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Enviado: Qui Ago 30, 2012 5:37 pm
por kcabun77
Lívio muito legal a situação que citou, principalmente a parte dos 5min! Vento tem hora que é encardido mesmo, você tira tudo do passo e o bicho ainda quer subir hehe!!

Enviado: Sex Ago 31, 2012 9:14 am
por kcabun77
Vc entrou em outro ponto interessante: normalmente quando se carregam as baterias o carregador sempre mostra um valor abaixo da capacidade declarada nas mesmas. Imagino que é porque esse valor é a capacidade total da bateria, do ponto mínimo de voltagem aceito (3v) até o máximo (4.2v), pois o carregador só mostra esse valor se for feita ciclagem na bateria (descarga completa/recarga). Então é normal numa carga como você citou o carregador apresentar esse valor abaixo. Às vezes quando carrego as baterias em casa, a 0,5, 0,3C, o valor chega bem próximo, e reparei que a bateria parece ter mais "força" também. Essa eu passo, não sei explicar o porquê, talvez a bateria "assimile" melhor a carga. Abraços!!

Enviado: Sex Ago 31, 2012 9:57 am
por Gazo
Tenha em mente que a tensão da bateria, que vaira de 3V (descarregada) a até 4,2V (carregada) não é linear com a carga. Ou seja, se for falar que 3,6V é 50% de carga, está completamente equivocado!

A curva de tensão pela capacidade da bateria não é linear. Ao final da carga, a tensão da bateria despenca. E isso ocorre quando? Quando a mesma estiver abaixo de 3,7V por célula.

Carregar a bateria com mais calma, menos Cs por exemplo 0,5C, faz com que a reação química de armazenamento ocorra de modo mais constante e homogêneo. Aí sim, a bateria chega a acumular o seu valor nominal de carga.

A capacidade total da bateria vai ser quando carregar a partir de 3V a até 4,2V por célula. O valor que vai aparecer no carregador vai ser próximo a capacidade da bateria. Se estiver muito abaixo, a mesma pode estar condenada.

Em carros, a bateria de chumbo ácida não deve ser descarregada abaixo de 11V, assim como, a sua capacidade (exemplo 60Ah), pode ser utilizado até 60% sem danificar a mesma. Se ou for usada além desta capacidade, 60%, ou a tensão da mesma abaixar de 11V, os danos já vão ser aparentes.

Enviado: Ter Set 04, 2012 12:49 pm
por kcabun77
[quote:751a79266f="Gazo"]Tenha em mente que a tensão da bateria, que vaira de 3V (descarregada) a até 4,2V (carregada) não é linear com a carga. Ou seja, se for falar que 3,6V é 50% de carga, está completamente equivocado![/quote:751a79266f]
Verdade Gazo, não tinha pensado nisso! E realmente, abaixo de 3,7, a descarga é bem rápida, até no carregador no modo de discharge dá pra ver.

[quote:751a79266f="Gazo"]A capacidade total da bateria vai ser quando carregar a partir de 3V a até 4,2V por célula. O valor que vai aparecer no carregador vai ser próximo a capacidade da bateria. Se estiver muito abaixo, a mesma pode estar condenada.[/quote:751a79266f] Inclusive faço uma ciclagem com baterias novas pra "conferir" se a mesma está com a capacidade ok. Já peguei uma que não deu e troquei por outra, que no teste deu ok, e tá perfeita.

Enviado: Ter Set 04, 2012 2:37 pm
por tiagozanchet
e ae pessoal,

vo conta minha experiencia pessima que tive esse final de semana:

tava voando com meu copterx quando bateu um vento e levou o bixo pra cima, e eu estava voando em modo normal, fui tirando passo, e nada dele voltar, tava com os uns 30% de aceleração e ele la em cima ainda, quando derepente ele perdeu a cauda, ficou girando, resultado: LENHA!

bom acredito que juntando o vento, a baixa aceleração e um gyro xing ling, foi o suficiente para fazer o gyro se perder, os mais experientes ai me corrijam se estiver errado, rs.
Moral da historia: acredito que se eu tivesse com o ilde ativado traria facilmente o heli para baixo utilizando o passo negativo e nao aconteceria o ocorrio, rsrs,. =/

masss desse jeito nao caio mais, como vi uma vez aqui no forum: so cai quem voa.. rs

ate mais.

Enviado: Ter Set 04, 2012 2:50 pm
por rafakrav
[quote:2609338ff2="tiagozanchet"]e ae pessoal,

vo conta minha experiencia pessima que tive esse final de semana:

tava voando com meu copterx quando bateu um vento e levou o bixo pra cima, e eu estava voando em modo normal, fui tirando passo, e nada dele voltar, tava com os uns 30% de aceleração e ele la em cima ainda, quando derepente ele perdeu a cauda, ficou girando, resultado: LENHA!

bom acredito que juntando o vento, a baixa aceleração e um gyro xing ling, foi o suficiente para fazer o gyro se perder, os mais experientes ai me corrijam se estiver errado, rs.
Moral da historia: acredito que se eu tivesse com o ilde ativado traria facilmente o heli para baixo utilizando o passo negativo e nao aconteceria o ocorrio, rsrs,. =/

masss desse jeito nao caio mais, como vi uma vez aqui no forum: so cai quem voa.. rs

ate mais.[/quote:2609338ff2]

Quanto tinha de passo negativo no modo normal?

É por isso que eu gosto de recomendar pelo menos uns -4 em modo normal... Eu voo com -11/+11 no normal, rsrs

Enviado: Ter Set 04, 2012 2:54 pm
por peptod
o tiago, infelizmente a experiência só vem com o tempo, se vc ainda não está a vontade com seu heli, não arrisque ,só voe quando o tempo estiver bom, sem vento, dia soalheiro(faço caça submarina e um dia andei 70km até o local de mergulho e vi que tinha esquecido a faca, fui embora!! ), sem colegas gritando vai mais alto ,etc. quando eu estava mais no começo(ainda não passei do começo) voava sozinho ,sem ninguém olhando, ai vc concentra mais no serviço kkkk.abraço

Enviado: Ter Set 04, 2012 3:18 pm
por romulofc
Tiago, uma sugestão, analise a seguinte hipótese.

Seria possível que você tenha baixado tanto a rotação que mesmo no limite do passo, o rotor de cauda não conseguiu gerar empuxo suficiente para reagir contra o torque do rotor principal, nesse caso seria o gyro o culpado da lenha?

É sempre bom avaliar todas as hipóteses, antes de condenar o equipamento.

Complementando, sempre coloque passo negativo na sua configuração.

Rômulo

Enviado: Ter Set 04, 2012 3:48 pm
por Gazo
É, tá com cara de que abaixou demais a velocidade do motor e perdeu cauda por falta de rotação. Já passei situações parecidas.

Para voar com vento, não importa muito a velocidade de giro, voo com HS média / baixa, e importa muito estar com idle ativado e ter passo negativo razoável para trazer o heli para pouso.

Vento ascendente, pelo menos para principiante, é complicado.

Mas tem outras situações que já passei, como por exemplo, perda de sustentação. Cheguei a dar 12º de passo e o heli despencando com giro alto. Foi até encostar o ski no chão. Depois, quando voltou a ter sustentação, o heli disparou para cima! ehehehhe

Coisas da vida!