Querida encolhi o Ugly Stick- youtube

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
apzeiro
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Qua Jan 14, 2009 11:15 am
Localização: Maringá/Paranavaí - PR

Mensagem por apzeiro »

Meu primeiro aero foi um ugly stick 40.
Até hoje tenho ele guardado.

Não manjo desses atuadores. Poderia explicar meio por cima como eles funcionam?
Pelo visto isso substitui o servo.

Mas como vc faz a ligação dessas bobinas nos canais do receptor (se é que é assim)?

Parabéns pelo projeto. Tenho todos os vídeos guardados aqui.
Abraço a todos
Marcos
Avatar do usuário
brunollo
membro
Mensagens: 773
Registrado em: Dom Set 28, 2008 8:36 am
Localização: Brasília, DF

Mensagem por brunollo »

MEU DEUS! Tem APZeiro até aqui! :shock: Daqui a pouco eles vão querer fazer um Ugly Stick AP1.8!!! NÃÃÃÃÃÃÃOOOOOO!!!!!!!

HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA 8) 8)
Vamos melhorar o nível do e-voo: se observar grosseria ou falta de educação, CLIQUE NO BOTÃO DENUNCIAR!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:0f1214b6fd="apzeiro"]Meu primeiro aero foi um ugly stick 40.
Até hoje tenho ele guardado.

Não manjo desses atuadores. Poderia explicar meio por cima como eles funcionam?
Pelo visto isso substitui o servo.

Mas como vc faz a ligação dessas bobinas nos canais do receptor (se é que é assim)?

Parabéns pelo projeto. Tenho todos os vídeos guardados aqui.[/quote:0f1214b6fd]

Tem muita coisa aqui sobre atuadores mas vamos lá...



Atuadores funcionam produzindo um campo magnético em sua bobina(eu disse magnético...) que se opõe ao campo de um imã em sua proximidade, da mesma fora como a agulha de um medidor de corrente analógico se movimenta ao ser percorrido por uma corrente em sua bobina interna.
Se você colocar tensão total nas extremidades da bobina, dependendo do sentido da corrente o imã irá se deslocar no sentido oposto.

Um microprocessador "pega" o sinal demodulado do radio receptor e distribui em suas saidas (duas para cada movimento) um sinal PWM que aumenta quanto mais vc atua no stick do transmissor. Ao colocar o stick no neutro nenhuma corrente percorre a bobina e ao se deslocar em sentido oposto a corrente tabém percorre em sentido contrário, dessa forma temos um movimento proporcional do deslocamento do imã.
Fixa-se a bobina na deriva fixa do avião e o imã na deriva movel.... pronto, vc tem uma superficie de comando .

O sistema compreende embutido um speed control que aciona o motor e dois canais que podem ser leme e profundor, aileron e profundor ou um mixer para micro asinha.

Feito.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Metalkiyo
membro
Mensagens: 208
Registrado em: Seg Ago 04, 2008 7:52 pm
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Mensagem por Metalkiyo »

Marco, como é o esquema das dobradiças? Qual material usou?
Avatar do usuário
oswaldo pires
membro
Mensagens: 3775
Registrado em: Sex Ago 08, 2008 7:35 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por oswaldo pires »

eu vi ao vivo. ,muito interessante. trabalhoso, uma obra de arte mesmo, parabéns
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:3f291721b1="Metalkiyo"]Marco, como é o esquema das dobradiças? Qual material usou?[/quote:3f291721b1]

A dobradiça é na realidade uma tira de elastico cortada de forma a ficar o mais fino possivel para fazer o efeito de mola.

Estou desenhando a planta de um com 28cm de envergadura.

Já fiz aero com 9cm de envergadura, já fiz com 6g
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder