Fonte para carregadores

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3310
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

A minha cara.
Anexos
DSC04934.JPG
DSC04934.JPG (16.44 KiB) Exibido 8848 vezes
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
roberto.mazza
membro
Mensagens: 787
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 8:36 pm
Localização: São Paulo - SP -51

Mensagem por roberto.mazza »

ÔPA!!! A ultima foi um susto hehehehehe
Legal, pra mim que tenho conhecimento bem básico, vai dar uma força pra montagem.
Brigadão
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:b124f3c4a1="CONDOR 2"]A minha cara.[/quote:b124f3c4a1]

Faltou o numero na parte debaixo tiu.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3310
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

[quote:dffee9b82d="Marco Antonio"][quote:dffee9b82d="CONDOR 2"]A minha cara.[/quote:dffee9b82d]

Faltou o numero na parte debaixo tiu.[/quote:dffee9b82d]

Saidinha de natal....
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3310
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Potencia de um transformador e algumas considerações sobre perdas:

Existem perdas no transformador que são por histerese e pelas correntes de Foucaut

Histerese é compensada com laminação , uso de núcleo magnetizável e desmagnetizável (permeabilidade) geralmente ferro silício ou "ferro doce", já que é necessário uma pequena quantidade de potencia para cada vez que o campo magnético muda de sentido (60 vezes por segundo) e essa perda que você se refere não é tão acentuada assim.

Correntes de Foucaut:
Quando um campo magnético variável produzido pelo primário atravessa o núcleo pequenas correntes são geradas no ferro do núcleo e essas correntes dissipam potencia ao atravessarem a resistencia do ferro.
Para reduzir ao mínimo as correntes de Foucaut usa-se laminas de ferro parafusadas ou prensadas umas nas outras e não UM BLOCO DE FERRO MACIÇO (geralmente oxidando-se a superfície das lâminas).
Assim as correntes de Foucaut ficam bem reduzidas.

E alem disso os transformadores são especificados e construídos em VA ( VOLT-AMPERE) e não Watts.
O VA indica a POTENCIA APARENTE que o transformador é capaz de transferir, que é sempre maior que a potencia real em Watts.
Além do mais nos cálculos e na construção do transformador são considerada já as perdas.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3310
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Um exemplo de fonte variável:

RV1 pode ser de 630 á 1K2 ohms.
Anexos
fonte regulavel..JPG
fonte regulavel..JPG (23.44 KiB) Exibido 8600 vezes
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3310
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Aí vai uma tabela de fios esmaltados:

Editado pela última vez por CONDOR 2 em Ter Jan 26, 2016 9:48 pm, em um total de 1 vez.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3310
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Um sistema de proteção de fontes de alimentação para 15 volts:

Pode ser aplicado em tensões menores ou maiores apenas trocando o diodo zener para a tensão de proteção.

Funcionamento:

O circuito detecta quando a tensão excede os 15 volts e faz com que o diodo zener de 15 volts conduza.
Quando o diodo zener conduz, a porta do SCR faz com que o SCR conduza e feche o circuito provocando um curto circuito entre o positivo e o terra , queimando o fusível de 15 amperes em série com a alimentação desligando a saída.

Old V out é a entrada da fonte
New V out é a saída para a carga.

Editado pela última vez por CONDOR 2 em Ter Jan 26, 2016 7:41 pm, em um total de 1 vez.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3310
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Mais um arquivo para base em construção de fontes.

Noções básicas.

http://www.changpuak.ch/electronics/dow ... DESIGN.pdf
Editado pela última vez por CONDOR 2 em Ter Jan 26, 2016 11:53 pm, em um total de 1 vez.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3310
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Mais um esquema e fonte para carregadores.

13,8 Volts X 30 amperes.

Taí o esquema.

Editado pela última vez por CONDOR 2 em Ter Jan 26, 2016 10:14 pm, em um total de 4 vezes.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Responder