Montagem do Planador DG1000 envergadura 2,60m

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
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Gerson B.
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Mensagem por Gerson B. »

[quote:ac733d77d3="MacCross"]Vai ser um foguete subindo.
Uso um SK35-42 1000 com hélice de 12x6.5 num Cularis (1,6Kg) e já acho exagerado.
Ligo o motor por 10 a 15 segundos; é suficiente pra atingir altura em que fica desconfortável pilotar.
Assim o meu motor nunca esquenta (nem a bateria, nem o ESC) , mas o Cularis tem aberturas laterais perto do motor e na fuselagem por baixo da asa.[/quote:ac733d77d3]

O problema deste modelo é que não há nenhuma abertura para entrada ou saída de ar, (Apenas na parte traseira que possui três furos , sendo dois para links e um na parte central).
Não quero mudar a estética , mas acho que provavelmente terei que abrir alguma janela na frente, sem alterar o desenho para não estragar o lindo desenho do mesmo!
O coitado do motor fica ali sem nada de ar !!! :shock:
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MacCross
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Mensagem por MacCross »

Bem...

Eu vou arriscar sem entrada de ar no meu Discus CS ( já é um pecado colocar motor, e deu... preguiça)

[img:cca8ed778b]http://i802.photobucket.com/albums/yy309/MacCross/P1000377.jpg[/img:cca8ed778b]

O Cularis tem essas aberturas:
[img:cca8ed778b]http://i802.photobucket.com/albums/yy309/MacCross/P1000378.jpg[/img:cca8ed778b]

e mais esta:
[img:cca8ed778b]http://i802.photobucket.com/albums/yy309/MacCross/P1000379.jpg[/img:cca8ed778b]

Outra possibilidade é fazer aberturas na fuselagem:

[img:cca8ed778b]http://i802.photobucket.com/albums/yy309/MacCross/entradadear.jpg[/img:cca8ed778b]
[img:cca8ed778b]http://i802.photobucket.com/albums/yy309/MacCross/entradadear2.jpg[/img:cca8ed778b]
[img:cca8ed778b]http://i802.photobucket.com/albums/yy309/MacCross/Entradadear3.jpg[/img:cca8ed778b]

ou usar um spinner com entrada de ar ( a caverna de fixação do motor terá que ter furos tb)

[img:cca8ed778b]http://i802.photobucket.com/albums/yy309/MacCross/Precision-Spinner-40-5-00mm-013725965_b_0.jpg[/img:cca8ed778b]
[img:cca8ed778b]http://i802.photobucket.com/albums/yy309/MacCross/Turbo-aluspinner-40mm-5-0mm-0311145_b_0.jpg[/img:cca8ed778b]

Ou... alguma combinação das anteriores
a1a_terabyte
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Mensagem por a1a_terabyte »

Olá

Uma sugestão, essa ventilação do Cularis é muito boa, cuidado para não exagerar nas aberturas e fragilizar a estrutura.
Outra coisa, a relação peso potência ficou de quanto? Eu usaria no máximo 200 Watts, acima disso é desperdício de material.
Eu vi ou parece que o motor está em Zero graus no plano horizontal. Em planadores você deve inclinar para baixo 6 graus e Zero na lateral. Sem isso quando vc der motor o motor vai tender a cabrar intensamente e estolar de motor cheio, precisando subir picando em permanência o que é desagradável e perigoso. Muita gente que me pediu opinião resistiu a esse conceito, mas aconselho....

tera
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Gerson B.
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Mensagem por Gerson B. »

Muito obrigado pelas dicas pessoal!!

Tera

Ainda não medi o ângulo em relação a horizontal, mas vou seguir sua dica. Pelo jeito acho que está com uma projeção para baixo, mas não sei se está chegando aos 6°.
Quanto a relação peso , potência, ainda vou checar para ver em que pé está.

MacCross

Obrigado pelas ilustrações dos sistemas de refrigeração! Vou tentar optar pelo spinner com janela , mas me preocupo com o balanceamento se for furar o prato do mesmo!
Talvez janela seja a melhor solução.

Hoje à noite vou dar mais alguns avanços e depois posto aqui

Abs
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Marco Aurélio Olivetto
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Mensagem por Marco Aurélio Olivetto »

Alguem fez alteração nos flaps para tornal-os "full"?
Uma opção seria a função “buterfly”.
Mas quero mesmo é aumentar o angulo de descida, já que o curso que vieram é muito pouco. Tenho varias ideias, mas nada concretizado.
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Marco Aurélio Olivetto
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Mensagem por Marco Aurélio Olivetto »

Essa foi a forma que o Lambreta encontrou
Até então, a melhor.
http://www.rcgroups.com/forums/attachment.php?attachmentid=3906566
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Lambreta
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Mensagem por Lambreta »

[quote:6931162256="a1a_terabyte"]Olá

Uma sugestão, essa ventilação do Cularis é muito boa, cuidado para não exagerar nas aberturas e fragilizar a estrutura.
Outra coisa, a relação peso potência ficou de quanto? Eu usaria no máximo 200 Watts, acima disso é desperdício de material.
Eu vi ou parece que o motor está em Zero graus no plano horizontal. Em planadores você deve inclinar para baixo 6 graus e Zero na lateral. Sem isso quando vc der motor o motor vai tender a cabrar intensamente e estolar de motor cheio, precisando subir picando em permanência o que é desagradável e perigoso. Muita gente que me pediu opinião resistiu a esse conceito, mas aconselho....

tera[/quote:6931162256]

[b:6931162256]E zero para a lateral??????[/b:6931162256]


Algo comum que fazem é mixar a chave com uma leve picada no profundor para evitar que ele cabre ao acionar o motor
Marco Aurélio
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Gerson B.
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Mensagem por Gerson B. »

[quote:46636cbaf0="Marco Aurélio Olivetto"]Alguem fez alteração nos flaps para tornal-os "full"?
Uma opção seria a função “buterfly”.
Mas quero mesmo é aumentar o angulo de descida, já que o curso que vieram é muito pouco. Tenho varias ideias, mas nada concretizado.[/quote:46636cbaf0]

Este modelo só veio com ailerons!!! Vcs pretendem fazer flaps? Teria que cortar o bordo de fuga ou pensam em algo tipo flaperon?
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MacCross
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Mensagem por MacCross »

Tem uns caras que cortaram flaps em modelos parecidos.
Olha aí:

[url]http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=604218&page=48&highlight=flaps#post9731066[/url]

Eu não cortei no meu Discus CS (por enquanto)... ainda nem voou.

Com flaps "originais" no DG1000 só conheço este
[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=14419[/url]

Vou usar ailerons pra cima no pouso pra começar (e muita torcida pra que reduza bem a velocidade).
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Patetta-MG
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Mensagem por Patetta-MG »

[quote:cb1ebd0a15="Lambreta"]

[b:cb1ebd0a15]E zero para a lateral??????[/b:cb1ebd0a15]

[/quote:cb1ebd0a15]

É isso mesmo monociclo... zero para a lateral... o Marcos andou me explicando isso ha uns tempos atrás... é que o torque exercido pelo motor não é grande o suficiente devido ao tamanho da asa da criança.

Abraços
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