Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm
Enviado: Seg Jul 03, 2017 4:13 pm
Olha, diametro pequeno e passo grande não significa voos velozes, pois isso depende do KV do motor.
Se vai usar um motor com KV baixo, dependendo do motor e modelo, pode-se sim aumentar o passo da hélice para dar mais velocidade, mas se o KV do motor for alto, não é uma boa usar passo grande para isso, pois quanto maior for o KV do motor, menos força final ele tem e isso acaba forçando muito o motor, aumentando muito o consumo e muitas vezes esquentando muito, vindo a diminuir muito o tempo de vida do motor.
Não há uma regra ou receita pronta que diga para isso, use essa configuração e para aquilo use essa outra, pois como temos muitos modelos de hélices, diâmetros, passos, tipos de motores então, nem se fala e nenhum é equivalente a outro, podem ser compatíveis, o que não significa que serão iguais.
Compatível significa que você poderá usar esse ao invés daquele, mas isso não significa que sejam equivalentes, que possuam o mesmo desempenho usando a mesma hélice, esc e bateria.
Muitos acham que é a hélice que determina a velcidade de um aeromodelo e isso é a maior idiotice que já li, pois o que determina a velocidade de voo de um modelo é o tipo de construção feita e peso final de voo, a hélice só serve para suprir o que o modelo exige para voar.
Por isso a maioria que usa hélice SF em modelos de velocidades moderadas, só estão perdendo desempenho final, gastando mais bateria, diminuindo tempo de voo e não tendo todo o aproveitamento que poderiam ter já que o modelo necessita de velocidade para voar e não força.
Aeromodelos lentos, que voam a uma velocidade que podemos caminhar ao lado, esses são modelos que exigem força para voar, já aqueles que você não acompanha eles nem correndo ao lado, necessitam de velocidade para voar e a maioria confunde achando que velocidade é ir a mais de 100 ou 200 km/h, mas 5 km/h também é velocidade e modelos que voam a essa velocidade, necessitam de força para voar.
Hélices de força são para baixo rpm e hélices de velocidade são para rpm elevados, acima de 8000 já que um modelo de voo lento não precisa de mais de 5000 rpm para voar bem com a hélice ideal ao conjunto.
Exemplo dado pela proópria APC que fabrica hélices e adverte no site deles sobre limite de rpm para cada tipo de hélice.
Usando a constante de 65000, divida pelo diâmetro da hélice SF para saber o rpm máximo suportado por ela,a cima disso ela perde desempenho cada vez mais que o rpm aumenta acima do limite.
Hélice SF de 10 polegadas, rpm máximo de 6500, hélice SF de 11 polegadas, rpm máximo de 5909, hélice SF de 9 polegadas, rpm máximo de 7222, mas a maioria usa esse tipo de hélices com rpm's superiores a 9000.
Dizer o que sobre isso, pois o que penso pode ofender muita gente.
Sei que virão muitos falando que só tenho teorias e muito bla bla bla, mas são essas teorias todas que fazem meus modelos voarem sempre muito bem, sem nenhum problema para vir aqui chorando depois perguntando meu modelo tem esse problema, o que pode ser?
Se vai usar um motor com KV baixo, dependendo do motor e modelo, pode-se sim aumentar o passo da hélice para dar mais velocidade, mas se o KV do motor for alto, não é uma boa usar passo grande para isso, pois quanto maior for o KV do motor, menos força final ele tem e isso acaba forçando muito o motor, aumentando muito o consumo e muitas vezes esquentando muito, vindo a diminuir muito o tempo de vida do motor.
Não há uma regra ou receita pronta que diga para isso, use essa configuração e para aquilo use essa outra, pois como temos muitos modelos de hélices, diâmetros, passos, tipos de motores então, nem se fala e nenhum é equivalente a outro, podem ser compatíveis, o que não significa que serão iguais.
Compatível significa que você poderá usar esse ao invés daquele, mas isso não significa que sejam equivalentes, que possuam o mesmo desempenho usando a mesma hélice, esc e bateria.
Muitos acham que é a hélice que determina a velcidade de um aeromodelo e isso é a maior idiotice que já li, pois o que determina a velocidade de voo de um modelo é o tipo de construção feita e peso final de voo, a hélice só serve para suprir o que o modelo exige para voar.
Por isso a maioria que usa hélice SF em modelos de velocidades moderadas, só estão perdendo desempenho final, gastando mais bateria, diminuindo tempo de voo e não tendo todo o aproveitamento que poderiam ter já que o modelo necessita de velocidade para voar e não força.
Aeromodelos lentos, que voam a uma velocidade que podemos caminhar ao lado, esses são modelos que exigem força para voar, já aqueles que você não acompanha eles nem correndo ao lado, necessitam de velocidade para voar e a maioria confunde achando que velocidade é ir a mais de 100 ou 200 km/h, mas 5 km/h também é velocidade e modelos que voam a essa velocidade, necessitam de força para voar.
Hélices de força são para baixo rpm e hélices de velocidade são para rpm elevados, acima de 8000 já que um modelo de voo lento não precisa de mais de 5000 rpm para voar bem com a hélice ideal ao conjunto.
Exemplo dado pela proópria APC que fabrica hélices e adverte no site deles sobre limite de rpm para cada tipo de hélice.
Usando a constante de 65000, divida pelo diâmetro da hélice SF para saber o rpm máximo suportado por ela,a cima disso ela perde desempenho cada vez mais que o rpm aumenta acima do limite.
Hélice SF de 10 polegadas, rpm máximo de 6500, hélice SF de 11 polegadas, rpm máximo de 5909, hélice SF de 9 polegadas, rpm máximo de 7222, mas a maioria usa esse tipo de hélices com rpm's superiores a 9000.
Dizer o que sobre isso, pois o que penso pode ofender muita gente.
Sei que virão muitos falando que só tenho teorias e muito bla bla bla, mas são essas teorias todas que fazem meus modelos voarem sempre muito bem, sem nenhum problema para vir aqui chorando depois perguntando meu modelo tem esse problema, o que pode ser?