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Enviado: Ter Set 14, 2010 12:46 am
por Rickremers
Entendo......NO caso eu to usando corda de 18 para o modelo que to fazendo.... Mas tem um scout cesna que o cara fez aki no forum de 1 m envergadura...usando o e-max 2822...ele voou na boa....isso varia de modelo pra modelo?

Enviado: Ter Set 14, 2010 9:31 am
por alexcmag
Rick,

Sim, corda de 18 fica pouco melhor que 17.

Dá para fazer modelos até de 80cm usando 2822, afinal ele pesa menos do que pesava um motor 280 reduzido que usávamos no começo, e não muito mais do que um IPS-DXA (30g contra 46g), mas quanto menor o modelo mais difícil de manter o peso baixo.

Como disse, se for fazer isto recomendo usar uma bateria 2S menorzinha, com ESC menor, servos menores, etc.

De qualquer jeito, este Piper de 1,2m e o Garden Cub (visto abaixo em um vôo noturno) foram dois dos modelos mais gostosos de pilotar que já fiz. Em compensação, os Pipers de 1m que fiz ou tive tinham vôo muito crítico.

O PicoJ3 da GWS voa bem, mas tem perfil undercambered, e desde que esteja leve, se ficar pesado já era.

O "flight pack" padrão que eu uso na maioria dos modelos (Emax 2822, hélice 9x5, adaptador, ESC de 25A, 3 servos de 9g, microreceptor de 5g) pesa 200g.

Se eu fizer um modelo de 1m que pese vazio 120g, posso usar tranquilamente e ainda conseguir um vôo lento, mas geralmente não consigo. Meus modelos pequenos se teimo em usar este conjunto acabam ficando com 400g a 460g e voando como um pylon racer, críticos para decolar, para pousar, para passagens em baixa velocidade, tem que voar rápido o tempo todo e fazer uma aproximação perfeita para pousar sem pilonar.

[yt]xAktwQWY1rY[/yt]

Enviado: Qua Set 15, 2010 8:05 am
por eniovasconcellos
Oi Alex! valew pelas dicas!

Quanto ao diedro para 1,20m , é bom deixar um "grausinho" na hora de colar a asa ou deixo reto mesmo?

abraço!

Rick, já que vc está sempre em Juiz de Fora, por aqui você acha material fácil, tem até deprom de 5mm na caçula. abraço!

Enviado: Qua Set 15, 2010 8:11 am
por alexcmag
Se for voar com leme e profundor, precisa de diedro de uns 5 a 8 graus, ou seja, as pontas das asas devem ficar uns 8cm acima do plano da raiz.

Se for voar com ailerons pode ser reta, o que fica mais escala e simplifica a montagem, mas também pode fazer com um pequeno diedro, de 1 ou 2 graus.

Com ailerons e sem diedro fica mais fácil de fazer rolls e voar de dorso, portanto depende um pouco do nível do piloto.

Enviado: Qui Set 16, 2010 6:01 pm
por Rickremers
Em relação à bateria qual seria a diferença na PRÁTICA desta 2s 700mAh para uma 3s 1300mAh?

Enviado: Qui Set 16, 2010 7:48 pm
por alexcmag
[quote:089971762b="rickjf"]Em relação à bateria qual seria a diferença na PRÁTICA desta 2s 700mAh para uma 3s 1300mAh?[/quote:089971762b]

2S de 700mAh a 850mAh pesa de 40g a 60g
3S de 1300mAh pesa de 100g a 120g

Portanto a diferença na prática é de cerca de 60g, o que em um modelo de 300g é bastante coisa.

Enviado: Sex Set 17, 2010 12:39 pm
por Rickremers
Alex.....ok!!! Realmente uma grande diferereça de peso!!! Mas com uma 2s dessas qual seria em media a altonomia de tempo de voo? Levando em conta um modelo com 1 metro de invergadura, usando o cf2822 e colocando o peso total na faixa de uns 400 a 450g?

Me desculpe se estou fugindo do assunto desse topico Alex....!

massa

Enviado: Ter Set 28, 2010 7:18 pm
por jaimengo
lindo viu parabens

ta massa

Enviado: Qua Set 29, 2010 10:00 am
por arilson18
estou fazendo um do mesmo tamanho se possivveu gostaria desaber o tamanho da asa de ponta a pnta e o tamnho da cauda
e tbm me ensine a colocar fotos no site estou com dificuldade

Enviado: Sáb Out 16, 2010 1:33 pm
por eniovasconcellos
Falem Pessoas!!! Fiz um videozinho com o primeiro vôo do meu piper. Obrigado a todos pelas valiosas informações e especialmente ao Alex pela disponibilização do tutorial!

[yt]dNBcRbxvLdM[/yt]