Buriti - material alternativo à balsa. Podem opinar....

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Experimente entelar com o velho papel de seda japonês e aplique Dope diluído.
Avatar do usuário
Leonardo M.T.
membro
Mensagens: 1179
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 2:29 pm
Localização: Santiago RS 43a

Mensagem por Leonardo M.T. »

1- Use colas adequadas : cola branca, CA, tipo Aerobrás, etc.
2- Pesquise sobre asa D-TUBE ou D-WING, que é o tipo de ESTRUTURA usada mais comum nesse tipo de asa, como você construiu as longarinas não estão adequadas.
3- Já construí com madeiras alternativas, mas quando o peso é importante a balsa ainda é imbatível (em peso, resistência e acabamento), e o custo para fazer um Starlite em balsa é muito pequeno.

Na planta aqui do E-VOO (Starlite) as longarinas estão colocadas na posição correta :lol: (apenas e não mais que duas).
Avatar do usuário
eleusmar
membro
Mensagens: 1299
Registrado em: Sex Jun 06, 2008 4:55 pm

Mensagem por eleusmar »

Ola Leonardo...

Desculpe a rusticidade do trabalho... Eu nunca trabalhei com balsa, nem qualquer outro material. Fiz esta asa pelo rumo, sem planta, sem nada.
O objetivo foi apenas mostrar pra galera que é possivel usar este material que é bastante acessível, para fazer asas e longarinas muito resistentes.

Eu não conheço balsa. Só vi esta madeira por fotos, então não conheço a resistência.

Agora, baseado na pouca experiencia que tenho com construções em asas de isopor, posso dizer que esta ai ficou bem mais resistente.

Mas já que está feita mesmo, acho que vou entelar com papel contact e usar ela em um aviãozinho qualquer... hehehe

Abraços
Eleusmar
Avatar do usuário
eleusmar
membro
Mensagens: 1299
Registrado em: Sex Jun 06, 2008 4:55 pm

Mensagem por eleusmar »

Acabei de testar um slow stick no qual todas as nervuras foram feitas de buriti. A asa ficou bastante firme, embora seja uma asa muito grande.

Acho que no caso do slow stick fica ótimo pois o final das nervuras é fino e o buriti dá uma resistencia muito maior que o depron (bandejinhas)

A longarina, que muitos usam aluminio ou vara de pesca, usei também uma vareta de buriti... super leve e resistente.

Depois vou postar umas fotos dele pronto.

abraços
Eleusmar
Avatar do usuário
cineas marreiros dos sant
membro
Mensagens: 85
Registrado em: Sáb Out 30, 2004 4:17 pm
Localização: fortaleza - ceara
Contato:

Mensagem por cineas marreiros dos sant »

muito interessante
Avatar do usuário
eleusmar
membro
Mensagens: 1299
Registrado em: Sex Jun 06, 2008 4:55 pm

Mensagem por eleusmar »

Conforme prometido estão ai as fotos da asa e fuselagem de um slow stick feitos de buriti (ótimo material... leve e firme)
Anexos
stick2.jpg
stick2.jpg (29.6 KiB) Exibido 5665 vezes
stick.jpg
stick.jpg (27.26 KiB) Exibido 5665 vezes
asa stick.jpg
asa stick.jpg (17.76 KiB) Exibido 5665 vezes
Ainda não perdi as esperanças. Um dia vou ter meu próprio avião.
Eleusmar Teixeira Rio Verde Goias
Avatar do usuário
eleusmar
membro
Mensagens: 1299
Registrado em: Sex Jun 06, 2008 4:55 pm

Mensagem por eleusmar »

Quem quizer de graça este material, vem aqui pra Goiás, procura um brejo, e pegue a vontade... Mas cuidados com as formigas de fogo... kkkkkk
Avatar do usuário
vspvargas
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Ter Set 23, 2008 9:33 pm

Mensagem por vspvargas »

Alguem tem uma semente desta planta para mandar para niterói rsrsrs...
Avatar do usuário
eleusmar
membro
Mensagens: 1299
Registrado em: Sex Jun 06, 2008 4:55 pm

Mensagem por eleusmar »

[quote:a1848e548e="vspvargas"]Alguem tem uma semente desta planta para mandar para niterói rsrsrs...[/quote:a1848e548e]

Semente tem muita... agora resta saber se ai em niteroi (litoral) esta planta se adaptará. Leva anos para crescer...

Abraços
Eleusmar
Ainda não perdi as esperanças. Um dia vou ter meu próprio avião.
Eleusmar Teixeira Rio Verde Goias
Avatar do usuário
eleusmar
membro
Mensagens: 1299
Registrado em: Sex Jun 06, 2008 4:55 pm

Mensagem por eleusmar »

Atenção Pessoal:

Me senti na obrigação de postar o resultado do voo com a asa construida no início do post...

Entelei com fita adesiva e botei em um cessna que eu já havia construido. Como eu esperava, voou muito pois é uma asa leve... Porém, de repente, em um loop...
A ASA DOBROU... Foi uma loucura... O avião girando no ar sem controle, descendo... A plateia do posto gritando "vai cair... vai cair... vai cair..." e realmente caiu. Caiu na avenida e os carros desviavam para não passar por cima.
Que sufoco!!!!!! Os frentistas do posto perguntaram: "quebrou tudo?" Respondi: "Não... Apenas morreu 2 deputados e um senador em campanha política kkkk"

Mas a questão é a seguinte: Quem for fazer esta asa, reforce bastante o meio com bambú, pois realmente a resistêcia do burití não é muito grande.

Abraços
Eleusmar
Responder