Curva de aceleração e passo (para iniciantes no hobby)
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A materia e sensacional !!!! entao vaos acabar enteder !!! quando o heli esta ligado,em macha lenta, o angula da pas esta -2 neg. ai uai, quando o stick esta em 50% do curso ele ja esta saindo do ponto neg. que estava em -2 e passa a zero caminhando para 6 graus +, ai ele ja esta decolando, sendo que quando o stick chegar a 100% as pas estara com com angulo de 11 graus +.......bom acabei de montar um raptor 50 titan , eu posso usar esta configuraçao??????????, desde de ja muito obrigado ,73ss marcio jacomini
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Minha duvida seria se não poderia se fazer uma regulagem linear da curva de potencia (rotação), tipo, no ponto 1 (0% do stick) seria 0% de potencia, aí no ponto 2 (25% do stick) seria 25% da potencia, no ponto 3 (50% do stick) 50 % da potencia, e assim por diante.
E se o ângulo máximo das pás é 11 graus, haveria algum inconveniente de se deixar 0 graus quando o stick está no 0% de curso, ou o valor de -2 graus é o mais indicado?
De repente também fazer uma curva linear de passo, tipo no ponto 1 (0% do stick) seria 0 graus, no ponto 2 (25% do stick) seria 2,75 graus, no ponto 3 (50% do stick) seria 5,5 graus, no ponto 4 (75% do stick) seria 8,25 graus e no ponto 5 (100% stick) seria os 11 graus maximos.
E se o ângulo máximo das pás é 11 graus, haveria algum inconveniente de se deixar 0 graus quando o stick está no 0% de curso, ou o valor de -2 graus é o mais indicado?
De repente também fazer uma curva linear de passo, tipo no ponto 1 (0% do stick) seria 0 graus, no ponto 2 (25% do stick) seria 2,75 graus, no ponto 3 (50% do stick) seria 5,5 graus, no ponto 4 (75% do stick) seria 8,25 graus e no ponto 5 (100% stick) seria os 11 graus maximos.
Pessoal
Minha dúvida é a seguinte:
Tenho um Futaba 7CAP e a curva de Pitch é em porcentagem e não em graus...
Como eu devo proceder.
Eu acabei de colocar um Rotor com 3 pás e ele não tem flybar... já fiz os testes de voo e tá legal... porém preciso refazer a curva de passo. o procedimento eu entendi perfeitamente... mas o problema será converter os graus em porcentagem.
Minha dúvida é a seguinte:
Tenho um Futaba 7CAP e a curva de Pitch é em porcentagem e não em graus...
Como eu devo proceder.
Eu acabei de colocar um Rotor com 3 pás e ele não tem flybar... já fiz os testes de voo e tá legal... porém preciso refazer a curva de passo. o procedimento eu entendi perfeitamente... mas o problema será converter os graus em porcentagem.
Helis 100 e 500/Parapente/Tucano/Spitfire/P-51/AMX/F-14/F-16/F-22/F-35/Mirage2000/Zagis 85-100-120/Reptile 500
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Rafael Metring, passo é uma coisa, velocidade de rotação do rotor é outra. Passo é o ângulo que a pá do rotor faz xom uma linha imaginária, perpendidular ao eixo. Quanto mais passo, mais inclinada está a pá em relação a essa linha, ou seja, haverá uma maior força do ar contra a pá, gerando mais arrasto e mais sustentação.
Imagine um ventilador que tivesse suas pás emn ângulo zero, não sopraria nenhum vento para frente. Já uma pá com ângulo 90° sopraria ar só para o lado, nem para frente nem para trás.
Então, como num helicoptero RC, pelo menos esses mais simples, voce não tem uma alavanca que comande o passo e uma que comande a rotação, esses dois comandos estão fundidos na mesma alavanca, que no caso é o sitck esquerdo, então quando voce sobe o stick dando rotação ao motor voce também dá comando de passo ou seja, a pá aumenta o angulo de ataque soprando ar para baixo. Nos rádios programáveis voce pode configurar o ângulo de ataque das pás segundo pontos pré determinados, bem como a rotação do motor.
Vocepode fazer uma cruva linear, ou exponencial, ou outro tipo, dependendo do estilo de vôo.
Imagine um ventilador que tivesse suas pás emn ângulo zero, não sopraria nenhum vento para frente. Já uma pá com ângulo 90° sopraria ar só para o lado, nem para frente nem para trás.
Então, como num helicoptero RC, pelo menos esses mais simples, voce não tem uma alavanca que comande o passo e uma que comande a rotação, esses dois comandos estão fundidos na mesma alavanca, que no caso é o sitck esquerdo, então quando voce sobe o stick dando rotação ao motor voce também dá comando de passo ou seja, a pá aumenta o angulo de ataque soprando ar para baixo. Nos rádios programáveis voce pode configurar o ângulo de ataque das pás segundo pontos pré determinados, bem como a rotação do motor.
Vocepode fazer uma cruva linear, ou exponencial, ou outro tipo, dependendo do estilo de vôo.
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Excelente tópico, porém como todo iniciante tb me surgiram algumas dúvidas em relação aos graus....pois bem meu stick em 50% ou seja 0º esta ok, porém qdo coloco o stick em 0% uma pá fica em -2º e a outra fica em -3.5º e com o stick em 100% uma fica a +11º e a outra a +9º....agora pergunto se com o stick em 50% elas fica a 0º pq com o stick - ou + os graus sào diferentes? e outra coisa notei que qdo movo o stick de 0% a 100% uma das pás não faz um curso completo...oq pode ser? links? trimagem?
Richardtezzei as pas tem que ter ângulos de ataque iguais...verifique a linkagem se está toda uniforme. verifique se algum servo não está bichado. Um colega nosso aqui de Porto Alegre estava com o copter-x com problema parecido, dava stick e uma pá apenas se movia dando mais passo a outra permanecia nivelada. ai quando acelerava o helicoptero tinha tendencia de girar como se estivesse dando comando de aileron.
Pode ser também algum ajuste mal feito no setup do radio
Pode ser também algum ajuste mal feito no setup do radio