Curva de aceleração e passo (para iniciantes no hobby)

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
cmte. jacomini
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Ter Mai 19, 2009 9:13 pm
Localização: contagem-mg

Mensagem por cmte. jacomini »

A materia e sensacional !!!! entao vaos acabar enteder !!! quando o heli esta ligado,em macha lenta, o angula da pas esta -2 neg. ai uai, quando o stick esta em 50% do curso ele ja esta saindo do ponto neg. que estava em -2 e passa a zero caminhando para 6 graus +, ai ele ja esta decolando, sendo que quando o stick chegar a 100% as pas estara com com angulo de 11 graus +.......bom acabei de montar um raptor 50 titan , eu posso usar esta configuraçao??????????, desde de ja muito obrigado ,73ss marcio jacomini
italobrasil2007
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Dom Abr 12, 2009 1:08 pm
Localização: rio de janeiro

Mensagem por italobrasil2007 »

ola pessoal tenho dx7 dsm2 algeum sabe como passar na configuração do radio o comando do motor pro lado direito rotoe e passo como se faz no futaba via programação quando se liga o radio...obrigado
Foi 2
membro
Mensagens: 850
Registrado em: Seg Mai 11, 2009 12:03 pm
Localização: Port oAlegre - RS

Mensagem por Foi 2 »

Minha duvida seria se não poderia se fazer uma regulagem linear da curva de potencia (rotação), tipo, no ponto 1 (0% do stick) seria 0% de potencia, aí no ponto 2 (25% do stick) seria 25% da potencia, no ponto 3 (50% do stick) 50 % da potencia, e assim por diante.

E se o ângulo máximo das pás é 11 graus, haveria algum inconveniente de se deixar 0 graus quando o stick está no 0% de curso, ou o valor de -2 graus é o mais indicado?

De repente também fazer uma curva linear de passo, tipo no ponto 1 (0% do stick) seria 0 graus, no ponto 2 (25% do stick) seria 2,75 graus, no ponto 3 (50% do stick) seria 5,5 graus, no ponto 4 (75% do stick) seria 8,25 graus e no ponto 5 (100% stick) seria os 11 graus maximos.
Avatar do usuário
Prego
membro
Mensagens: 759
Registrado em: Qui Jun 01, 2006 11:01 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Prego »

Pessoal
Minha dúvida é a seguinte:

Tenho um Futaba 7CAP e a curva de Pitch é em porcentagem e não em graus...
Como eu devo proceder.
Eu acabei de colocar um Rotor com 3 pás e ele não tem flybar... já fiz os testes de voo e tá legal... porém preciso refazer a curva de passo. o procedimento eu entendi perfeitamente... mas o problema será converter os graus em porcentagem.
Helis 100 e 500/Parapente/Tucano/Spitfire/P-51/AMX/F-14/F-16/F-22/F-35/Mirage2000/Zagis 85-100-120/Reptile 500
leodealmeida
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Qua Fev 25, 2009 2:26 pm
Localização: BRASILIA-DF

Mensagem por leodealmeida »

Prezados,

Desculpem mas não consegui ver as fotos nem o link para as mesmas... Aguém pode me ajudar...
antonio carlos pasini
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Sex Ago 07, 2009 1:01 am
Localização: alvorada rs

Mensagem por antonio carlos pasini »

[quote:e7e83bb384="kanayoung"]É amigo isto não tem volta não, vicia!


Bem vindo ao forum.

Abraços.[/quote:e7e83bb384]
amigo eu tenho uma duvida aqui com mew belt cp eu ligo ele e acelero e ele começa agirar oq pode ser [color=red:e7e83bb384][/color:e7e83bb384]
Avatar do usuário
coelho72
membro
Mensagens: 1043
Registrado em: Sex Ago 18, 2006 9:23 pm
Localização: Pelotas / RS

Mensagem por coelho72 »

Parabéns pelo tutorial, eu não fazia idéia de como usar o pitch gauge e depois de ler, ficou claríssimo.

Só é uma pena o pessoal ficar poluindo o tópico com perguntas que não são relacionadas com o seu tutorial, em vez de criar seus próprios tópicos.
Foi 2
membro
Mensagens: 850
Registrado em: Seg Mai 11, 2009 12:03 pm
Localização: Port oAlegre - RS

Mensagem por Foi 2 »

Rafael Metring, passo é uma coisa, velocidade de rotação do rotor é outra. Passo é o ângulo que a pá do rotor faz xom uma linha imaginária, perpendidular ao eixo. Quanto mais passo, mais inclinada está a pá em relação a essa linha, ou seja, haverá uma maior força do ar contra a pá, gerando mais arrasto e mais sustentação.
Imagine um ventilador que tivesse suas pás emn ângulo zero, não sopraria nenhum vento para frente. Já uma pá com ângulo 90° sopraria ar só para o lado, nem para frente nem para trás.

Então, como num helicoptero RC, pelo menos esses mais simples, voce não tem uma alavanca que comande o passo e uma que comande a rotação, esses dois comandos estão fundidos na mesma alavanca, que no caso é o sitck esquerdo, então quando voce sobe o stick dando rotação ao motor voce também dá comando de passo ou seja, a pá aumenta o angulo de ataque soprando ar para baixo. Nos rádios programáveis voce pode configurar o ângulo de ataque das pás segundo pontos pré determinados, bem como a rotação do motor.

Vocepode fazer uma cruva linear, ou exponencial, ou outro tipo, dependendo do estilo de vôo.
Richardtezzei
membro
Mensagens: 140
Registrado em: Seg Jun 15, 2009 1:15 pm
Localização: Mairiporã, São Paulo

Mensagem por Richardtezzei »

Excelente tópico, porém como todo iniciante tb me surgiram algumas dúvidas em relação aos graus....pois bem meu stick em 50% ou seja 0º esta ok, porém qdo coloco o stick em 0% uma pá fica em -2º e a outra fica em -3.5º e com o stick em 100% uma fica a +11º e a outra a +9º....agora pergunto se com o stick em 50% elas fica a 0º pq com o stick - ou + os graus sào diferentes? e outra coisa notei que qdo movo o stick de 0% a 100% uma das pás não faz um curso completo...oq pode ser? links? trimagem?
Foi 2
membro
Mensagens: 850
Registrado em: Seg Mai 11, 2009 12:03 pm
Localização: Port oAlegre - RS

Mensagem por Foi 2 »

Richardtezzei as pas tem que ter ângulos de ataque iguais...verifique a linkagem se está toda uniforme. verifique se algum servo não está bichado. Um colega nosso aqui de Porto Alegre estava com o copter-x com problema parecido, dava stick e uma pá apenas se movia dando mais passo a outra permanecia nivelada. ai quando acelerava o helicoptero tinha tendencia de girar como se estivesse dando comando de aileron.
Pode ser também algum ajuste mal feito no setup do radio
Responder