06 pm
Localização: Belém, Pa
Contato:

Mensagem por rasec_jj »

[quote:771b2951b6="eleusmar"][quote:771b2951b6="rasec_jj"]Nunca achei este post do Raimundo. Ou vocês estão me confundindo com o Raimundo? rsrssrs
O aero que fiz no link que o Eduardo postou ficou bem leve. Para as laterais da fuselagem, tem que ser de 5mm mesmo, pois a madeira parece isopor.
Princípios parecidos com a construção de balsa nunca conseguirás, pois não tem como fazer laminado de miriti. A balsa é uma madeira nobre pelas suas particularidades de ser leve e resistente para nosso uso. O resto é quebra-galho.

Abraços[/quote:771b2951b6]

Desculpe ai, rasec.. É que eu peguei carona na fala do Eduardo. Mas realmente eu havia visto o seu tópico.

Aproveitando ai vai uma pergunta: Como é que voce fez pra ficar tão lisinho? Foi apenas lixa?

Abraços
Eleusmar[/quote:771b2951b6]

Nem precisou lixar tanto. A chapa já é um pouco lisa. Depois foi só dar uma mão de lixa.

Você está usando a casca da madeira? Pelo que vi sim, para fazer as varetas mais resistentes. Está ficando bom!
Abraços
Júlio Cesar de Almeida Jr.
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

Acho que qualquer planta de modelo varetado serviria para fazer com Buriti , eu acho que não tenho nenhuma do tipo aqui , mas se alguém tiver poste ai porque é de meu interesse também.
Avatar do usuário
eleusmar
membro
Mensagens: 1299
Registrado em: Sex Jun 06, 2008 4:55 pm

Mensagem por eleusmar »

[quote:2edfd2b5b7="rasec_jj"][quote:2edfd2b5b7="eleusmar"][quote:2edfd2b5b7="rasec_jj"]Nunca achei este post do Raimundo. Ou vocês estão me confundindo com o Raimundo? rsrssrs
O aero que fiz no link que o Eduardo postou ficou bem leve. Para as laterais da fuselagem, tem que ser de 5mm mesmo, pois a madeira parece isopor.
Princípios parecidos com a construção de balsa nunca conseguirás, pois não tem como fazer laminado de miriti. A balsa é uma madeira nobre pelas suas particularidades de ser leve e resistente para nosso uso. O resto é quebra-galho.

Abraços[/quote:2edfd2b5b7]

Desculpe ai, rasec.. É que eu peguei carona na fala do Eduardo. Mas realmente eu havia visto o seu tópico.

Aproveitando ai vai uma pergunta: Como é que voce fez pra ficar tão lisinho? Foi apenas lixa?

Abraços
Eleusmar[/quote:2edfd2b5b7]


Você está usando a casca da madeira? Pelo que vi sim, para fazer as varetas mais resistentes. Está ficando bom!
Abraços[/quote:2edfd2b5b7]

Sim... Eu uso as varetas da casca pois são bem resistentes. Também coloquei varetas do velho e tradicional bambu.

Abraços
Eleusmar
Ainda não perdi as esperanças. Um dia vou ter meu próprio avião.
Eleusmar Teixeira Rio Verde Goias
Avatar do usuário
eleusmar
membro
Mensagens: 1299
Registrado em: Sex Jun 06, 2008 4:55 pm

Mensagem por eleusmar »

Olha pessoal,

Até agora somente uma alma bondosa deu uma dica de entelagem e modelo ideal para esta asa.

Estou aberto a sugestões...

Penso em prosseguir o projeto, porém não tenho muita experiência. Preciso de ajuda.

abraços
Eleusmar
Avatar do usuário
betodebem
membro
Mensagens: 6477
Registrado em: Sáb Nov 11, 2006 8:42 pm
Localização: Florianópolis - SC
Contato:

Mensagem por betodebem »

Eu acho uma ótima idéia, tinha um amigo que fazia móveis de buriti, era muito legal, leve e resistente, tem tudo para dar certo nos aeros!!! :D

Abraços,

Beto
Avatar do usuário
eleusmar
membro
Mensagens: 1299
Registrado em: Sex Jun 06, 2008 4:55 pm

Mensagem por eleusmar »

[quote:f9446d31d9="betodebem"]Eu acho uma ótima idéia, tinha um amigo que fazia móveis de buriti, era muito legal, leve e resistente, tem tudo para dar certo nos aeros!!! :D

Abraços,

Beto[/quote:f9446d31d9]

E o melhor, Beto...

É DE GRAÇA!!!!!!!!! :D :D :D

Tem quase em todo o Brasil.........
Ainda não perdi as esperanças. Um dia vou ter meu próprio avião.
Eleusmar Teixeira Rio Verde Goias
Responder