CopterX 450 SE V2 - dificuldade no pouso

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tiagozanchet
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Mensagem por tiagozanchet »

Meu motor é um turnigy 3700kv tbm.

vou colocar a seguinte configuração:

Aceleraçao: 0 40 65 85 100
Passo: -2 2 5 7 11

sera que melhora a autonomia da bateria? vou no clube voar amanha e postarei os resultados.

vlww.
peptod
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Mensagem por peptod »

eu uso nano 2650 no meu 500 e se for voar sem idle da 9,5min motor, esc e bateria descem quase frios, mas tb fico no ar até o esc começar a cortar. mas se vôoem idle 85% ai da 6-7min, acho que os tempos estão bons no meu.também coloco óleo em todos os rolamentos e vaselina na main gear todos os dias de voo, faço isso pq ferrei o rolamento do motor align 500mx com meia dúzia de vôos, agora passo óleo em tudo sem dó.
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Lívio Cardoso
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Mensagem por Lívio Cardoso »

Vcs estão conseguindo hover por 10/12 min porque estão voando com um curva de aceleração que não exige muito em modo normal combinada com uma curva de passo que permite isso, além de estarem hoverando em um espaço fechado, sem vento. Quando vc está com 60/65 % de aceleração vc tem em torno de +5° do passo e já está decolando. À partir do momento que começarem a usar o Idle, com curvas de aceleração flat, por exemplo (pode ser 85% em todos os pontos) ou mesmo em "V" ( 90/ 80/ 90, por exemplo) e passo negativo de uns -5 ou -6°, pra encarar um vento igual esse do mês de agôsto, aí vcs terão baterias que durarão 6 ou 7 minutos no máximo!!! Se voarem em idle 2, com um vôo mais hard, essas baterias durarão uns 4 ou 5 minutos. Então a duração da bateria está ligada diretamente às configurações de passo e aceleração, condição de vôo (vento, por exemplo) e a forma de vôo (Escala/normal, idle 1/mais agressivo e idle 2/hard).
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Jose Clemente
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Mensagem por Jose Clemente »

Me corrijam se eu estiver errado mas o indicado nao seria descarregar cada celula da bateria em no maximo 3.6~3.7 volts?!
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Lívio Cardoso
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Mensagem por Lívio Cardoso »

É um cuidado que vc deve ter com suas baterias, não deixar que as células baixem de 3v. Eu programo a telemetria pra me dar um sinal em 3,5v e o alarme dispara em 3,2v. O esc está programado para corte em middle, mas vc pode deixar em high, se quiser, é mais seguro!!!
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romulofc
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Mensagem por romulofc »

Para voo tranquilo gosto de uma curva exponencial de passo, coloco -4 no primeiro ponto, + 5 no ponto médio e +9 no ultimo ponto, daí o rádio calcula os outros 6 pontos da curva, a transição entre os 9 pontos da curva é suave.

Rômulo
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Lívio Cardoso
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Mensagem por Lívio Cardoso »

Também uso desse artifício. O rádio interpola os outros pontos da curva de passo...Meu rádio é um Hitec Aurora e as curvas tem 7 pontos!!!
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Pintagno
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Mensagem por Pintagno »

O esc e o motor do copterx são mais "violentos" que o t-rex V2, deveria deixar como diz o Lívio passo 0 ou até com +1 grau no ponto zero daí ele não empurra para o chão e fica muito mais fácil na hora do pouso.
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Lívio Cardoso
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Mensagem por Lívio Cardoso »

As baterias de 11,1 v 2200 mah 20c, são, digamos, o mínimo para os 450 e por isso mesmo aquecem mais por trabalharem perto do limite. Se quer menos aquecimento experimente baterias de 40c ou mais. As nonotech de 50/70/90 c descem frias.
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Gazo
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Mensagem por Gazo »

Pessoal, estou vendo muita coisa errada aqui. E outras que estão fazendo e vão acabar dando problemas.

Baterias. Seja ela de quantas células forem, tentem pousar com 3,7 a 3,8V por célula. Para atingir isso, tive que baixar meu voo de 5 para 4 minutos, pois comecei a fazer 3D. Abaixo de 3,7V as baterias descarregam muito rápido. Então, não insista em voar assim. Regule o rádio para apitar em 5 minutos. Depois veja a tensão das células e vá ajustando o timer, para mais ou para menos.

Sobre as curvas de passo. Para voo escala, com HS média, deixe a curva de passo linear de -4 a 10º. Por que? Se for voar outdoor e pegar um vento ascendente, o heli não consegue descer! Já tive inúmeras vezes que jogar muito passo negativo para conseguir trazer o heli para pouso. Parece loucura né? Mas vão ver na prática.

Se a meta for voar 3D, use a curva de passo linear de -11 a 11º de passo. É uma ótima curva para 450. Só use -12 a 12º quando estiver com muito mais reflexo. Isso se a HS estiver configurada lá em cima.

Já a curva do motor, quanto mais motor colocar, mais estável o heli fica, porém, menor será o tempo de voo.

As baterias que vendem na HK, por exemplo a Zippy com 20C de descarga, nunca vai atingir isso. Todas elas, inclusive as Nanotechs são propagandas enganosas.

Eu tenho ao todo 6 baterias para 450, entre elas baterias 30, 40 e 45C. As únicas que estão voando bem são as de 40C (que na realidade devem ser por volta de 20C). A pior delas é uma Nanotech. Semana passada não deu 1 min de voo! Simplismente perdeu a carga. Vai entender.

Abraços.
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