Pedrão, isso eu acho que vai ser difícil de acontecer. Esse esc aquece muito mesmo, não me pergunte porque. Eu usava um desses e vivia preocupado com isso. Um dia resolví usar um Turnigy K-Force 40A (40A será que é isso), o Align é de 35A, aí tive uma baita surpresa. Esse esc da Turnigy, que é o mesmo Hobby Wing Platinum 40A, desce frio sempre, com temperaturas que variaram entre 26° e 36°, dependendo da temperatura ambiente. Nos dias mais frios, temperatura mais baixa e nos dia quentes, como os de hoje, temperatura mais alta, mas nunca igual às temperturas atingidas pelo esc da Align (sempre em torno dos 46°/48°), sempre abaixo e muito. Então essa diferença de temperatura variou entre 10° e 20° à menos. O esc da Align, depois de um vôo vc não consegue segurá-lo por mais de alguns segundos, já esse o Turnigy K-Force vc pode encostar sua boca que não vai se queimar. Além do mais achei esse esc até melhor que o da Align, com respostas firmes, confiáveis, um soft start em dois níveis diferentes, timing programável em graus e muito mais. Uso uma curva de aceleração em idle 80% flat com passo variando entre -6°/ +5°/ +12° (mesma curva de aceleração e passo que usava com esc da Align). Tô usando esse ainda, junto com o programador dêle e tô gostando muito!!! Dá uma olhada nesse vídeo comparativo entre o esc da Align e o Hobby Wing Platinum 40A. Dá impressão que o Hobby Wing/ Turnigy K-force 40-A é muito mais agresssivo!!!Abraços!!!
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CopterX 450 SE V2 - dificuldade no pouso
- Lívio Cardoso
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Bem meu T-rex 450 Pro tem pinhão de 14T, main gear de 150T, flybar, motor de 3400 kv, esc K-force 40A. Andei testando curvas de aceleração flat de 70 a 85%, pra ver o consumo e dentro desta faixa não encontrei nada que merecesse destaque. O consumo ficou idêntico dentro desse percentual. Agora acima disso, usando já 90% flat, aí o consumo subiu, perdendo um minuto no tempo da bateria, caindo de 5/6 min para entre 4 e 5min. Uso o timer do rádio programado para 5 min, pra não estressar as baterias, que tem uma descarga de 20c. Usei uma curva de passo de -6°/ +5°/ +12° em todos os testes.
- Lívio Cardoso
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Bom Pedrão, qual é o seu heli? Qual pinhão vc estava usando anteriormente? Qual main-gear? Bateria, qual a taxa de descarga? Se for Align, melhor seguir o manual. Não se esqueça que atrás do projeto desse helimodelo existe muito estudo e engenharia, portanto não vale a pena querer tentar mudar qualquer coisa aí. Normalmente essas mudanças vem em cascata. Vc mexe em algo e tem que mexer num punhado de outras coisas em sequência. Abraços, campeão!!!
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!