Fazendo um Piper de 1,2m de envergadura em isopor

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

se for usar 10x6HD, use bateria 3S

Se for usar 2S, use hélice 10x8SF
Avatar do usuário
srpab
membro
Mensagens: 1813
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 12:11 pm
Localização: Santos & Itanhaém
Contato:

Mensagem por srpab »

Com essa motorizacao, os ailerons podem ser em pluma mesmo, 5mm ta bom.
Avatar do usuário
FSGALVAO
membro
Mensagens: 1321
Registrado em: Ter Abr 05, 2005 11:01 am
Localização: São Paulo - SP - Brasil

Mensagem por FSGALVAO »

Tava pensando em comprar o Combo que o Edyr tava disponivel para venda era um combo brushless + esc será que vai legal ?
pc_araujo
membro
Mensagens: 63
Registrado em: Sáb Mai 27, 2006 7:57 pm
Localização: santa fé do sul - SP

Mensagem por pc_araujo »

boa noite, qual o perfil utilizado nesse avião, uso o profili, quais as dimensões que tenho que colocar no programa? obrigado!!!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Perfil Schultz com algo entre 20 e 21cm de corda.

Pra ser sincero o perfil foi cortado a olho, só peguei uma tesoura, uma placa de alumínio e mandei ver. Dentre os parecidos no Profili, use o MH42.

[img:f594ba6b23]http://www.e-voo.com/forum/files/dsc02492_189.jpg[/img:f594ba6b23]
pc_araujo
membro
Mensagens: 63
Registrado em: Sáb Mai 27, 2006 7:57 pm
Localização: santa fé do sul - SP

Mensagem por pc_araujo »

obrigado alex!!!
pc_araujo
membro
Mensagens: 63
Registrado em: Sáb Mai 27, 2006 7:57 pm
Localização: santa fé do sul - SP

Mensagem por pc_araujo »

desculpe mais uma coisa, eu faço duas asas de 60 cm e depois como eu uno as duas metades?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Se você reparar na asa, ela é composta de 4 painéis.

Na prática, para fazer 2 aviões cortei 5 semi-asas de 50cm.

Cada asa terminada tem dois painéis de 50cm.

O outro painel cortei em 4 e passei o arco de corte inclinado em cada pedaço (dois para a esquerda, dois para a direita), para dar parte do arredondado na ponta, ajustei o formato com o cortador vertical e lixei.

Achei mais fácil fazer assim do que pegar um painel grande para arredondar a ponta, ficou muito mais fácil de trabalhar.

No final colei tudo com cola quente e coloquei as longarinas de bambú.
pc_araujo
membro
Mensagens: 63
Registrado em: Sáb Mai 27, 2006 7:57 pm
Localização: santa fé do sul - SP

Mensagem por pc_araujo »

alex, sou eu enchendo o saco de novo!!?! hoje terminei a fuselagem, vou tirar umas fotos para vc dar uma olhada e opinar, por favor... só não de risada. mas vamos ao que interessa:

1º o material para o profundor e o leme da cauda é o depron, de que medida? posso substituir por isopor se sim de que densidade?

2º O tem de pouso como mostra na foto, é fixado com um corte, embaixo da caverna do meio, para calçar eu colo outro pedaço de isopor prendendo, no meio das dus partes?

Acho que é só por em quanto!! só !!!!???
Assim que tirar as fotos posto no tópico aviões, para vc opinar, e se der sinal verde eu continuo, com essa fuzelagem, se não começo de novo, pois accho que não ficou bom.

de qualquer forma sou muito grato pela sua paciência e atenção.
um abraço

pc_araujo
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

1) Usei pluma 5mm comprado na TwoHobbies, acho que eles despacham se for preciso. Pode ser usado isopor sim, neste caso acho que 10mm de espessura, com reforço de bambú, vai bem. Procure arredondar os bordos de ataque e de fuga, ou vai dar muito arrasto

2) Só o arame no isopor rasga-o facilmente. Fiz uma "caixa" de alumínio de chapa de offset, colei-a prensada na caverna como você descreveu. A maior área dissipa a energia no pouso e não quebra.

Isopor nem sempre fica como queremos de primeira, mas uma lixinha ajuda muito e depois de entelado fica bom.
Responder