Carregador simples

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
leandrop
membro
Mensagens: 652
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 9:31 pm
Localização: Teresina / Piauí

Mensagem por leandrop »

posso carregar baterias de nimh com o carregador dos radios futaba? neles tem escrito que so servem para nicd..mas esse seu serve pros dois....qual a diferença entre carregadores pra nicd e nimh?
Avatar do usuário
Moratense
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Ter Dez 23, 2003 12:07 pm
Localização: Francisco Morato - SP

Mensagem por Moratense »

Resultado da medição... Qualquer um dos resistores que eu seleciono dá a mesma amperagem... [img:63ea557ae2]http://www.geocities.com/ivanromao/multimetro.JPG[/img:63ea557ae2]

Por dentro

[img:63ea557ae2]http://www.geocities.com/ivanromao/carregador1.JPG[/img:63ea557ae2]
shift_light
membro
Mensagens: 645
Registrado em: Qui Mar 09, 2006 6:29 pm

Mensagem por shift_light »

Olá teria algum carregador para bateria de rádios que mostrasse quando a carga terminou?

Me desculpem a pergunta mas eu procurei e não achei nada!
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Shift, existem alguns circuitos de caregadores PARA NiCd E NiMh APENAS que podem detectar o fim da carga...
Este site tem muita coisa:
http://www.uoguelph.ca/~antoon/gadgets/gadgets.htm
Se der busca por "NiCd charger" vai encontrar muita coisa...
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:e27f1d7234="shift_light"]Olá teria algum carregador para bateria de rádios que mostrasse quando a carga terminou?

Me desculpem a pergunta mas eu procurei e não achei nada![/quote:e27f1d7234]

Ter, tem, mas não vai ser simples assim, foge do assunto deste tópico. E também não vale a pena, até estabilizar o circuito você já terá gasto mais do que o preço de um bom carregador de NiMh.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Moratense, não entendi direito sua foto, que circuito é este???
Avatar do usuário
Moratense
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Ter Dez 23, 2003 12:07 pm
Localização: Francisco Morato - SP

Mensagem por Moratense »

é o mesmo circuito do tópico, eu modifiquei somente a parte q eu coloquei um seletor, para q eu possa mudar a amperagem da carga...
Avatar do usuário
blackhawk
membro
Mensagens: 169
Registrado em: Qua Mai 04, 2005 3:43 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por blackhawk »

Fiquei com algumas dúvidas sobre este carregador:
Montei o circuito no meu simulador (ISIS 6 Professional) e acorrente de carga é de 76,2 mA, a queda de tensão no resistor de 1,25V. Então pensei:
para aumentar a corrente é só mudar o resistor então 1,25/0,13 = 9,6154 o resistor mais proxiomo é de 10R.
Coloquei o resitor de 10R e medi a corrente 170mA e a tensão 12V e retirei o trafo, os diodos e capacitor pois eu tenho uma fonte estabilizada de 12V (fonte de PC). A dúvida é esta:
Posso carregar minha bateria de 7,2V 1300mAh sem problemas com as alteraços que fiz?
O tempo de carga seria 1300/170 = 7,647 8h?
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Moratense, suas ligações dos pinos 1 e 2 estão invertidas, a julgar pelas legendas da foto...
Complementando o que disse (com maestria, como sempre...) o Alex, existe uma diferença fundamental nos processos de carga de NiCd e NiMh... O proceso de carga da NiCd é ENDOTÉRMICO, ou seja, a bateria tende a esfriar levemente duarnte a carga, e torna a aquecer quando a carga estiver completa. Já nas NiMh, o processo é EXOTÉRMICO, ou seja, a bateria permanece "morna" durante toda a carga, e aquece ainda mais no final do processo. Isso é mais facilmente notado com correntes de carga da ordem de C/10.
Blackhawk e Guiocm, notem um detalhe: em carregadores lentos, o tempo para a carga total é de 1,2 a 1,4 vezes o "tempo teórico'', ou seja, em uma bateria de 1000 mAh carregada com 100 mA leva de 12 a 14 horas para atingir carga plena...
Abraços!
Avatar do usuário
blackhawk
membro
Mensagens: 169
Registrado em: Qua Mai 04, 2005 3:43 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por blackhawk »

[quote:cdf7e8a48a="claudiorfernandes"]
Blackhawk e Guiocm, notem um detalhe: em carregadores lentos, o tempo para a carga total é de 1,2 a 1,4 vezes o "tempo teórico'', ou seja, em uma bateria de 1000 mAh carregada com 100 mA leva de 12 a 14 horas para atingir carga plena...
Abraços![/quote:cdf7e8a48a]
ok, então o tempo de carga é de 9h 40min.
E mai uma dúvida, como o carregador é de 170mAh (q é um puoco + de C/100) tem algum problema exceder muito esse tempo?

vlw pela ajuda
Responder