Fazendo um Piper de 1,2m de envergadura em isopor

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Mpaes
membro
Mensagens: 22
Registrado em: Qua Mai 17, 2006 1:14 am

Mensagem por Mpaes »

Legal, e a ASA dele?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:95016a856f="Mpaes"]Legal, e a ASA dele?[/quote:95016a856f]

Mpaes,

Já escrevi isto no início da primeira página:
[quote:95016a856f]Como fazer asa já foi bem descrito no tutorial do Felipelli: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=4126 [/quote:95016a856f]

Como você é novo por aqui, vou te dar uma dica: ninguém gosta de escrever a mesma coisa repetidas vezes, portanto antes de perguntar, procure ler o tópico todo, ou pelo menos as primeiras mensagens.

Abraços,
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
rangelfalcao
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Mai 29, 2006 9:41 am
Localização: Salvador - BA

Mensagem por rangelfalcao »

Olá! sou novo aqui no fórum e comecei a construir um piper seguindo esse tópico, a asa construí usando a técnica descrita num outro tópico para outro modelo feito em depron. utilizei isopor de 0,5 mm tanto para construir a asa quanto a fuselagem, queria usar o depron mais não encontrei aqui em salvador para comprar. Usei cola de isopor comun na construção e 4 palitos de churrasco para reforçar as asas colados intenamente na asa, achei que isso iria aumentar o peso, mas no finhal depois de montada acho que ficou bom!
Olha ai uma foto do que eu fiz! ainda falta lincagem, lixar e terminar o acabamento do nariz. Mesmo faltando esse acabamento eu fiz um pequeno teste no quintal de casa! prendi a asa com elástico e o arremessei, e para minha surpresa ele planou bem e foi parar longe, fiquei bem surpreso com o que um simples aviãozinho feito de isopor poderia fazer.
Eu ainda não pude pesar o modelo, quando puder, eu posto aqui!
E ainda não comprei nada da parte elétrica no modelo, nem mesmo o rádio eu tenho ainda, mas aos poucos eu vou comprando essas peças.
Decidi começar comprando o motor e minha duvida é: eu posso colocar o motor EPS-350C-CS-BB nesse modelo? Como ficará o vôo dele? Fica bom? Qual bateria é mais recomendada? Qual speed-control coloco?

Obrigado!
Anexos
Estagio atual
Estagio atual
22-06-06_2154.jpg (26.17 KiB) Exibido 16232 vezes
Avatar do usuário
Cezinha
membro
Mensagens: 35
Registrado em: Seg Jun 26, 2006 8:01 am
Localização: Guarulhos, São Paulo

Mensagem por Cezinha »

Caro Colega,

Sou inicante, e peguei este modelo para tentar fabricar, cortei os perfis, e colei, no corte dos perfis a parte da fuselagem, nao ficou bem retinha, teria algum problema. Quanto a parte do motor nao entendi onde devo colocar as duas pecas exibidas na foto. Poderia me ajudar ?
Avatar do usuário
AlexAntao
membro
Mensagens: 171
Registrado em: Qui Jul 20, 2006 11:00 am
Localização: Brasília, DF

Mensagem por AlexAntao »

Pretendo fazer esse piper. Estou comprando um motor 2410-12, ESC18A para colocar nele (pensando em outro avião futuramente).

Ainda falta eu comprar a bateria e a hélice. Gostaria de saber qual hélice e bateria eu compraria para colocar nesse piper, pensando em ter uma boa potência para fazer algumas acrobacias e também um bom tempo de vôo para retreinar.... vou precisar de redução ?

Abraços...
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Estou atrasado nas respostas...

Motor 350 OK

As peças onde vai presa a vareta de suporte do motor (que fiz com 4 palitos de sorvete colados) vai dentro da fuselagem, embaixo do capô.

A fuselagem deve ficar tão reta quanto possível, mas uma pequena diferença não atrapalha tanto, procure melhorar nos próximos.

O motor 2410-12 e ESC18A dá certo sim, veja no site onde viu o motor sugestões de bateria mas se não me engano o pessoal usa 8x4 e bateria 1500mAh 3S. Não precisa de redução.
Avatar do usuário
moosee
membro
Mensagens: 424
Registrado em: Dom Abr 10, 2005 2:14 pm
Localização: Goiânia-GO

Ailerons

Mensagem por moosee »

[quote:b644169dd1="srpab"]Com essa motorizacao, os ailerons podem ser em pluma mesmo, 5mm ta bom.[/quote:b644169dd1]

Nos ailerons dá pra usar o próprio P3 da asa, se necessário reforçando os com uma vareta (fibra de vidro de 1,6mm) e/ou entelando com vinil?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Dá sim. Normalmente eu compro uma fita de embalagem mais grossa da 3M (vende em algumas lojas de embalagem).

Corto o aileron, chanfro (para conseguir defletir para os dois lados), entelo o aileron e o ponto onde será colado, e faço dobradiças com fita.
Avatar do usuário
moosee
membro
Mensagens: 424
Registrado em: Dom Abr 10, 2005 2:14 pm
Localização: Goiânia-GO

Mensagem por moosee »

Valeu Alex!

Assim que tiver uma folga vou montar esse modelo e postar aqui o resultado.
Andre Venson
membro
Mensagens: 182
Registrado em: Qui Fev 16, 2006 2:10 pm
Localização: Bahia

Mensagem por Andre Venson »

Montei um piper com 1,60mt de asa. Utilizei p0 no corpo, p3 na asa e fiz sanduiche com 3 camadas de bandejinha para os estabilizadores trazeiros.
Anexos
17-11-06_1635.jpg
17-11-06_1635.jpg (37.79 KiB) Exibido 15663 vezes
Responder