Discussão: Modelos disponíveis X Modelos construidos

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4115
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

Bom, claro, a título de exercício a gente vai começando onde estas questões não sejam um problema ... pegar as plantas da Aerobrás seria uma boa para começar.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Não sou bom para falar em relação a qualidade de construção e acabamento, já que geralmente a ansiedade é maior do que o tempo.

Apesar de admirá-los e ter gasto um bom tempo compreendendo-os (principalmente em relação ao CG diferente, com estabilizador horizontal sustentante), nunca fiz um OldTimer não pelas qualidades, mas pela eterna impressão de que sempre estarão lá, um projeto consagrado com garantia de sucesso.

Quando os conheci, mais senti falta de ter comprado uma planta de um deles e construído no início, em vez da porcaria do J3 que saiu da primeira vez resolvi seguir a planta à risca... Parte da culpa foi a idade dos projetos, não achei nenhum quando procurava plantas com jeito de mais adequadas na Aerobrás na época.

No caso deles, para valer a pena sair da fórmula é preciso um bom conhecimento, algo que estou sempre tentando melhorar, e capricho, algo que volta ao primeiro parágrafo, por isto preferi arriscar em outras praias quando comecei a testar coisas diferentes para ver no que dava.

Concordo que devemos procurar qualidade, muitas vezes as pessoas acabam meio "pasteurizadas", voando modelos iguais, que nem sempre são o melhor possível em seu segmento.

Pessoalmente não sinto falta de ter aeromodelos idênticos ao que todo mundo tem. Acho que tem um pouco a ver com minha curiosidade, fico sempre com aquele começo de frase na cabeça, sempre que penso em iniciar um novo modelo: "E se...".

Claro que o resultado do "e se..." nem sempre é bom, mas geralmente me surpreende positivamente. Devido à construção rápida, mesmo os melhores modelos não são muito perenes, acabam deixando rapidamente espaço para novos, o que é bom pois senão não caberia mais nada em casa...
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4115
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

É verdade, até os nosso modelos estão ficando bem descartáveis. Eu admiro ver modelos de balsa durando anos, até décadas, mudando de mãos e ainda voando, e com manutenção e restauro continuam voando. :-). Aquele Lanzo Bomber Azul que vi no PACA está ainda por aí voando ... O do pessoal do Vôo-Livre tem modelos que tem uns 20 anos, bem claro que com remendos bem feitos, mas basicamente é o mesmo modelo. Bom a isto atribuo a um bom projeto, boa construção e a bons pilotos que mantêm estes modelos voando. Para nos aprimorarmos como construtores, projetistas, e pilotos temos que melhorar, e acho que o melhor ponto para começar é na planta, no projeto, no planejamento. E acho natural que a melhoria comece a partir da planta.
Também gosto de modelos fora do padrão, gostaria de projetar outros modelos com formato diferente, mas para que o conhecimento adquirido não se perca na memória, o melhor jeito é por no papel, ou seja planta.
Por falar nisto temos planta aqui no e-Vôo, na página principal, é também o melhor modo de analisar e dar boas dicas de construção.
Avatar do usuário
delgado
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Dom Ago 28, 2005 11:25 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por delgado »

até agora minhas construções se limitam a coisas a essas proporções:


[img:c41dba17e4]http://www.e-voo.com/artigos/aviao/imgs/cessna.gif[/img:c41dba17e4]




coisas que aprecio num aeromodelo:

* envergadura entre 1,10 e 1,40m (porque é compatível com minha eletrônica e acho que a grande maioria dos visitantes do forum)

*estável como um bom treinador (posso ensinar outras pessoas com ele)

* lento como um parkflyer (voar em lugares pequenos)

* boa razão de planeio (curtir o vôo sem motor e ficar o máximo de tempo no ar)

* boa penetração para cortar o vento, o único que eu cortei e gostei muito do comportamento no vento foi S3021. Se bem que essa opção fica um pouco em conflito com vôo lento, mas como não conheço nada além de 1 ou 2 perfis, pode ser que exista algo que se encaixe nesses parametros acima.
Criando coragem para pilotar o TREX
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4115
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

Delgado, acho que já é bom postar lá em aviões ... :-). Com algum título sugestivo como modelo ideal, ou coisa semelhante, aliá estas proporções o Antônio Carlos postou como Escalena, e é citado na Seção Iniciar também.
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3795
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

Mensagem por carlos renato »

[quote:ec3dd01ef0="Eduardo Yamin"][quote:ec3dd01ef0="carlos renato"]eu adoro voar, mas nao tenho dom algum em construir, muito menos projetar...[/quote:ec3dd01ef0]

Mentira! todos os modelos que vi voce voando no último encontro foi voce que construiu! uns mais outros menos, mas se voce realmente não tem dom pra coisa, como voce fala, então voce passará a ser o exemplo de que basta querer pra fazer acontecer e voar modelos cada vez melhores voadores, basta olhar no fórum pra ver que seus modelos de hoje são infinitamente melhores que os de anos atrás.
.[/quote:ec3dd01ef0]

Bom, na realidade, monto um quebra cabeça onde cada peça tem seu lugar, até aí nao tem muito problema. E falo mais, curto pacas esse periodo, entre o kit sobre a mesa e no decorrer dos dias ficando pronto, acerto de detalhes em geral, etc.
Eu admiro chegar do nada, fazer os calculos necessarios, projetar e construir.... bem legal!

A comodidade de hoje, contribui muito com os modelos disponiveis....Uma comparacao rapida e ridicula? Nao é mais facil pedir uma pizza sabado a noite, o boy entregar em casa, do que sujar panelas entre outros para fazer um jantar?
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Avatar do usuário
Pedro Pithan
membro
Mensagens: 2526
Registrado em: Dom Dez 09, 2007 12:28 am
Contato:

Mensagem por Pedro Pithan »

Vento é pro Quebra-Vento, este é um Old-Timer do Omar, que passou para o guga e agora passou pra mim! :D

Só tá esperando a eletrônica!
Avatar do usuário
Pedro Pithan
membro
Mensagens: 2526
Registrado em: Dom Dez 09, 2007 12:28 am
Contato:

Mensagem por Pedro Pithan »

pretendo construir um de depron um dia, mas este já está execelente, perfeito!
Avatar do usuário
delgado
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Dom Ago 28, 2005 11:25 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por delgado »

Raimundo,

existe diferença entre mal acabado x mal projetado, os seus são ótimos voadores sim.

cheguei a pilotar aquele seu de galho de árvore e foi muito bacana.

mestre, quando me referiro que construo como voce, não é de forma pejorativa... rsrsrs

no fundo todos tem uma dor de cotovelo dos seus aeros e videos....rsrsrs

abraços.


abri o tópico para escolha do modelo em:
[url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=391723#391723[/url]
Criando coragem para pilotar o TREX
jmanga
membro
Mensagens: 1240
Registrado em: Seg Jul 10, 2006 9:00 pm
Localização: Divinopolis/MG

Mensagem por jmanga »

Tentando voltar ao tema inicial proposto "Modelos disponíveis x modelos construídos" continuo palpitando e por favor não levem minhas palavras como sendo uma regra geral, isso se aplica apenas a minha pessoa.

Eu penso que num aeromodelo poderiamos observar 3 aspectos básicos importantes: ser bem construído, ter uma aparência bacana e voar bem. O valor ou o peso de cada item desse, pode variar em função de vários aspectos, por exemplo, um modelinho semi-escala só de curtição pra dar 2/3 voltas no Ibira, sem maiores pretenções, o item "aparencia bacana" pode ou deve ter maior peso. Num mini-térmico para competição o item "voar bem" aliado a "bem construído" (e leve), certamente será de mais importância.

Eu, por inúmeras razões e a principal delas, a distancia, não pretendo participar de competições, procuro equilibrar os 3 aspectos, talvez dando um pouco mais de peso na "aparencia bacana" e aproximação da realidade, pois é o que me da prazer.

Passo em frente a uma loja (aqui mesmo na minha cidade) e vejo um Spitfire desses RTF, de plastico injetado, todo detalhado, pintura da segunda guerra, etc, etc... Olho pro trem de pouso....ECAAAAAAAAAA. Aquelas rodinhas micro lite wheels. Matou, avacalhou.

Apenas como outro exemplo, sem querer ofender. O AMB faz um Fokker Triplano, bacana, deve ter gasto uma "baba" com o projeto e não tem trem de pouso. Sugere que seja lançado a mão. Pra mim é inconcebível.

Eu não sou nenhum purista e conheço aeromodelistas muito mais detalhista que eu. Quando fiz meu Fokker Triplano, um dos detalhes que dei mais atenção foram as rodas, para que ficassem mais próximo do real e somente o construí porque poderia entela-lo com um filme que imitasse o "fabric", tecido usado na epoca para entelar aviões escala cheia.

São detalhes que penso, que um modelista deve ter para construir seu aeromodelo de forma que ele possa ter as tres caracteristicas básicas que julgo importante.

Isso vale tambem para a compra de um modelo pronto. Critérios na escolha, no fornecedor, nos detalhes, na construção, no acabamento, se possivel ver um video do voo ou pesquisar quem já voou um modelo semelhante. Tem muita coisa boa pronta pra voar (vide os caras de F3j que tem cada máquina de voo fenomenal, prontinha pra engatar e soltar). Mas infelizmente tem muita porcaria.

É isso, por enquanto.
Responder