P0 UMA NOVA OPÇÃO QUE ESTA TOMANDO LUGAR

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
BigEspectro
membro
Mensagens: 4689
Registrado em: Dom Abr 03, 2005 11:18 pm
Localização: ...volta obrigatória e necessária...

P0 UMA NOVA OPÇÃO QUE ESTA TOMANDO LUGAR

Mensagem por BigEspectro »

Com os vários materiais existentes para a confecção dos aeroplanos, estamos notando um certo crescimento com as placas de isopor P0 vendidos em livrarias a preços bem baixos.
É muito interessante fazer um protótipo com custo de aproximadamente 5 reais, o que parece até impossível, assim, abrimos este tópico para tratar dele, do isopor P0 e suas utilidades, bem como a maneira mais correta de usa-lo.
Nos meus projetos, evito bastante as fitas por deixarem o avião mais pesado, logo, optei pela cola branca mesclada com tintas de roupas ou as plásticas e brilhantes.
Tai, quem tiver alguma coisa sobre eles que possam ser passadas aos iniciantes na area, o tópico estará livre para receber tais informações visando somente instruir e incentivar seu uso.
Obrigado
...de volta ao passado...
Romulo_RJ
membro
Mensagens: 120
Registrado em: Dom Jan 15, 2006 12:32 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por Romulo_RJ »

Fala, BIG!
P0 realmente é uma boa saída pra quem não tem depron, pluma ou algo parecido por perto. Gosto bastante do material porque é muito fácil trabalhar com ele. Sem sombra de dúvidas é um ótimo material pra um iniciante trabalhar.
Além da facilidade, ressalto também o preço, pois pago R$ 0.50 por uma placa de 5mm.
Já postei dois tópicos aqui no fórum sobre aviões feitos em P0 e pretendo em breve postar mais um sobre os possíveis acabamentos que podem ser dados.
Abraços!
Avatar do usuário
BigEspectro
membro
Mensagens: 4689
Registrado em: Dom Abr 03, 2005 11:18 pm
Localização: ...volta obrigatória e necessária...

Mensagem por BigEspectro »

[quote:315ab01568="Romulo_RJ"]Fala, BIG!
P0 realmente é uma boa saída pra quem não tem depron, pluma ou algo parecido por perto. Gosto bastante do material porque é muito fácil trabalhar com ele. Sem sombra de dúvidas é um ótimo material pra um iniciante trabalhar.
Além da facilidade, ressalto também o preço, pois pago R$ 0.50 por uma placa de 5mm.
Já postei dois tópicos aqui no fórum sobre aviões feitos em P0 e pretendo em breve postar mais um sobre os possíveis acabamentos que podem ser dados.
Abraços![/quote:315ab01568]

Pô Romulo, já converçamos sobre isso anteriormente no msn, e gostaria em primeiro lugar, perguntar qual a técnica ou como vc corta sua placas já que noto que elas se desfazem, ficam com acabamento horrível se cortadas na faca ou estilete?
Com cortador é difícil pq ele apresenta pouca densidade.
Valeu Romulo, sei que tens bastante coisas a apresentar, e estamos aguardando, ok?
...de volta ao passado...
Avatar do usuário
doc33
membro
Mensagens: 86
Registrado em: Ter Ago 23, 2005 9:45 pm

Minha experiência com isopor P0

Mensagem por doc33 »

Fiz uma asa para motoplanador com isopor de papelaria, bem fraco, P0 , com 1,2 m de envergadura, poliédrica, 20 cm de corda, perfil plano-convexo, tendo como único reforço duas varetas de fibra de vidro de 2 mm de espessura, uma em cima e outra em baixo da asa, de ponta a ponta, a 1/3 da corda, onde sempre ficam os reforços, fixando-as com fita crepe provisoriamente . . . e o resultado me impressionou muito !

Ficou bem resistente, tanto que resolvi tentar voar assim, com as varetas presas com fita crepe. Voou normalmente !

O isopor P0 não se desfez em vôo, nem ficou instável. Mas a ponta da asa que pegou no chão estragou bastante, pela fragilidade desse isopor, o que seria contornado usando algum tipo de revestimento. Eu até tentei revestir com fita de embalagem e com vinil, mas esse isopor que comprei na papelaria tem a superfície meio "úmida", a fita e o vinil não grudam nele. Só a fita crepe grudou mais ou menos, o que permitiu o sucesso do vôo com essa asa.

Conclusão: é possível voar com asa de isopor P0 reforçada com varetas de fibra de vidro.
Avatar do usuário
BigEspectro
membro
Mensagens: 4689
Registrado em: Dom Abr 03, 2005 11:18 pm
Localização: ...volta obrigatória e necessária...

Mensagem por BigEspectro »

Amigo Jean, então ai vai a solução para seus problemas referentes as fitas adesivas:
Primeiro, não gosto de revestir todo o material com as fita, faço alguma coisa para garantir que o material não se disfaça no ar ou em pequenas batidas, assim traço algumas , no exemplo da asa, no centro e uma em cada borda.
Realmente esse isopor é de dificil adesão com as fitas, logo, após passa-las sem esticar muito pq senão ela deforma o isopor, após cruza-la com a outra ponta formando uma cinta, venho com a solda quente, SEM O BASTÃO dentro do revolver, e vou passando em zig zag em cima da fita, e vc verá que ela além de aderir 100% no isopor, ficará bem rígida, dura, e sua asa estará a prova de qualquer coisa ha ha.
A melhor fita para isso é a durex simples, as coloridas demoram um pouquinho mais pq possuem tintas em suas colas, e isso atrapalha um pouco.
O durex que me refiro é o largo, não aquele escolar comum.
Tai meu amigo, problema resolvido e boa sorte.

Venha voar com a gente qualquer dia............ http://geocities.yahoo.com.br/espectrorocket/
Romulo_RJ
membro
Mensagens: 120
Registrado em: Dom Jan 15, 2006 12:32 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por Romulo_RJ »

Para melhorar a aderência das fitas adesivas, costumo passar as asas (passo fita nela toda) em cima da boca do fogão. O resultado é impressionante! Fica bem rígido!
Mesmo na pior lenha nunca perdi uma asa.

Respondendo ao Big: Para cortar o isopor costumo esquentar um pouco a ponta de um estilete ou faca. O corte sai perfeito.

Abraços!
Avatar do usuário
jociel luciano
membro
Mensagens: 2293
Registrado em: Seg Nov 15, 2004 9:30 pm
Localização: Brasilia DF
Contato:

Mensagem por jociel luciano »

Uso isopor de 2cm a 3cm, e para a fita transparente ou colorida aderir basta lixar com uma lixa 180 a 220 por exemplo para deixar o isopor retinho, só isso, depois é só passar a fita e usar o (ferro de passar, o fogo do fogão ou um secador de cabelos) para deixar esticado.

Embora seja barato, não considero que seja uma boa para iniciantes não, quem está aprendendo lenha várias vezes, e talvez um modelo em P0 não aguente nem a primeira.

valeu
Avatar do usuário
BigEspectro
membro
Mensagens: 4689
Registrado em: Dom Abr 03, 2005 11:18 pm
Localização: ...volta obrigatória e necessária...

Mensagem por BigEspectro »

Ha ha ha, esse é o Jociel he he,.............faltava vc seu mininu pra ajudar no post,
mas, esse é o espirito da coisa, prefiro lenhar mil modelos com P0 do que um com outros materiais levando-se em cnsideração o baixo custo.
VOCÊ foi o cara que mais me incentivou, e olha que eu NUNCA tinha voado antes, a não ser aqueles do Paraguay he he.
Mas sua opinião é muito válida e que aqueles que forem fazer estejam conscientes dos perigos.
Valeu meu irmão.

NB--Jociel, nunca tentei com secador, não sabia que dava certo.....!!!!!
Avatar do usuário
jociel luciano
membro
Mensagens: 2293
Registrado em: Seg Nov 15, 2004 9:30 pm
Localização: Brasilia DF
Contato:

Mensagem por jociel luciano »

[quote:b0b2360ae6="BigEspectro"]Ha ha ha, esse é o Jociel he he,.............faltava vc seu mininu pra ajudar no post,
mas, esse é o espirito da coisa, prefiro lenhar mil modelos com P0 do que um com outros materiais levando-se em cnsideração o baixo custo.
VOCÊ foi o cara que mais me incentivou, e olha que eu NUNCA tinha voado antes, a não ser aqueles do Paraguay he he.
Mas sua opinião é muito válida e que aqueles que forem fazer estejam conscientes dos perigos.
Valeu meu irmão.

NB--Jociel, nunca tentei com secador, não sabia que dava certo.....!!!!![/quote:b0b2360ae6]Obrigado BigEspectro pelas considerações.

Considero mais complicado trabalhar com P0 porque ele se desmancha mais fácil, da trabalho pra lixar e quebra com facilidade, mas tem suas vantagens de ser de fácil acesso a todos, é fácil de encontrar, barato e no final das contas o resultado fica mais leve.

O proximo do P0 vai ser um acrobático, deixa só eu escolher um e começarei a contruir.

valeu
o dificil nao é subir e sim ficar lá em cima....

Canal 13 72.050MHz

loveaircraft@hotmail.com
Avatar do usuário
BigEspectro
membro
Mensagens: 4689
Registrado em: Dom Abr 03, 2005 11:18 pm
Localização: ...volta obrigatória e necessária...

Mensagem por BigEspectro »

Olha só, apenas para incetivar o pessoal interessado, este modelo comecei pela manhã me livrando dos cunhados que só vem na casa da gente pra comer, e só esta faltando o trem de pouso?!!! e colocar o br400 na parte de traz da asa.
Caracteristicas?

1 m de envergadura
70 cm de comprimento
Motor 400BR
Asa.....isopor P0 sem longarinas
Corpo.....bandejinhas e P0
6 janelinhas com plásticos colados por dentro
Comandos....leme e profundor
Propulsão....hélice de palito de dentes +- 6030
Cola usada.....quente somente
Peso final.......325 bramas



Tai, quem quiser fazer, é simples e rápido.
As fotos não ficaram boas, mas o que importa que é quase 100% de isopor P0.

[URL=http://imageshack.us][img:29a6a8e2aa]http://img220.imageshack.us/img220/8185/10sv.jpg[/img:29a6a8e2aa][/URL]

O nome de TAXI, pq se parece com um taxi aero que conheço

[URL=http://imageshack.us][img:29a6a8e2aa]http://img220.imageshack.us/img220/4918/28gu1.jpg[/img:29a6a8e2aa][/URL]

[URL=http://imageshack.us][img:29a6a8e2aa]http://img229.imageshack.us/img229/1971/42pd.jpg[/img:29a6a8e2aa][/URL]

Pode se ver onde ficará o motor.

Bom, faça seu modelo e poste os resultados aqui, ok........
Espero ter contribuido, ah, ele vai pro ar nesta quarta feira em nosso novo local de lançamentos he he, no centro da cidade!!!!!
...de volta ao passado...
Responder