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Enviado: Sáb Jan 15, 2011 2:07 pm
por saratiel hirle
Agora o detalhe da fixação do motor e do speed control.
Observem o tamanho do motor em relação a minha mão (e eu não tenho “mão de moça”), tomei um baita susto quando o recebi.
Abaixo está outra foto com ele ao lado de seu irmão mais novo, um 28-30.
Seu eixo “só” tem 8mm e com cablagem e conectores pesa exatos 300g.

Sua fixação no berço do motor é bem simples. Os furos do berço casaram certinho com a cruzeta de alumínio que vem no motor. Eu só tive que alargá-los um pouco mais para que pudessem alojar as porcas (daquelas que possuem umas travas para cravar na madeira).

Os parafusos são de cabeça tipo Allen. Um pouco de trava rosca garante que eles não se soltem com a vibração do conjunto.

Enviado: Sáb Jan 15, 2011 2:26 pm
por saratiel hirle
Agora o detalhe da instalação da carenagem tipo "cowl flap" do motor, mas antes gostaria de esclarecer umas coisas.

[i:835a058f9b]Assim que terminei de montar o aero, ainda sem esta carenagem, fiz o 1º voo teste para avaliar e ajustar o que é de costume (cg, trim, rates etc) e também para verificar o aquecimento e adequação do conjunto Motor + speed + bateria + hélice.
Inicialmente fiz o teste com uma APC 14x7, que é a recomendada para bateria 5s. Apesar da temperatura de todos os componentes ficar muito baixa, o motor estava com pouco empuxo, aproximadamente 2100g e com um consumo de 36A (fiquei surpreso com isso).
Resolvi então instalar a APC 15x8 (visto que uso uma 4S) e aí caiu como uma luva. O empuxo ficou com aproximadamente 2600g, consumo de 58A e a temperatura dos componentes “de morna para fria”.
Penso ser esta uma boa relação de componentes, pois estão me dando uma autonomia de aproximadamente 10 min no vôo “rami-rami” acrobático sem se aquecer.
Resta agora saber como fica a autonomia no 3d. Mas de qualquer forma não passarei dos 6 min de vôo com ele.
[/i:835a058f9b]

Voltando ao cowl flap...

Resolvi instalá-lo, fazendo todos os ajustes necessários e fugindo um pouco da escala.
No yak “real”, o cowl flap é fixo, não gira com a hélice. Apenas abre e fecha suas entradas para resfriamento do motor.
Aqui, para otimizar o fluxo de ar para o interior do aero, resolvi instalá-lo em conjunto com a hélice, assim ele funciona como um Fan para refrigerar os componentes e compensar a obstrução de ar que ele mesmo causaria se ficasse parado.

A carenagem foi cortada, furada e balanceada para esta instalação.

Enviado: Sáb Jan 15, 2011 2:53 pm
por saratiel hirle
Por fim temos o aero pronto para voo na pista.
Provavelmente devo ter deixado passar algo neste review, até mesmo porque inicialmente não tinha intenção de fazê-lo e assim não tirei fotos de todos os detalhes.
Mas espero ter contribuído fornecendo um pouco de informação deste belo aero para aqueles que desejam um dia adquiri-lo.

Enviado: Sáb Jan 15, 2011 2:56 pm
por saratiel hirle
Deixo aqui os vídeos dele.
Futuramente, quando estiver mais íntimo da máquina, postarei outros.
Mais tarde também farei uma avaliação geral dele, nada complexo, somente minha simples opinião.

[yt]qhVdrLAN8pM[/yt]
http://www.youtube.com/watch?v=qhVdrLAN8pM

[yt]pKbzEHPIBIM[/yt]
http://www.youtube.com/watch?v=pKbzEHPIBIM

Enviado: Sáb Jan 15, 2011 4:39 pm
por Jose Gomes
Saratiel,

Simplesmente fantástico esse Aero, dos acrobáticos depois do CAP 232, é a minha 2ª. paixão. :lol:

O voo é maravilhoso, sem contar que você está pilotando muito, mas no leque de manobras apresentadas, faltaram HARRIER e TORQ ROLL para fechar :twisted:

Parabéns pela bela máquina.

Abração!

Enviado: Sáb Jan 15, 2011 5:23 pm
por RCampos
Parabéns.
É um lindo aero e o review ficou impecável.
Tá voando muito....

Enviado: Dom Jan 16, 2011 11:48 pm
por Xico Carvalho
ficou lindo o modelo e mto bonito o voo.
abs