Balanceador para LI-po Li-on agora com FOTOS

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Sergio....

Nem vou comentar nada porque vc está se tornando incoveniente.. não vou mais responder a seus comentarios, escreve o que quiser ache o que quiser e se isso persistir é um minuto pra eu pedir ao moderador pra apagar o post e acaba a festa.

Então vou pedir uma unica vez

NÃO TORRA A MINHA PACIENCIA E VAI PROCURAR OUTRO PRA ENCHER!

Obrigado e boa noite!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
lenildo
membro
Mensagens: 534
Registrado em: Ter Set 30, 2003 9:27 pm
Localização: Brasília/DF

Mensagem por lenildo »

Marco,

Você mediu a tensão em cada célula antes e depois do balanceamento ? Esta é uma forma de saber se o balanceamento funcionou, estou correto ?
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

claro que fiz isso..... e nem precisa medir pois a placa acende o led assim que a tensão chegar no ponto correto..... medi tb depois de retirar a bat já devidamente carregada e todas as células apresentavam a mesma tensão o que não ocorria antes de iniciar o processo.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Sergio Massara
membro
Mensagens: 409
Registrado em: Sáb Nov 06, 2004 10:58 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Sergio Massara »

É realmente dificil discutir com quem nao admite o proprio erro. E o erro é de uso e nao do circuito.

Por que apagar ? Nao estou agredidindo, apenas tentando discutir parte técnica.

Mas oq acontece ? Vc sempre desvia. É o dono da razao... Por que simplesmente nao mostra onde está o erro do meu último post ?

Vou dar um exemplo p/ quem for usar esse balanceador.

O grande problema é que qdo o LED acende ainda vai carga p/ a célula. Só que em tensao cte. (comprovado pelo marco)

(isso da para fazer como teste)

Bateira 2S. Uma célula está a 4.1V a outra a 3.0V

Poe tudo p/ carregar com os balanceadores.

A de 4.1V chegará em 5 minutos aos 4.2, LED respectivo acende. Ela continua carregando com tensao cte até a corrente cair a zero.
A de 3.1V demorará 40 minutos p/ acender seu LED. Se bobiar a de 4.1 já zerou sua corrente de carga.

O segundo LED acende e o cara pensa. Hummm ambas estao a 4.2V, vou tirar e colocar no apache.

(o erro aqui é achar q estao em 4.2V sem carga, mas os LEDs mostram que estao a 4.2V com carga (tudo ligado))

Bom, ele tira os balanceadores e nao verifica a voltagem. Mas uma estará a 4.2V e a outra a 3.8.

4.2 + 3.8 = 8 que é menor que 8.4 e o apache colocará 1C.

Nesse momento eu prefiro sair de perto....
lenildo
membro
Mensagens: 534
Registrado em: Ter Set 30, 2003 9:27 pm
Localização: Brasília/DF

Mensagem por lenildo »

Eu não quero entrar na polêmica, até pq. meu conhecimento em eletrônica é básico (hobbysta). Mas tenho interesse em adquirir o equipamento e preciso conhecê-lo.

Sérgio,

Se o Led acendeu não está em 4.2V ? Como pode os dois leds acenderem e uma célula está com 4.2V e a outra com 3.8V ?
Avatar do usuário
Sergio Massara
membro
Mensagens: 409
Registrado em: Sáb Nov 06, 2004 10:58 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Sergio Massara »

Lenildo. Sim, ambos estao com 4.2V, mas durante a carga, corrente entrando em cada celula.

Se vc soltar e medir, a corrente para de entrar e a celula com menos mAh terá uma volgagem menor.

Lithium carregam assim. No trecho de voltagem cte elas ficam em 4.2V. O que muda é que com o tempo elas absorvem cada vez menos corrente.

Os balanceadores do marco sao como carregadores no trecho de voltagem cte.

Tudo funciona bem, bastanto desligar os balanceadores qdo ambas estao totalmente carregadas.
Avatar do usuário
Sergio Massara
membro
Mensagens: 409
Registrado em: Sáb Nov 06, 2004 10:58 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Sergio Massara »

Alex, voce que entende bem de carregadores e baterias e tem bom senso podia dar uma ajuda na discussao.
Avatar do usuário
Sergio Massara
membro
Mensagens: 409
Registrado em: Sáb Nov 06, 2004 10:58 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Sergio Massara »

Só para frisar.

Uma lipo desligada só fica a 4.2V uma única vez. Quando está cheia. Se vc ligar seu aviao durante 10 segundos e desligar haverá uma queda de voltagem.

É ilusório achar q com o LED aceso a celula _solta_ está com 4.2V.

A unica forma de uma celula de _carga incompleta_ ficar com 4.2V é se tem corrente entrando. Esse é o caso do balanceador q ninguem aqui quer perceber.

Atari, por isso o balanceador nao tira toda a corrente.

-----

Marco, isso é meio sério. O pessoal vai estragar as baterias. Nao pelo circuito que é bom, mas pelo mal uso. Todo mundo erra, inclusive vc.
Avatar do usuário
Sergio Handa
membro
Mensagens: 313
Registrado em: Ter Mar 16, 2004 10:17 am
Localização: Osasco - SP

Mensagem por Sergio Handa »

Bom eu li todo o processo no R/C Groups e achei interessante e lógico a técnica.

Sergio eu acho que não haverá esta diferença grande de tensão após desligar o desbalanceador com todos os leds acesos, mesmo porque este "degrau" de tensão só ocorre quando a célula esta submetida a altas correntes, que não é o caso, pois a célula estando próximo dos 4,2V recebe pouquíssima corrente.

Ao meu ver este circuito é muito seguro e trará muita tranquilidade principalmente para o pessoal mais leigo em eletrônica. Sabemos que qualquer célula, de qualquer tipo pode mudar de tensão (geralmente cair), por isso realmente é muito difícil que todas estejam exatamente iguais com centésimos de precisão. Se houver alguma diferença de tensão ao final da carga, esta será mínima, o suficiente para não causar danos as células.

Já existem vários circuitos semelhantes descritos na Internet e outros sendo comercializados. Não é possível que todos estejam equivocados ao mesmo tempo.

Veja a descrição do Orbit Lipo Checker:

The Orbit LiPo-checker is a precision voltage supervisory unit for rechargeable lithium battery cells (Lipo). It is simply connected or plugged to paralleled lithium cells. An ultra-bright LED digitizes the voltage curve of the cell(s) into: voltage is constant = (LED-OFF), voltage rise (LED-FLASHES) and overvoltage (LED-ON). An controlled current sink discharges the cells to an allowed level. This can balance the lithium cells in a pack to equal voltages. An alarm output is activated if the max or min voltage is reached anyway.

Sergio e Marco, vocês têm contribuido muito com este assunto. Não vamos deixar de termos estas valiosas dicas por aqui heim :evil:
Sergio Handa
---------------------------------------
Avatar do usuário
Sergio Massara
membro
Mensagens: 409
Registrado em: Sáb Nov 06, 2004 10:58 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Sergio Massara »

Handa, repetindo, o circuito é bom.

Melhor:
COMPREM O BALANCEADOR DO MARCO ANTONIO !!!!

Em todas as minhas msg estou apenas criticando o uso errado.

A afirmacao do Marco:
"desligar e colocar no carregador qdo todos LEDs acender"
é equivocada.

Deveria ser:
"Qdo todos os LEDs acender, espere as celulas completar a carga. O metodo simples de ser feito é aguardar mais X minutos."
Responder