Motagem do Hk600Gt

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Marcos Aurelio Passos
membro
Mensagens: 41
Registrado em: Sex Jul 30, 2010 2:29 pm
Localização: Porangatu-GO

Motagem do Hk600Gt

Mensagem por Marcos Aurelio Passos »

Caros colegas amantes do Heli, estou começando a montar um hk600gt, já tenho um 450 da hk e já li muito sobre o assunto e pesquisei também! Mais as dúvidas sempre aparecem e nada melhor do que tirar com que já tem de sobra que são vcs aqui colegas participantes dos fóruns da e-voo!
Pois bem vamos pelo o começo, Vou colocar o que já comprei para montar o heli:
Kit hk600gt +
motor: Turnigy Typhoon 600H Heli Motor 1100kv (600 class), Pinhão 14T +
Speed: Turnigy Brushless ESC 85A w/ 5A SBEC, obs: Vou trocar pelo speed TURNIGY K-Force 100A Brushless ESC +
Bateria: Turnigy 5000mAh 6S 35C Lipo Pack +
BEC: TURNIGY 5-7.5A (8~42v) HV UBEC for Lipoly +
Servo ciclico 3x: Digital metal gear servo 49g/10.5kg/.19sec +
Gyro e Servo de cauda: da align para Trex 600 +
Blades: .60 class Carbon Fiber Main Blade 600mm
OBS: Vou trocar todas as engrenagem, a correia, a grade do flybar, os skys e o eixo da cauda pelos da align Trex600.
Bem amigos gostaria que alguém me ensine como regular o speed TURNIGY K-Force 100A Brushless ESC de acordo com essa eletrônica e o cartão programa
Turnigy 2 in 1 Professional Program Box for Brushless ESC. Se alguém poder me ajudar por favor agradeço muito abraço a todos.
sabongi
membro
Mensagens: 364
Registrado em: Seg Set 22, 2008 5:00 pm
Localização: Vale do Paraiba/SP

Mensagem por sabongi »

Se voce tem o cartao de programacao, qual a duvida?
Avatar do usuário
cyberjoeone
membro
Mensagens: 615
Registrado em: Sáb Fev 18, 2006 10:04 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

ESC

Mensagem por cyberjoeone »

Cara se conselho fosse bom a gente vendia!

Já tive um esc destes que você está querendo comprar 100A e queimou do nada! basta olhar meu post do HK500 que você vai ler a respeito!

Já o meu colega comprou um do 85A que voce estava querendo comprar e ele tem soft start igual aos Align e o por ele usa no TREX 600 dele e nunca deu problema!
[img:80a5be5831]http://www.hobbycity.com/hobbyking/store/catalog/Tz85A.jpg[/img:80a5be5831]

Se fosse você eu compraria o 85A se já comprou então esquece! Mas se queimar pode comprar o de 85A que este é bom!
http://www.hobbycity.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=10331
Um abraço :D
Marcos Aurelio Passos
membro
Mensagens: 41
Registrado em: Sex Jul 30, 2010 2:29 pm
Localização: Porangatu-GO

Mensagem por Marcos Aurelio Passos »

Valeu, Cyberjoeone pela dica, realmente eu já comprei o speed 85A e estava pensando em trocar por um k-force 100A, justamente por causa dos amperagem maior pra não dar queda de tensão no motor, mais vou seguir seu conselho motor é de 60A um esc de 85A acho cai bem! SE vc pudesse me explicar o que é soft start e qula a função dele no speed ficaria muito grato, pois sou novato e todo dia apreendo uma coisa nova que não sabia, valeu abraços!!!!!
Avatar do usuário
Wanderson Perin
membro
Mensagens: 217
Registrado em: Ter Jun 29, 2010 7:55 pm

Mensagem por Wanderson Perin »

"Soft-Starters são chaves de partida estática, destinadas à aceleração, desaceleração e proteção de motores de indução trifásicos, que permitem obter partidas e paradas suaves."

Penso que em helimodelos deve ter a mesma função...mesmo o motor do heli não sendo trifásico....rsrs.

É isso...se eu estiver errdo por favor alguém me corrija.

Abraços
Marcos Aurelio Passos
membro
Mensagens: 41
Registrado em: Sex Jul 30, 2010 2:29 pm
Localização: Porangatu-GO

Mensagem por Marcos Aurelio Passos »

Caro colega Sabongi, a dúvida é simplismente toda em relação a regulagem do speed com o cartão programa, pois bem conecto o esc no cartão e dai pra frente não sei o que ativo ou deixo de ativa o que mudo ou não mudo na configuração do speed, lembro que pretendo fazer voos sport nada de 3D! Se vc puder me ajudar me esclarecendo essa dúvida, ficaria muito grato! não sei se fui muito claro na minha esplanação o speed vai ser o 85A turning, valeu abraços!!!!
Avatar do usuário
LCid
membro
Mensagens: 1705
Registrado em: Sex Jun 04, 2010 11:47 pm
Localização: Santos
Contato:

Mensagem por LCid »

O manual do Turnigy 2 in 1 Professional Program Box mostra passo a passo todas as opções de programação. Basicamente, pra voo sport, o que voce deve programar é:
-Acelerador (para saber a amplitude de comando de aceleração no stick)
-Brake off (para o motor e o rotor continuarem girando quando cortar aceleração)
-Soft start (ou very-soft start se tiver, para ligar o motor suavemente)
- output do built in BEC (para definir voltagem de alimentação do Rx e servos)
-cut off de baixa voltagem.
-modo Governador (on ou off)
enfim, ligue os componentes (ESC e o Turnigy 2 in 1) conforme as instruções do manual e ele praticamente vai mostrando as funções uma a uma.
Avatar do usuário
cyberjoeone
membro
Mensagens: 615
Registrado em: Sáb Fev 18, 2006 10:04 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Soft start

Mensagem por cyberjoeone »

Marcos
Soft start é um recurso do esc para que o motor acelere suavemente e evite trancos na transmissão e tambem que a corrente do motor suba muito durante a partida.
A maioria dos escs que a hobbycity vende é voltada para aviões eles funcionam em helis mas mesmo que você acelere bem devagar e gradualmente o heli da um tranco forte que em alguns casos ele chega a rodar no chão!
Você vai ter que ativar a função soft start do esc através da programação dele.
Você deve ativar soft-start ou very-soft-start se o seu esc tiver esta opção.
:D
Avatar do usuário
Steka
membro
Mensagens: 985
Registrado em: Qui Jun 19, 2008 11:29 am
Localização: Cerquilho - SP
Contato:

Mensagem por Steka »

[quote:afe8df52eb="Wanderson Perin"]"

Penso que em helimodelos deve ter a mesma função...mesmo o motor do heli não sendo[b:afe8df52eb] trifásico[/b:afe8df52eb]....rsrs.

Abraços[/quote:afe8df52eb]

motores brushless são trifásico

ABS
>> :D A idéia é um Gato Não Cachorro, Vem Quando quer Não Quando Chama :D <<
Avatar do usuário
sam_bauer
membro
Mensagens: 669
Registrado em: Qui Ago 27, 2009 8:41 am
Localização: Jaú, SP

Mensagem por sam_bauer »

[quote:4379569b7a="Marcos Aurelio Passos"]Valeu, Cyberjoeone pela dica, realmente eu já comprei o speed 85A e estava pensando em trocar por um k-force 100A, justamente por causa dos amperagem maior pra não dar queda de tensão no motor, mais vou seguir seu conselho motor é de 60A um esc de 85A acho cai bem! SE vc pudesse me explicar o que é soft start e qula a função dele no speed ficaria muito grato, pois sou novato e todo dia apreendo uma coisa nova que não sabia, valeu abraços!!!!![/quote:4379569b7a]

Uso este ESC no meu HK600GT tb, com o mesmo motor que o seu, vai tranquilo. Estou usando o pinhão de 14t, mas vou colocar o 15t que chegou. Desce tudo morno/frio de um voo sport, com loopings, rolls.

Eu só nao uso o BEC dele... no meu uso o megabec. Conforme o Steka falou aqui no forum, o bec deste esc não aguenta muito. Me corrijam se eu estiver errado. Eu resolvi não arriscar.

Abraços!!!
Responder