Combústivel caseiro

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
brunoagrimensor
membro
Mensagens: 293
Registrado em: Seg Mai 07, 2012 4:48 pm
Localização: Luz - MG

Mensagem por brunoagrimensor »

[quote:d5dad0a7cb="djalma neto2011"]vou fazer agora o meu vou utilizar Metanol, Acetona pura, e óleo de ricínio. irei fazer 5 litros.

ficará assim:

* Metanol= 3900 ml (78 %)
* óleo= 800 ml (16%)
* acetona= 300 ml (6%)

OBS: usar acetona 6% ou 8%. não usar mais que isso pois pode dissolver plásticos (como o tanque, as mangueiras, backplates dos motores LA e coisas assim), logo, a medida 100% segura seria 6% de acetona.

acetona não é de farmácia.[/quote:d5dad0a7cb]

você já testou usando a acetona?
eu recomendaria você fazer no máximo 1 litro para teste e para que não fico velho também
Tractor 45 - Extra 260 30cc
Avatar do usuário
Viridias
membro
Mensagens: 689
Registrado em: Qui Set 26, 2013 11:52 am
Localização: Fortaleza-CE

Mensagem por Viridias »

O segredo de um bom "caseirol" é usar metanol de boa qualidade, PA(99,8% de pureza e no máximo 0,1%H2O). Metanol vendido a granel, normalmente tem baixo teor de pureza (contém mais água do que deveria) e água não é combustível.
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Mensagem por Raketrinike »

este 4x1 seria 4 litros de álcool e 1 de óleo?

comprei um asp 52 2t seria bom usar esta mistura com ele ou este motor não gosta deste combustivel?

o amaciamento podera ser com ele também?

estou com vela os @8.

abs.
Rafael Diniz
membro
Mensagens: 75
Registrado em: Ter Abr 23, 2013 9:26 pm
Localização: Rio de Janeiro RJ

Mensagem por Rafael Diniz »

[quote:1ba011497e="Raketrinike"]este 4x1 seria 4 litros de álcool e 1 de óleo?

comprei um asp 52 2t seria bom usar esta mistura com ele ou este motor não gosta deste combustivel?

o amaciamento podera ser com ele também?

estou com vela os @8.

abs.[/quote:1ba011497e]
no amaciamento vc usa essa 4 x 1, da pois usa 5x1... pode usar esse combustivel sempre... sempre faça so o q vai usar no o final de semana... abç..
Avatar do usuário
Leonardo M.T.
membro
Mensagens: 1179
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 2:29 pm
Localização: Santiago RS 43a

Mensagem por Leonardo M.T. »

[quote:ea603cadab="djalma neto2011"]vou fazer agora o meu vou utilizar Metanol, Acetona pura, e óleo de ricínio. irei fazer 5 litros.

ficará assim:

* Metanol= 3900 ml (78 %)
* óleo= 800 ml (16%)
* acetona= 300 ml (6%)

OBS: usar acetona 6% ou 8%. não usar mais que isso pois pode dissolver plásticos (como o tanque, as mangueiras, backplates dos motores LA e coisas assim), logo, a medida 100% segura seria 6% de acetona.

acetona não é de farmácia.[/quote:ea603cadab]


Porque acetona :?:
Avatar do usuário
jefersonalessandro
membro
Mensagens: 936
Registrado em: Dom Out 12, 2008 12:35 pm
Localização: Itauna _mg

Mensagem por jefersonalessandro »

Estive fazendo uma pesquisa para combustível caseiro,infelizmente o povo estão metendo a mão sem do,metanol encontrei metanol de ate 14 reais o litro ,nas industrias químicas sai mais em conta,mas a burocracia e quantidade minima fica inviável para uma pessoa.

O óleo rícino esta outro roubo o valor chegando ate 60 reais o litro+frete,então estou procurando outras alternativas,longe destes especuladores "morcegos do mercado",mas a que esta parecendo ser mais viável é a troca da vela para bioetanol O.S rosca invertida, o galão sai por 30 a 39 reais mais frete,ainda em testes.

Motores a gasolina são ótimos ,porem são pesados e grandes,modelos práticos para min são ate 1,20m.

"A luta continua companheiro"
"Aeromodelismo não é só jogar o aviazinho para cima "
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Mensagem por Raketrinike »

então o bioetanol seria a mesma coisa que o caseirol.. será que com a vela a8 não ficaria bom?
Rafael Diniz
membro
Mensagens: 75
Registrado em: Ter Abr 23, 2013 9:26 pm
Localização: Rio de Janeiro RJ

Mensagem por Rafael Diniz »

[quote:3e8553ab4e="jefersonalessandro"]Estive fazendo uma pesquisa para combustível caseiro,infelizmente o povo estão metendo a mão sem do,metanol encontrei metanol de ate 14 reais o litro ,nas industrias químicas sai mais em conta,mas a burocracia e quantidade minima fica inviável para uma pessoa.

O óleo rícino esta outro roubo o valor chegando ate 60 reais o litro+frete,então estou procurando outras alternativas,longe destes especuladores "morcegos do mercado",mas a que esta parecendo ser mais viável é a troca da vela para bioetanol O.S rosca invertida, o galão sai por 30 a 39 reais mais frete,ainda em testes.

Motores a gasolina são ótimos ,porem são pesados e grandes,modelos práticos para min são ate 1,20m.

"A luta continua companheiro"[/quote:3e8553ab4e]
Estou testando e muito satisfeito o evolution 10cc. A gasolina.. Fica perfeito em aeromodelos classe 40 a 50... Economia incoparavel...
Avatar do usuário
Rodrigo Mourão
membro
Mensagens: 245
Registrado em: Dom Nov 25, 2012 10:16 pm
Localização: Vitória-ES

Mensagem por Rodrigo Mourão »

Tenho usado caseirol no meu Asp 52. A proporção que uso é 4:1 Compro o metanol a 7,50 reais o litro e o óleo de rícino a 15 reais o litro. Esta funcionando muito bem o motor, rendimento satisfatório.
Avatar do usuário
danx
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Seg Nov 05, 2012 11:02 am
Localização: Joinville - SC

Mensagem por danx »

Boa tarde pessoal,

Estive analisando o uso do combustível caseiro que um de nossos amigos do clube faz e vende pra galera, ele está utilizando 20 litros de metanol para 1 litro de óleo Dimetil para Kart.

Na primeira mistura que ele fez a gente voou bacana, mas depois de um tempo eu notei uma grande diferença no motor, na regulagem e desempenho... após ler o tópico eu vi o absurdo que ele está fazendo, usando 20x1...

Isso porque o cunhado dele é aeromodelista a anos e está sem voar a 15 anos, diz que voou a vida toda com combustível caseiro...mas há 15 anos atrás eu acredito que o metanol era mais puro e os óleos de melhor qualidade, até então eu entenderia essa composição, mas em dias de hoje que tudo tem água em excesso e outros materiais para complementar e custear o produto eu acho que é complicado essa mistura, pois desgastei um evolution e precisei trocar uma biela do ASP.

Já optei por comprar combustível apropriado sendo que se botar na ponta do lápis em médio prazo eu acredito que não vale a pena usar combustível alternativos.

O que me dizem???

Grande abraço
Responder