como utilizar o flap

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
José Paulo
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Qua Fev 02, 2011 4:43 pm
Localização: Itajaí-SC

como utilizar o flap

Mensagem por José Paulo »

Olá pessoal, já voei alguns modelos asa alta e baixa e agora montei um cesnna 182 phoenix, motor 55 OS Ax. A minha dúvida é quanto a programação do flap. Como o utilizo, tenho que mixá-lo com o profundor? pois quando me preparava para pousá-lo acionei o flap e ele subiu rápido, reduzí rápido o angulo e mandei ver no profundor pra ele descer. Foi um sufoco mas consegui pousá-lo sem quebrar. Alguém me ajuda?
Avatar do usuário
Augusto Pizarro
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1363
Registrado em: Qui Fev 05, 2004 5:03 pm
Localização: RJ
Contato:

Mensagem por Augusto Pizarro »

Sim,

vc deve mixa-lo com o profundor. Faça os testes sempre bem alto, acionando o Flap e vendo a tendencia do modelo. Nao faça correcoes na mixagem em voo. Pouse e corrija, decole de novo e teste tudo de novo. Se seu radio tiver "channel delay" (retardo de canal), aplique no canal do Flap para ele baixar e subir mais suavemente, fica melhor.

Augusto Pizarro
www.asaseletricas.com.br
Avatar do usuário
Euripedes
membro
Mensagens: 596
Registrado em: Seg Set 15, 2008 10:46 pm
Localização: Campinas SP

Mensagem por Euripedes »

Também sempre tive esta dúvida apesar de não ter aero com flap.
O profundor deve subir ou descer ?
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:b9be2870c5="Euripedes"]Também sempre tive esta dúvida apesar de não ter aero com flap.
O profundor deve subir ou descer ?[/quote:b9be2870c5]

Descer quase sempre, subir as vezes.

Tem que testar
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Augusto Pizarro
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1363
Registrado em: Qui Fev 05, 2004 5:03 pm
Localização: RJ
Contato:

Mensagem por Augusto Pizarro »

Pois é,

não sei explicar direito, mas o Marco esta certo. Depende do modelo, as vezes vc corrige com profundor em cima as vezes em baixo. Nao sei dizer quais as caracteristicas do modelo para ter esta diferença o melhor como disse é subir alto e testar la em cima e ver como deve se corrigir.

Aos especialistas de plantão, se souberem porque dessa diferença de modelo para modelo, terei o maior prazer em aprender.

Augusto Pizarro
www.asaseletricas.com.br
Nos voamos o que vendemos.
HYPERION - AIRTRONICS - E-MAX - HET
CASTLE CREATIONS - MULTIPLEX
Avatar do usuário
osvaldoljunior
membro
Mensagens: 1905
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 12:44 pm
Localização: São paulo, SP - 25 anos

Mensagem por osvaldoljunior »

O correto do flap os flaps subirem ou descerem...

Pensando um pouco na pergunta, os flaps costumam fica atras do cg do avião, então e os flaps subirem o nariz do deveria cabrar, então teoricamente compensaria picando o profundor, ja se os flaps descerem o avião deveria picar, tendo assim que cabrar o profundor...

Talvez a diferença de comportamento seja apenas se colocaram os flaps subindo ou descendo
Avatar do usuário
Augusto Pizarro
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1363
Registrado em: Qui Fev 05, 2004 5:03 pm
Localização: RJ
Contato:

Mensagem por Augusto Pizarro »

Osvaldo,

estou considerando apenas os FLAPS DESCENDO, se subir acho que não é flap e sim spoiler. O que acontece é que dependendo do modelo acionando os FLAPS ele pode descer ou subir o nariz.

Augusto Pizarro
www.asaseletricas.com.br
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Conforme informação passada por um engenheiro aeronáutico, em aviões reais quando se acionam os flaps cria-se um momento picador (vide as asinhas zagui), vi muito isso quando trabalhei com o C-115, com flap em 40º a tendência de picar é bem forte.
Em aeromodelos as poisas podem não se comportar da mesma forma dependendo de vários fatores. Se ocorre a tendência inversa em um determinado modelo, eu posso deduzir, "confirmação somente com túnel de vento", que o fluxo de ar que passa pela asa nesta condição sofre um desvio para baixo que poderá atingir o estabilizador e provocar uma tendência de cabrar.
Se alguém souber de alguma informação mais precisa, favor postar para o nosso conhecimento.
Victor Stevan
membro
Mensagens: 977
Registrado em: Dom Ago 03, 2008 12:31 am
Localização: Osasco-SP

Mensagem por Victor Stevan »

[quote:3a96ff7b72="Marco Antonio"][quote:3a96ff7b72="Euripedes"]Também sempre tive esta dúvida apesar de não ter aero com flap.
O profundor deve subir ou descer ?[/quote:3a96ff7b72]

Descer quase sempre, subir as vezes.

Tem que testar[/quote:3a96ff7b72]

Nesse fim de semana fui fazer o primeiro voo do meu stick elétrico. Tinha mixado flaperon em 50°. Ao acionar a função de flap, o modelo picava abruptamente. Como não sabia como mixar profundor junto com o flap, voei mais alguns minutos e voltei pra casa. Depois acabei conseguindo fazer essa mixagem com a chave LAND. Na programação, você pode escolher de - 100% a + 100% tanto para aileron como para flap. Deixei o meu assim: + 35° para flap (ailerons descem) e - 20° para profundor (profundor cabra). Nesse fim de semana vou voar e posto o resultado!

Meu modelo é um ugly stick elétrico com +- 600 gramas e meu rádio é um Hitec Optic 6 2.4 Ghz.
Viver sem tomar consciência do significado do mundo é como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar os livros!
José Paulo
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Qua Fev 02, 2011 4:43 pm
Localização: Itajaí-SC

uso do flap

Mensagem por José Paulo »

Valeu pessoal, deu pra ter uma idéia, vou executar os procedimentos que me passaram e depois darei notícias.
Aquele abraço!
José Paulo
Responder