CopterX 450 SE V2 - dificuldade no pouso

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Avatar do usuário
Gazo
membro
Mensagens: 1975
Registrado em: Qua Mar 03, 2010 3:25 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Gazo »

Faltou comentar sobre como pousar mais macio. É simples.

No início, não use Thr Hold. Faça o seguinte, com a curva de passo linear, pode ser -4 a 10º, configure a curva do motor de modo a manter constante a HS. Se usar o modo gov do ESC melhor ainda.

O truque basicamente é deixar o stick linear. Aí, para pousar bem macio é com o treino mesmo. A HS constante facilita demais.

Se estiver caindo a rotação na hora do pouso, o heli despenca.

Então, só use o Thr Hold quando estiver mais experiente. Lembrando, heli com HS mais baixa, principalmente quando começa a sofre com efeito solo, o heli tende a tombar. Experimentem isso no simulador. Desde que o simulador seja bom, o heli vai ter esta tendência. Resumindo, quando a HS desce demais, você perde comando para comensar a tendência do heli, logo, tomba!

Abraços.
romulofc
membro
Mensagens: 706
Registrado em: Seg Set 24, 2007 9:07 am
Localização: São Paulo/Santa Rita do Sapucai

Mensagem por romulofc »

Gazo, você pode ter opinião diferente, mas nem por isso os outros estão errados,isso vem da experiência de cada um, eu particularmente não recomendo curva de passo linear para iniciantes, nem controlar o tempo de voo pelo timer, o cara está aprendendo a voar, ainda não tem sensibilidade para saber quando a bateria já está num nível mínimo de carga recomendável, melhor usar algum tipo de alarme, nem precisa ser por telemetria, há no mercado vários tipos de alarmes com leds e buzinas, simples e baratos.

Rômulo
Avatar do usuário
Gazo
membro
Mensagens: 1975
Registrado em: Qua Mar 03, 2010 3:25 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Gazo »

Meu rádio tem timer. Uso o dele. Assim como possuo telemetria.

Se o cara vai voar um heli que usa LiPo, tem que ter em mente os valores que pode carregar e descarregar a bateria. Isso se não quiser correr risco de vida! Não estou exagerando. Já vi e tive LiPo incendiada. E muitos caso que vejo, é por descuido do modelista.
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3452
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

É, no que diz respeito a importância do passo negativo, é inegável sua utilidade. Eu mesmo viví uma situação onde se não tivesse passo negativo suficiente (idle 1 c/ -6°), não teria trazido inteiro meu helimodelo pro chão!!! Decolei e a uns 10 ms de altura veio uma ventania ascendente que jogou o heli pra cima e longe. Aí começou uma briga. O heli ia para um lado, para o outro, embicava, empinava e eu gelado embaixo! Vai cair, vai cair, pensava. Nessa altura meu boné já tinha tinha voado pra bem longe. Acho que eu nem piscava de tão ligado e tenso!!! Mas, lentamente vim trazendo o heli de volta pro chão até pousar, inteiro, graças à Deus!!! Fiquei uns 5 min agachado, do lado do danado, até o coração sair de debaixo do queixo. Guardei tudo na maleta e fui embora!!! Não quiz dar mole pro azar!!! Já tava no carro quando me lembrei do boné. Voltei pra pegar!!!
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
romulofc
membro
Mensagens: 706
Registrado em: Seg Set 24, 2007 9:07 am
Localização: São Paulo/Santa Rita do Sapucai

Mensagem por romulofc »

O meu rádio também tem timer e telemetria, mesmo assim acho que para um novato não faz sentido ficar se preocupando com isso, mais coisas para programar e controlar, basta colocar no cabo de balanceamento da bateria uma plaquinha que custa menos de R$ 5,00, quando em voo as células ficarem abaixo no mínimo recomendado os led´s verdes se apagam, se acendem os vermelhos e soa uma buzininha, simples e barato.

Para que complicar uma coisa que se pode fazer de modo simples, barato e eficiente, o resultado e o objetivos são os mesmos, preservar a bateria sem risco de vida para ninguém.

Rômulo
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7807
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

Marca no relógio então oras :roll:

Nop. Os carregadores deixam com 3,7v por célula. Aqui tudo bem... Agora, abaixo de 3,0v vc vai matar a LiPo.
Avatar do usuário
jhonas900
membro
Mensagens: 584
Registrado em: Ter Ago 16, 2011 8:05 pm
Localização: Curitiba/PR,19

Mensagem por jhonas900 »

[quote:7b919e040d="romulofc"]O meu rádio também tem timer e telemetria, mesmo assim acho que para um novato não faz sentido ficar se preocupando com isso, mais coisas para programar e controlar, basta colocar no cabo de balanceamento da bateria uma plaquinha que custa menos de R$ 5,00, quando em voo as células ficarem abaixo no mínimo recomendado os led´s verdes se apagam, se acendem os vermelhos e soa uma buzininha, simples e barato.

Para que complicar uma coisa que se pode fazer de modo simples, barato e eficiente, o resultado e o objetivos são os mesmos, preservar a bateria sem risco de vida para ninguém.

Rômulo[/quote:7b919e040d]

Simples,essas plaquinhas apitam em uma tensão abaixo da ideal para se manter a qualidade da bateria.


[quote:7b919e040d="Pedro Scherz"]Os carregadores que tem a função storage descarregam até 3V/cel, não é? Então porque não posso descarregar a bateria até 3V em voo? Pela corrente?

Vou programar essa curva sugerida pelo Gazo no idle do meu radio, para quando for voar em condições mais adversas do que as da garagem da minha casa!

Meu rádio não tem timer, não tenho telemetria e nem tenho intenção de ter. Geralmente quando estou voando não consigo nem falar e olhar para algo que não seja o heli rsss Esse multimetro é muuuito útil e ainda custa menos que um cafezinho! Aqui está super aprovado! Pode ser que para quem voa 3D ou voa com o heli longe, esse tipo de multimetro não atenda. Mas para iniciantes e amadores...[/quote:7b919e040d]

O modo Storage de lipo mantem a tensão em 3.8v(o ideal) e não 3V que é o limite para conseguir carregar a bateria novamente,mas levando a bateria abaixo de 3.8v/3.7 já estará prejudicando a mesma.
Tarot 450 Pro v2 FBL, Align Trex 250 e 250Pro, Wasp Nano CPX(a caminho)
Avatar do usuário
Gazo
membro
Mensagens: 1975
Registrado em: Qua Mar 03, 2010 3:25 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Gazo »

Pedro Scherz,

O que eu vejo com frequência, é que o modo Storage dos carregadores colocam as baterias em 3,8 a 3,85V por célula. Isso para armazená-las. Quando vai usar isso? Quando por exemplo for viajar e não for levar os helis, deixando uma, duas ou três semana encostado.

Com a experiência, vai ver que descarregando as lipos em voo a valores abaixo de 3,7V por célula, vai perceber que a mesma esquenta e estufa. O ideal é não voar abaixo disso. Aliás, pode até voar, na emergência.

Esta situação de emergência vai ocorrer quando estiver voando out door e o timer expirar. Quando estiver trazendo o heli para pouso pode acontecer de pegar um vento muito forte e não conseguir pousar. Aí vai começar um hover sem possibilidades de pouso. Ao final do vento, rajadas por exemplo, aí sim, vai conseguir pousar.

Então, abaixo de 3,7V por célula, as lipos descarregam muito rápido. Bem diferente dos 4,2V até os 3,8V por célula.

Lembrando, as lipos não tem efeito memória. Mesmo que a capacidade da mesma esteja prejudicada, existem procedimentos para recuperá-las.
Avatar do usuário
kcabun77
membro
Mensagens: 364
Registrado em: Sex Dez 16, 2011 11:50 am

Mensagem por kcabun77 »

Estive pensando aqui com meus botões essa questão das lipos e cheguei ao seguinte: sempre vi dizer de elas tem tensão nominal de 3,7v, carregada até 4,2v e podem ser descarregadas a um mínimo de 3,3v ou 3v já quase danificando a célula. Mas então pensei, e qual seria valor para 100% de carga e qual valor para 0%? Levando em consideração que o tal Storage mantém as baterias com 40% de carga (3,8v) e com 100% elas medem 4,2v, então o valor para 0% seria perto dos 3,7v citados pelos ilustres! Seria mais ou menos como o tanque do carro, dos 3,7 aos 3,3 seria uma reserva da bateria. Então se quisermos conservar nossas baterias, devemos ficar numa margem mínima próximas dos 3,7 Volts e evitar a reserva! As plaquinhas ajudam a não esgotar a bateria, mas elas apitam quando a mesma já tá por volta de 3,3v, e se vc tiver longe, corre o risco do modelo "morrer", já quase aconteceu comigo com o heli e várias vezes com meus colegas dos aeros. Mas quando se é novato, bateria nova, só hover baixo, aí até que vale, mas apitou, desça logo!
Responder