CopterX 450 SE V2 - dificuldade no pouso

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3452
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

Eu não vôo em modo normal de jeito nenhum. Idle ativado e no mínimo -6° de passo negativo... com vento só assim mesmo e ainda dá perrengue!!!
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
tiagozanchet
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Qua Fev 15, 2012 12:08 pm
Localização: Cacoal, Rondônia

Mensagem por tiagozanchet »

[quote:c6c3eea506="rafakrav"]Quanto tinha de passo negativo no modo normal?

É por isso que eu gosto de recomendar pelo menos uns -4 em modo normal... Eu voo com -11/+11 no normal, rsrs[/quote:c6c3eea506]

Tava com -1, rs

[quote:c6c3eea506="Gazo"]É, tá com cara de que abaixou demais a velocidade do motor e perdeu cauda por falta de rotação. Já passei situações parecidas.

Para voar com vento, não importa muito a velocidade de giro, voo com HS média / baixa, e importa muito estar com idle ativado e ter passo negativo razoável para trazer o heli para pouso.

Vento ascendente, pelo menos para principiante, é complicado.

Mas tem outras situações que já passei, como por exemplo, perda de sustentação. Cheguei a dar 12º de passo e o heli despencando com giro alto. Foi até encostar o ski no chão. Depois, quando voltou a ter sustentação, o heli disparou para cima! ehehehhe

Coisas da vida![/quote:c6c3eea506]

Acredito que tenha acontecido isso mesmo, perde de sustentaçao tbm aconteceu comigo esse dias, fiquei sem entende nd, mas ele voltou ao normal, vai entender.. mais um aprendizado, rsrs

[quote:c6c3eea506="romulofc"]Tiago, uma sugestão, analise a seguinte hipótese.

Seria possível que você tenha baixado tanto a rotação que mesmo no limite do passo, o rotor de cauda não conseguiu gerar empuxo suficiente para reagir contra o torque do rotor principal, nesse caso seria o gyro o culpado da lenha?

É sempre bom avaliar todas as hipóteses, antes de condenar o equipamento.

Complementando, sempre coloque passo negativo na sua configuração.[/quote:c6c3eea506]

muito boa colocação, foi uma serie de fatores, mas o gyro nao foi o "culpado", acho que o grande "culpado" foi o vento , a falta de rotação e o igual vc falou, e dedo do piloto (principiante ainda), mas se tivesse um gyro de primeira ...poderia segurar?.. sei la .. nunca tive um, rsrs (uso o gyro original do belt cp v2)

[quote:c6c3eea506="peptod"]o tiago, infelizmente a experiência só vem com o tempo, se vc ainda não está a vontade com seu heli, não arrisque ,só voe quando o tempo estiver bom, sem vento, dia soalheiro(faço caça submarina e um dia andei 70km até o local de mergulho e vi que tinha esquecido a faca, fui embora!! ), sem colegas gritando vai mais alto ,etc. quando eu estava mais no começo(ainda não passei do começo) voava sozinho ,sem ninguém olhando, ai vc concentra mais no serviço kkkk.abraço[/quote:c6c3eea506]

pois eh, mais uma experiencia, a lenha é muito chata, mas tenho que tira pelo menos algo de bom dela que é a experiencia, vou tentar ser mais cuidadoso em relação a isto.

valeu pelas dicas pessoal, Lívio, vou começar a treinar voar sempre com o ilde ativado, ai a rotaçao do motor fica mais continua e tenho bastante passo negativo para essas situações, é uma boa saida para nao acontecer esta situação novamente ne?, rs

.. obrigado.
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7807
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

não precisa de Idle, só aumente o negativo. Um heli com pouco giro na cauda não tem o que segure, não importa o gyro.

Para pousar, não pode ser igual a um 4ch que pousa por "falta" de motor, tem que ser no passo mesmo. Esqueça o Idle por enquanto, só coloque um pouco mais de negativo
Avatar do usuário
kcabun77
membro
Mensagens: 364
Registrado em: Sex Dez 16, 2011 11:50 am

Mensagem por kcabun77 »

Então, não sei se faço o certo, mas uso a mesma curva para os três níveis da chave, norm, idle1 e 2, tudo com -9 0 e +9. Passei a usar assim pois estava acostumado com o Phoenix (simulador) que parece trabalhar com a mesma configuração, não me habituei com as do manual...
Avatar do usuário
Gazo
membro
Mensagens: 1975
Registrado em: Qua Mar 03, 2010 3:25 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Gazo »

As configurações dos manuais são basicamente a inicial. A grande sacada dos helis é que podem ser tanto o heli quanto o rádio, configurados de acordo com o gosto do piloto.

Por exemplo, eu sei que o Rafa usa pouco exponencial para amansar os comandos. Eu voo com pelo menos 50% em cada comando! É, tremo demais. Será que é parkinson? hehehehehhehe
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7807
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

[quote:370f09f5f1="Gazo"]As configurações dos manuais são basicamente a inicial. A grande sacada dos helis é que podem ser tanto o heli quanto o rádio, configurados de acordo com o gosto do piloto.

Por exemplo, eu sei que o Rafa usa pouco exponencial para amansar os comandos. Eu voo com pelo menos 50% em cada comando! É, tremo demais. Será que é parkinson? hehehehehhehe[/quote:370f09f5f1]

Bah, não é "tão" pouco... Uso 15% e acho muito :lol: :lol: :lol:
Trex700 DFC - Airtronics SD10G
tiagozanchet
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Qua Fev 15, 2012 12:08 pm
Localização: Cacoal, Rondônia

Mensagem por tiagozanchet »

isso é para configurar a sensibilidade dos comandos? onde configuro isso no turnigy 9x??? ...
Avatar do usuário
Flavio LHP
membro
Mensagens: 1658
Registrado em: Sex Jan 20, 2012 1:17 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Flavio LHP »

na opcao D/R EXPO...

D/R é a quantidade o "limite" de um comando, ou seja, com a chave DR ligada, se estiver em 75%, significa que seu comando maximo (ou de rudd, ou de elev, ou de aile) será 75% e não 100% como seria se nao estivesse com o D/R ligado.

A mesma coisa para o expo, o comando no centro do stick fica menos sensivel, ou seja, evita que seu comando brusco seja passado para o heli, mas isso só nas proximidades do centro do stick... existem varios topicos aqui muito bem explicados disso.... procura la...

abs
Responder