Materiais alternativos.

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Paulo Leitner
membro
Mensagens: 1097
Registrado em: Ter Jun 21, 2005 3:58 am
Contato:

Mensagem por Paulo Leitner »

hahhhaha

na constrúção do tuim me deparei com uma trabalinho chato. Arredondar um cubo de balsa para fazer do nariz do modelo. O pior de tudo é que neste modelo em específico o nariz de madeira tava complicado de fazer, pois'ele é bem largo e afina muito rápido, numa curva chata de fazer na lixa, pior ainda com uma madeira dura como a que eu comprei.

Depois de pensar em diversas formas de poupar trabalho e esforço, resolvi apelar para uma técnica que em épocas ginasiais nos era ensinada na aula de artes: papel marché.

Piquei metade de um rolo de papel higiênico (daqueles poerfumados, para meu desconsolo) e misturei com um bocado de cola branca. Depois de misturar a meleca, ela começou a ficar mais e mais consistente. Quando ela ficou quase parecendo uma argila, eu inseri uns pedaços de chumbo (lastro para o cg.. nao consegui acertar com a eletronica) e coloquei na "parede de fogo". Fui moldando, moldando e moldando e quando achei que estava bom encostei o modelo verticalemtne na parede.

Depois de 5 horas fui ver o resultado. PErfeito. Lixei um pouco para alisar bem, passsei dope e ficou perfeito.

Ótima solução: leve, fácil de modelar e o melhor de tudo - ela deforma sob o impacto, o que (reza a lenda) absorve um pouco do imopacto no caso de lenha.

ABS!
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2061
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

Acabamento em isopor :
De todos os que eu já ví achei este bastante interessante e simples :
- Papel "dobradura" com cola branca :
Este papel é mais duro que o papel de seda. Ele tem cor em um dos lados apenas.
O melhor resultado que consegui foi assim : Dilui um pouco a cola branca, mas tem ficar mais denso que água (dilui mais ou menos 1 de água para 2 partes de cola).
Corta o papel do tamanho da superfície (fiz, por exemplo uma face de uma asa), põe ele sobre a mesa e pincela a cola sobre ele até deix-lo bem úmido (só de um lado). É importante que a cola penetre nele (lembre-se que tem muita água, não se preocupe com o peso, vai secar). Portanto não precisa ter pressa também, pois a cola não vai secar rapidamente.

Agora pegue esta "manta" e coloque sobre a superfície. Vá alisando de "dentro para fora", ela permite que tire e coloque de novo se errar.
Portanto é muito fácil de trabalhar.
Depois é esperar secar. Lembre-se de ventilar ambos os lados (no caso de asas), para não empenar. Lembre-se que a água vai, por capilaridade, para o lado mais baixo, portanto é bom inverter de hora em hora. Se quiser apressar, secador de cabelo e fica pronto em minutos.

Observe que do lado externo não se passa cola. O papel é brilhante (não muito), então o acabamento fica ótimo.
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2061
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

NARIZ de Balsa.

Paulão - estou com saudades de voar planador em Pira... agora que a chuva levou todos os carrapatos para o rio...

É o seguinte : para o nariz do seu Tuim :
Eu sempre fiz sanduíche de balsa de 3 mm. É só cortar um monte de quadradinhos, conforme desenho. Depois lixa, é tranquilo.

Na sua técnica do papel marché, eu usaria papel KRAFT, é bem mais duro, fica bem firme.

É, são muitas opções...
Anexos
nariz.JPG
nariz.JPG (3.73 KiB) Exibido 16488 vezes
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
Paulo Leitner
membro
Mensagens: 1097
Registrado em: Ter Jun 21, 2005 3:58 am
Contato:

Mensagem por Paulo Leitner »

MArcão,

Se no inverno eu já pego insolação fácil lá em pira, no verão vou cozinhar em 30 minutos.

MAs sua "ténica"para narizes é ótima.... é composite...
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6278
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Parafuso plastico para fixação de asas

Mensagem por Eduardo Yamin »

Pessoal,
Na eterna busca de materiais alternativos, uma das coisas que sempre procurei, perguntei, fucei e nunca consegui foi um parafuso de nylon para fixação das asas.
Não consegui encontrar nenhum fabricandte nacional, entao começou a busca em papelarias pra arrumar aqueles parafusos de pasta, que servem bem ao propósito mas para modelos menores.
Ontem andando pela Leroy Merlin ( ou seria Leroá Merlã :lol: ) achei um blister com um produto para fixação de móveis que acho que deve servir pra aplicações de maior esforço e/ou modelos maiores. O fabricante se chama Bemfixa e o produto se chama "conj paraf uniao 22mm" www.bemfixa.com.br ([url]http://www.bemfixa.com.br/novo/produto/acessorios_moveisI10_parafuso.html[/url])e paguei 5 mangos, vem 12 peças (6 pequenas e 6 maiores) + 6 prisioneiros.
Anexos
parafusoplastico.jpg
parafusoplastico.jpg (15.65 KiB) Exibido 16330 vezes
Abs,
EY
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4115
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

[quote:4b9d2121ac="Dario"]Fala Paulão, muito legal a sua ideia de postar este tópico; Quanto a cola, acho mto cara, pois com 28,00 vc compra um kg de resina na maxepoxi, contra 133,00 o kg da referida.
Abraço[/quote:4b9d2121ac]
Dario,
como estou começando a mexer com o epoxi, e também estou achando caro estas das lojas, onde posso arranjar o epoxi que mencionou ?
[]'s
"Toda unanimidade é burrice." Nelson Rodrigues.
Caveat Emptor ! Caveat Venditor! Cave Canem !
"... looping the loop and defying the ground ... "
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4115
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Outros materiais ...

Mensagem por Akamatsu »

[quote:4750081750="Eduardo Yamin"]Materiais alternativos?

Sempre procure nas caçambas nas ruas:

[b:4750081750]Espuma de EVA[/b:4750081750] - da pra fazer várias coisas, desde nariz até rodinhas
[b:4750081750]Isopor [/b:4750081750]- Qualquer peça com mais de 3cm de espessura serve pra asas e outros trecos. as peças que vem nas embalagens de geladeira são joia pra cortar asas.

[i:4750081750][b:4750081750]É a teoria do junk plane, construir barato e voar pouco ( já que enjoa mesmo) ...aeros para até 20 voos...[/b:4750081750][/i:4750081750]

Ajude na reciclagem de material ! :P

Outros:

[b:4750081750]Chapas de aluminio de impressão em offset[/b:4750081750] - para cortar gabaritos de corte para isopor, são baratissimos e podem ser cortados na tesoura comum;

[b:4750081750]Kit de cabo de aço de pesca[/b:4750081750] ( use o mais leve que encontrar) - para fazer linkagem pull-pull, usa-se quase todo material e ainda os tubinhos amassados pra prender tudo, excelente, leve e hi-tec!

[b:4750081750]Varas de pesca pra fazer o boom[/b:4750081750] - prefira os de fibra de carbono, são mais leves e menos flexiveis;

[b:4750081750]Chumbo de pesca[/b:4750081750] - para acerto de CG, geralmente servem como luva colados com cola quente dentro do nariz do planador.

[b:4750081750]Varetas de bambu para espetinhos de churrasco [/b:4750081750]( existem dois tamanhos, uso dos dois) - usadas pra os mais variados fins, desde suporte para elástico pra fixar asa, até para reforços e longarinas em modelos menores. o bambu é a fibra de carbono da natureza.

[b:4750081750]Mídia de disquete[/b:4750081750] - cortadas em pequenos retangulos, uso para fazer dobradiças;[/quote:4750081750]

Outro materiais:

Plástico PET, é, o das garrafas, estou vendo jeito de usar elas, acho que é uma boa alternativa, tem vária possibilidades.
Os plásticos de embalagem, aqueles que vem junto com muitos itens que compramos, se olhar bem, pode ser de uma serventia, como canopy, para-brísas do aeromodelo, etc ...

Ops, o PET já foi mencionado, mas estou pesquisando novos usos para ela além do canopy, quem sabe se faço até a asa principal com ela ...
"Toda unanimidade é burrice." Nelson Rodrigues.
Caveat Emptor ! Caveat Venditor! Cave Canem !
"... looping the loop and defying the ground ... "
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6278
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

[quote:9dc77a6135="Akamatsu"][quote:9dc77a6135="Dario"]Fala Paulão, muito legal a sua ideia de postar este tópico; Quanto a cola, acho mto cara, pois com 28,00 vc compra um kg de resina na maxepoxi, contra 133,00 o kg da referida.
Abraço[/quote:9dc77a6135]
Dario,
como estou começando a mexer com o epoxi, e também estou achando caro estas das lojas, onde posso arranjar o epoxi que mencionou ?
[]'s[/quote:9dc77a6135]

http://www.maxepoxi.com.br/
Abs,
EY
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4115
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

Valeu Eduardo, com certeza vou usar bastante epoxi.
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4115
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Estojo de chips e componente eletrônico ...

Mensagem por Akamatsu »

Eis uma alternativa para usar como boom de planadores e elétricos. Minha intenção é usar para a construção de um Slow Stick ... Ah, faltou a explicação de onde veio ... é o estojo usado para acondicionar os chips eletrônicos e trafos ( transformadores ) em quantidades de dezenas. No caso , o de cima foi de trafos e o de baixo de opto-acopladores ...
Anexos
P1004231-640x480.jpg
P1004231-640x480.jpg (14.46 KiB) Exibido 16148 vezes
P1004232-640x480.jpg
P1004232-640x480.jpg (16.03 KiB) Exibido 16145 vezes
"Toda unanimidade é burrice." Nelson Rodrigues.
Caveat Emptor ! Caveat Venditor! Cave Canem !
"... looping the loop and defying the ground ... "
Responder