Como Fazer Gas Hydrogênio em casa...Problema Solucionado!!!

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Agora me sinto melhor por ter levantado a polêmica... hehehehehe....
Cheguei a pensar em desistir de participar do fórun depois de ser contestado. Mas geralmente são os pequenos detalhes, as coisas que "não tem perigo, faço assim há 20 anos..." que acabam dando M....a.
Claudio
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Lembrei de mais uma coisa... Eu trabalhei numa oficina mecânica quando garoto, e havia um funcionário que insistia em usar capas de rolamento como calços na prensa hidráulica, mesmo depois que eu o havia alertado para o risco de o aço estilhaçar nessas condições (eu era novinho mas sempre fui rato de biblioteca... Adorava estudar Mecânica... hehehehe...), e ele sempre me chamava da covarde, e dizia "que é, tem medo de morrer ???" e ria... E saía da prensa e ia usar a escova de aço rotativa sem os óculos...
Anos depois passei pela oficina... E deparei com esse cara cego de um olho... Consternado, perguntei o que havia acontecido... Adivinhemmmmm...
Uma capa de rolamento usada como calço estourou na prensa...
Não fui capaz de dizer nada e nem de voltar à oficina depois disso.
Continuo ma ninha filosofia de "covarde".. Trabalho com artesanato em madeira, e quando estou trabalhando, mantenho as portas da oficina trancadas, e pareço um ET de tanta coisa pendurada na cara... É respirador, protetor nos ouvidos, e às vezes, por baixo do protetor facial, um daqueles óculos com vedação... Medroso meeeeeeeesmo.... hehehehehe...
Abraços, bons vôos e nenhum acidente ! Afinal, quem tem de sair do chão é o avião, e não o modelista... hahahahahaha
Claudio
shift_light
membro
Mensagens: 645
Registrado em: Qui Mar 09, 2006 6:29 pm

Mensagem por shift_light »

[!] e ai alguem fez essa experiencia?
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4119
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

[quote:a8d86116cd="claudiorfernandes"]Agora me sinto melhor por ter levantado a polêmica... hehehehehe....
Cheguei a pensar em desistir de participar do fórun depois de ser contestado. Mas geralmente são os pequenos detalhes, as coisas que "não tem perigo, faço assim há 20 anos..." que acabam dando M....a.
Claudio[/quote:a8d86116cd]

É como diz o ditado "O Diabo mora nos detalhes.". E com tanta coisa que pode ferir, machucar e matar pessoas no nosso hobby, acho bom ter uma atitude mais precavida sobre estes assuntos e não ser leviano no trato do mesmo.
Na verdade, fui eu que acabei criando a polêmica, porque quis esclarecer quanto ao poder destrutivo do hidrogênio, e na minha tentativa de desmistificar aquele medo de dirigíveis a hidrogênio. Se não tivesse reagido daquela maneira, acho que iria passar batido, pessoal já ia concordar que é perigoso e tal. Provavelmente, alguém teria feito isto um pouco mais tarde. Contudo, este assunto já estava na minha cabeça já há muito tempo, antes do tópico, e que surgiu a oportunidade para tocar no assunto e tentar desenvolvê-la a ponto de chegar num consenso e ao mesmo tempo levar a um esclarecimento.
Ser contestado é algo normal, principalmente quando emite uma opinião, mas tem que lembrar que as pessoas contestam é a idéia, a informação e não a pessoa. No fórum, o que estamos fazendo é justamente o embate de idéias, percepções e constatações.
Na sua ênfase de avisar que o hidrogênio é perigoso, vi a oportunidade de discutir sobre o assunto, e desmistificar o tal perigo do hidrogênio que muitos tem o medo, principalmente porque foram ensinados e informados assim. Tenho que admitir que tenho uma certa paixão sobre os dirigíveis, e esta estória de hidrogênio acabou deflagando uma indignação dentro de mim.
Quando a prática ou costume não há nada de errado em tê-la, desde que seja uma boa prática e costume.
Afinal, deu para discutir sobre várias coisas aqui, aprendi algumas coisas, e com certeza o pessoal que acompanhou e participou da discussão.
Como o objetivo do fórum é esclarecimento, fizemos a nossa parte.
Ah, e, com certeza, esta não será a única nem a última vez que isto irá acontecer. E, a participação de todos é bem vinda. Inclusive a sua !
Um abraço !
"Toda unanimidade é burrice." Nelson Rodrigues.
Caveat Emptor ! Caveat Venditor! Cave Canem !
"... looping the loop and defying the ground ... "
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4119
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

[quote:fecd8c30a9="shift_light"][!] e ai alguem fez essa experiencia?[/quote:fecd8c30a9]
O guga já fez. Eu vou fazer um dia. E você ?
"Toda unanimidade é burrice." Nelson Rodrigues.
Caveat Emptor ! Caveat Venditor! Cave Canem !
"... looping the loop and defying the ground ... "
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4119
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

[quote:f9dd2ccea8="claudiorfernandes"]Lembrei de mais uma coisa... Eu trabalhei numa oficina mecânica quando garoto, e havia um funcionário que insistia em usar capas de rolamento como calços na prensa hidráulica, mesmo depois que eu o havia alertado para o risco de o aço estilhaçar nessas condições (eu era novinho mas sempre fui rato de biblioteca... Adorava estudar Mecânica... hehehehe...), e ele sempre me chamava da covarde, e dizia "que é, tem medo de morrer ???" e ria... E saía da prensa e ia usar a escova de aço rotativa sem os óculos...
Anos depois passei pela oficina... E deparei com esse cara cego de um olho... Consternado, perguntei o que havia acontecido... Adivinhemmmmm...
Uma capa de rolamento usada como calço estourou na prensa...
Não fui capaz de dizer nada e nem de voltar à oficina depois disso.
Continuo ma ninha filosofia de "covarde".. Trabalho com artesanato em madeira, e quando estou trabalhando, mantenho as portas da oficina trancadas, e pareço um ET de tanta coisa pendurada na cara... É respirador, protetor nos ouvidos, e às vezes, por baixo do protetor facial, um daqueles óculos com vedação... Medroso meeeeeeeesmo.... hehehehehe...
Abraços, bons vôos e nenhum acidente ! Afinal, quem tem de sair do chão é o avião, e não o modelista... hahahahahaha
Claudio[/quote:f9dd2ccea8]
Acho você muito sensato e tem atitude correta. Se de alguma forma contribuí para que você se sentisse intimidado, me desculpe, mas esta não foi realmente a minha intenção. E te aconselho a continuar este "costume".
Um abraço.
"Toda unanimidade é burrice." Nelson Rodrigues.
Caveat Emptor ! Caveat Venditor! Cave Canem !
"... looping the loop and defying the ground ... "
Avatar do usuário
Bruno____
membro
Mensagens: 1166
Registrado em: Sáb Abr 17, 2004 9:09 am
Localização: Anapolis GO

Mensagem por Bruno____ »

[quote:084fa81cd2="Bruno____"]1-Guga 1 litro do gas hidrogenio levanta quanto de peso?

2-Se por exemplo eu encher um balão ele levantar 40 gramas, ai tenho que fazer o conjunto todo pesar as 40 gramas para ele ficar parado no ar?[/quote:084fa81cd2]Pode fazer que funciona moçada, fiz isso na feira de ciencias na 8ª serie... Cuidado que pelo que me lembro a garrafa esquenta um bocado...
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4119
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

[quote:e74ee194ea="Bruno____"][quote:e74ee194ea="Bruno____"]1-Guga 1 litro do gas hidrogenio levanta quanto de peso?

2-Se por exemplo eu encher um balão ele levantar 40 gramas, ai tenho que fazer o conjunto todo pesar as 40 gramas para ele ficar parado no ar?[/quote:e74ee194ea]Pode fazer que funciona moçada, fiz isso na feira de ciencias na 8ª serie... Cuidado que pelo que me lembro a garrafa esquenta um bocado...[/quote:e74ee194ea]
Esta é uma outra boa observação. Para lembrar as aulas de química, esta reação é exotérmica, ou seja, gera calor. Não sei se o esquentar chegue a ponto de derreter o recipiente plástico da figura do Guga. Talvez seja uma questão de concentração da soda cáustica. Deve ser porque se usa soda cáustica granulada e raspas de alumínio, como estes dois sólidos iriam reagir ? Provavelmente tem água no meio, e isto explica ser suficiente uma garrafa PET para acomodar a reação. Talvez o que o Bruno usou deve ser soda cáustica líquida ou pastosa que tem uma concentração maior, que por consequência a reação é mais intensa. O que leva a uma outra questão de procedimento: coloque água no recipiente, depois as lascas de alumínio e depois a sóda cáustica granulada e tampe com a boca do balão ou do envelope do dirigível.
"Toda unanimidade é burrice." Nelson Rodrigues.
Caveat Emptor ! Caveat Venditor! Cave Canem !
"... looping the loop and defying the ground ... "
Avatar do usuário
guga
membro
Mensagens: 2164
Registrado em: Dom Jun 13, 2004 6:08 pm
Localização: Makawao, Maui Hawaii e São Paulo / SP

Mensagem por guga »

[quote:6a58d309b0="Bruno____"]1-Guga 1 litro do gas hidrogenio levanta quanto de peso?

2-Se por exemplo eu encher um balão ele levantar 40 gramas, ai tenho que fazer o conjunto todo pesar as 40 gramas para ele ficar parado no ar?[/quote:6a58d309b0]

Um litro não sei mas 1 m³ levanta 0,9kg+ aprox.
Para voce balancear coloque pesos como moedas ou outro peso qualquer...
Aeromodelistas... Crescei e Eletrificaivos...
Avatar do usuário
Bruno____
membro
Mensagens: 1166
Registrado em: Sáb Abr 17, 2004 9:09 am
Localização: Anapolis GO

Mensagem por Bruno____ »

Este 1º balão, o branco tem quanto de capacidade?
Responder