Montagem do Planador DG1000 envergadura 2,60m
[quote:ac733d77d3="MacCross"]Vai ser um foguete subindo.
Uso um SK35-42 1000 com hélice de 12x6.5 num Cularis (1,6Kg) e já acho exagerado.
Ligo o motor por 10 a 15 segundos; é suficiente pra atingir altura em que fica desconfortável pilotar.
Assim o meu motor nunca esquenta (nem a bateria, nem o ESC) , mas o Cularis tem aberturas laterais perto do motor e na fuselagem por baixo da asa.[/quote:ac733d77d3]
O problema deste modelo é que não há nenhuma abertura para entrada ou saída de ar, (Apenas na parte traseira que possui três furos , sendo dois para links e um na parte central).
Não quero mudar a estética , mas acho que provavelmente terei que abrir alguma janela na frente, sem alterar o desenho para não estragar o lindo desenho do mesmo!
O coitado do motor fica ali sem nada de ar !!! :shock:
Uso um SK35-42 1000 com hélice de 12x6.5 num Cularis (1,6Kg) e já acho exagerado.
Ligo o motor por 10 a 15 segundos; é suficiente pra atingir altura em que fica desconfortável pilotar.
Assim o meu motor nunca esquenta (nem a bateria, nem o ESC) , mas o Cularis tem aberturas laterais perto do motor e na fuselagem por baixo da asa.[/quote:ac733d77d3]
O problema deste modelo é que não há nenhuma abertura para entrada ou saída de ar, (Apenas na parte traseira que possui três furos , sendo dois para links e um na parte central).
Não quero mudar a estética , mas acho que provavelmente terei que abrir alguma janela na frente, sem alterar o desenho para não estragar o lindo desenho do mesmo!
O coitado do motor fica ali sem nada de ar !!! :shock:
\_______(((( o ))))_______/
Bons vôos e ótimos pousos!
Bons vôos e ótimos pousos!
- MacCross
- membro
- Mensagens: 633
- Registrado em: Dom Dez 07, 2008 8:32 pm
- Localização: Santana de Parnaíba, SP
Bem...
Eu vou arriscar sem entrada de ar no meu Discus CS ( já é um pecado colocar motor, e deu... preguiça)
[img:cca8ed778b]http://i802.photobucket.com/albums/yy309/MacCross/P1000377.jpg[/img:cca8ed778b]
O Cularis tem essas aberturas:
[img:cca8ed778b]http://i802.photobucket.com/albums/yy309/MacCross/P1000378.jpg[/img:cca8ed778b]
e mais esta:
[img:cca8ed778b]http://i802.photobucket.com/albums/yy309/MacCross/P1000379.jpg[/img:cca8ed778b]
Outra possibilidade é fazer aberturas na fuselagem:
[img:cca8ed778b]http://i802.photobucket.com/albums/yy309/MacCross/entradadear.jpg[/img:cca8ed778b]
[img:cca8ed778b]http://i802.photobucket.com/albums/yy309/MacCross/entradadear2.jpg[/img:cca8ed778b]
[img:cca8ed778b]http://i802.photobucket.com/albums/yy309/MacCross/Entradadear3.jpg[/img:cca8ed778b]
ou usar um spinner com entrada de ar ( a caverna de fixação do motor terá que ter furos tb)
[img:cca8ed778b]http://i802.photobucket.com/albums/yy309/MacCross/Precision-Spinner-40-5-00mm-013725965_b_0.jpg[/img:cca8ed778b]
[img:cca8ed778b]http://i802.photobucket.com/albums/yy309/MacCross/Turbo-aluspinner-40mm-5-0mm-0311145_b_0.jpg[/img:cca8ed778b]
Ou... alguma combinação das anteriores
Eu vou arriscar sem entrada de ar no meu Discus CS ( já é um pecado colocar motor, e deu... preguiça)
[img:cca8ed778b]http://i802.photobucket.com/albums/yy309/MacCross/P1000377.jpg[/img:cca8ed778b]
O Cularis tem essas aberturas:
[img:cca8ed778b]http://i802.photobucket.com/albums/yy309/MacCross/P1000378.jpg[/img:cca8ed778b]
e mais esta:
[img:cca8ed778b]http://i802.photobucket.com/albums/yy309/MacCross/P1000379.jpg[/img:cca8ed778b]
Outra possibilidade é fazer aberturas na fuselagem:
[img:cca8ed778b]http://i802.photobucket.com/albums/yy309/MacCross/entradadear.jpg[/img:cca8ed778b]
[img:cca8ed778b]http://i802.photobucket.com/albums/yy309/MacCross/entradadear2.jpg[/img:cca8ed778b]
[img:cca8ed778b]http://i802.photobucket.com/albums/yy309/MacCross/Entradadear3.jpg[/img:cca8ed778b]
ou usar um spinner com entrada de ar ( a caverna de fixação do motor terá que ter furos tb)
[img:cca8ed778b]http://i802.photobucket.com/albums/yy309/MacCross/Precision-Spinner-40-5-00mm-013725965_b_0.jpg[/img:cca8ed778b]
[img:cca8ed778b]http://i802.photobucket.com/albums/yy309/MacCross/Turbo-aluspinner-40mm-5-0mm-0311145_b_0.jpg[/img:cca8ed778b]
Ou... alguma combinação das anteriores
-
- membro
- Mensagens: 859
- Registrado em: Qui Fev 17, 2005 11:09 pm
Olá
Uma sugestão, essa ventilação do Cularis é muito boa, cuidado para não exagerar nas aberturas e fragilizar a estrutura.
Outra coisa, a relação peso potência ficou de quanto? Eu usaria no máximo 200 Watts, acima disso é desperdício de material.
Eu vi ou parece que o motor está em Zero graus no plano horizontal. Em planadores você deve inclinar para baixo 6 graus e Zero na lateral. Sem isso quando vc der motor o motor vai tender a cabrar intensamente e estolar de motor cheio, precisando subir picando em permanência o que é desagradável e perigoso. Muita gente que me pediu opinião resistiu a esse conceito, mas aconselho....
tera
Uma sugestão, essa ventilação do Cularis é muito boa, cuidado para não exagerar nas aberturas e fragilizar a estrutura.
Outra coisa, a relação peso potência ficou de quanto? Eu usaria no máximo 200 Watts, acima disso é desperdício de material.
Eu vi ou parece que o motor está em Zero graus no plano horizontal. Em planadores você deve inclinar para baixo 6 graus e Zero na lateral. Sem isso quando vc der motor o motor vai tender a cabrar intensamente e estolar de motor cheio, precisando subir picando em permanência o que é desagradável e perigoso. Muita gente que me pediu opinião resistiu a esse conceito, mas aconselho....
tera
Muito obrigado pelas dicas pessoal!!
Tera
Ainda não medi o ângulo em relação a horizontal, mas vou seguir sua dica. Pelo jeito acho que está com uma projeção para baixo, mas não sei se está chegando aos 6°.
Quanto a relação peso , potência, ainda vou checar para ver em que pé está.
MacCross
Obrigado pelas ilustrações dos sistemas de refrigeração! Vou tentar optar pelo spinner com janela , mas me preocupo com o balanceamento se for furar o prato do mesmo!
Talvez janela seja a melhor solução.
Hoje à noite vou dar mais alguns avanços e depois posto aqui
Abs
Tera
Ainda não medi o ângulo em relação a horizontal, mas vou seguir sua dica. Pelo jeito acho que está com uma projeção para baixo, mas não sei se está chegando aos 6°.
Quanto a relação peso , potência, ainda vou checar para ver em que pé está.
MacCross
Obrigado pelas ilustrações dos sistemas de refrigeração! Vou tentar optar pelo spinner com janela , mas me preocupo com o balanceamento se for furar o prato do mesmo!
Talvez janela seja a melhor solução.
Hoje à noite vou dar mais alguns avanços e depois posto aqui
Abs
\_______(((( o ))))_______/
Bons vôos e ótimos pousos!
Bons vôos e ótimos pousos!
- Marco Aurélio Olivetto
- membro
- Mensagens: 131
- Registrado em: Seg Jul 26, 2010 11:40 am
- Localização: BH-MG
- Marco Aurélio Olivetto
- membro
- Mensagens: 131
- Registrado em: Seg Jul 26, 2010 11:40 am
- Localização: BH-MG
[quote:6931162256="a1a_terabyte"]Olá
Uma sugestão, essa ventilação do Cularis é muito boa, cuidado para não exagerar nas aberturas e fragilizar a estrutura.
Outra coisa, a relação peso potência ficou de quanto? Eu usaria no máximo 200 Watts, acima disso é desperdício de material.
Eu vi ou parece que o motor está em Zero graus no plano horizontal. Em planadores você deve inclinar para baixo 6 graus e Zero na lateral. Sem isso quando vc der motor o motor vai tender a cabrar intensamente e estolar de motor cheio, precisando subir picando em permanência o que é desagradável e perigoso. Muita gente que me pediu opinião resistiu a esse conceito, mas aconselho....
tera[/quote:6931162256]
[b:6931162256]E zero para a lateral??????[/b:6931162256]
Algo comum que fazem é mixar a chave com uma leve picada no profundor para evitar que ele cabre ao acionar o motor
Uma sugestão, essa ventilação do Cularis é muito boa, cuidado para não exagerar nas aberturas e fragilizar a estrutura.
Outra coisa, a relação peso potência ficou de quanto? Eu usaria no máximo 200 Watts, acima disso é desperdício de material.
Eu vi ou parece que o motor está em Zero graus no plano horizontal. Em planadores você deve inclinar para baixo 6 graus e Zero na lateral. Sem isso quando vc der motor o motor vai tender a cabrar intensamente e estolar de motor cheio, precisando subir picando em permanência o que é desagradável e perigoso. Muita gente que me pediu opinião resistiu a esse conceito, mas aconselho....
tera[/quote:6931162256]
[b:6931162256]E zero para a lateral??????[/b:6931162256]
Algo comum que fazem é mixar a chave com uma leve picada no profundor para evitar que ele cabre ao acionar o motor
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
[quote:46636cbaf0="Marco Aurélio Olivetto"]Alguem fez alteração nos flaps para tornal-os "full"?
Uma opção seria a função “buterfly”.
Mas quero mesmo é aumentar o angulo de descida, já que o curso que vieram é muito pouco. Tenho varias ideias, mas nada concretizado.[/quote:46636cbaf0]
Este modelo só veio com ailerons!!! Vcs pretendem fazer flaps? Teria que cortar o bordo de fuga ou pensam em algo tipo flaperon?
Uma opção seria a função “buterfly”.
Mas quero mesmo é aumentar o angulo de descida, já que o curso que vieram é muito pouco. Tenho varias ideias, mas nada concretizado.[/quote:46636cbaf0]
Este modelo só veio com ailerons!!! Vcs pretendem fazer flaps? Teria que cortar o bordo de fuga ou pensam em algo tipo flaperon?
\_______(((( o ))))_______/
Bons vôos e ótimos pousos!
Bons vôos e ótimos pousos!
- MacCross
- membro
- Mensagens: 633
- Registrado em: Dom Dez 07, 2008 8:32 pm
- Localização: Santana de Parnaíba, SP
Tem uns caras que cortaram flaps em modelos parecidos.
Olha aí:
[url]http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=604218&page=48&highlight=flaps#post9731066[/url]
Eu não cortei no meu Discus CS (por enquanto)... ainda nem voou.
Com flaps "originais" no DG1000 só conheço este
[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=14419[/url]
Vou usar ailerons pra cima no pouso pra começar (e muita torcida pra que reduza bem a velocidade).
Olha aí:
[url]http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=604218&page=48&highlight=flaps#post9731066[/url]
Eu não cortei no meu Discus CS (por enquanto)... ainda nem voou.
Com flaps "originais" no DG1000 só conheço este
[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=14419[/url]
Vou usar ailerons pra cima no pouso pra começar (e muita torcida pra que reduza bem a velocidade).
- Patetta-MG
- membro
- Mensagens: 1072
- Registrado em: Sex Jul 27, 2007 2:08 pm
- Localização: Itaúna - MG
[quote:cb1ebd0a15="Lambreta"]
[b:cb1ebd0a15]E zero para a lateral??????[/b:cb1ebd0a15]
[/quote:cb1ebd0a15]
É isso mesmo monociclo... zero para a lateral... o Marcos andou me explicando isso ha uns tempos atrás... é que o torque exercido pelo motor não é grande o suficiente devido ao tamanho da asa da criança.
Abraços
[b:cb1ebd0a15]E zero para a lateral??????[/b:cb1ebd0a15]
[/quote:cb1ebd0a15]
É isso mesmo monociclo... zero para a lateral... o Marcos andou me explicando isso ha uns tempos atrás... é que o torque exercido pelo motor não é grande o suficiente devido ao tamanho da asa da criança.
Abraços