Jato Bob Cat

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
Avatar do usuário
Rodrigo Braugini
membro
Mensagens: 965
Registrado em: Seg Jul 03, 2006 12:36 pm
Localização: Joinville - SC

Mensagem por Rodrigo Braugini »

[quote:d09dc5ada1="Marcio H"]pô que legal!!! não vejo a hora de ver pessoalmente!!!

vou colocar aqui uns testes já que a conversa foi um pouco pro lado das hélices.

hoje testei 2 hélices na asa , a graupner 5x5 e a apc 6x5.5

asa wingstar AMB, 90cm , perfil mh32 8,5% , motor EMAX 2812 , esc emax 30A e lipo hextronik 3s 1300mah

levei meu MD e gravei uns rasantes pra medir a velocidade usando WAVE-O-SCOPE
levei tambem o datalogger só que esqueci de habilitar um trigger , cheguei em casa a memo dele tava vazia , decepcionante... agora aprendi.
interessantíssimo o resultado:

testes estáticos em casa:
helice RPM (I) emp. pitch speed.
5.2x5.2 15450 10,2A 318g 122,4km/h
6.0x5.5 14580 13,2A 462g 122,1km/h

voo:
8 minutos WOT ("pé no fundo") até cortar o ESC em 3.1v com a 5x5
7 minutos com a 6x5.5
vertical infinito com a 6x5.5 , com a 5x5 não.

110km/h medidos usando a 5x5 (super consistentes , do início ao fim)
145km/h com a 6x5.5 (somente a primeira , outras passagens ficaram em 130km/h em média)

achei incrível o que acontece com a 6x5.5 : com a asa em movimento deve diminuir muito a carga na hélice e o giro do motor sobe bastante permitindo uma velocidade em voo superior ao pitch speed medido estático. e seu empuxo maior (150g a mais q 5x5) vence o arrasto facilmente e coloca ela numa incrível velocidade pra um motor barato como o emax 2812 (1550kv)

o teste provou uma teoria: de que pitch speed tambem nao é nada sem um bom empuxo pra vencer o vento.

o que eu prefiro pra voar a asa? vou ficar com a 5x5 só por forçar menos o conjunto e durar um pouco mais o voo. suas passagens foram consistentes , em média a 110km/h , e a lipo vem fria.[/quote:d09dc5ada1]

Legal os testes Marcio.

To gostando muito da 6x5,5...

Gostou do video??
Se quiser vim para cá esse fim de semana. poderá ver pessoalmente o Bob Cat.. estamos esperando sua visita ok.

Para quem queria saber o peso..ele ta pesando pronto para voar 320gr..

Abração
"De tudo que ganhei na vida, 90% eu bebi e 10% dei para o garçom"
Avatar do usuário
carlosm
membro
Mensagens: 1385
Registrado em: Sáb Mai 08, 2004 3:56 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por carlosm »

Rodrigo,
Quanto tem de diedro a asa do seu bob-cat?
Seria possivel postar foto da parte de baixo do seu modelo,estou curioso em ver como voce pega para lança-lo.

(obs:poderia colocar o peso na primeira mensagem).
Avatar do usuário
Rodrigo Braugini
membro
Mensagens: 965
Registrado em: Seg Jul 03, 2006 12:36 pm
Localização: Joinville - SC

Mensagem por Rodrigo Braugini »

[quote:63df68ceb0="carlosm"]Rodrigo,
Quanto tem de diedro a asa do seu bob-cat?
Seria possivel postar foto da parte de baixo do seu modelo,estou curioso em ver como voce pega para lança-lo.

(obs:poderia colocar o peso na primeira mensagem).[/quote:63df68ceb0]

Olá Carlos,

A asa não tem diedro..

Tive que colar um pedaço de plastico na parte inferior, para fazer o lançamento dele... sem esse pegador, fica muito complicado de lança-lo.

Mas já passei essa informação para o Jesus Aparecido( foi quem construiu), para que os proximos Bob Cat que ele fizer , já vim com esse pegador...

Abração
"De tudo que ganhei na vida, 90% eu bebi e 10% dei para o garçom"
Responder