como utilizar o flap
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como utilizar o flap
Olá pessoal, já voei alguns modelos asa alta e baixa e agora montei um cesnna 182 phoenix, motor 55 OS Ax. A minha dúvida é quanto a programação do flap. Como o utilizo, tenho que mixá-lo com o profundor? pois quando me preparava para pousá-lo acionei o flap e ele subiu rápido, reduzí rápido o angulo e mandei ver no profundor pra ele descer. Foi um sufoco mas consegui pousá-lo sem quebrar. Alguém me ajuda?
- Augusto Pizarro
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Sim,
vc deve mixa-lo com o profundor. Faça os testes sempre bem alto, acionando o Flap e vendo a tendencia do modelo. Nao faça correcoes na mixagem em voo. Pouse e corrija, decole de novo e teste tudo de novo. Se seu radio tiver "channel delay" (retardo de canal), aplique no canal do Flap para ele baixar e subir mais suavemente, fica melhor.
Augusto Pizarro
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vc deve mixa-lo com o profundor. Faça os testes sempre bem alto, acionando o Flap e vendo a tendencia do modelo. Nao faça correcoes na mixagem em voo. Pouse e corrija, decole de novo e teste tudo de novo. Se seu radio tiver "channel delay" (retardo de canal), aplique no canal do Flap para ele baixar e subir mais suavemente, fica melhor.
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- Marco Antonio
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- Augusto Pizarro
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Pois é,
não sei explicar direito, mas o Marco esta certo. Depende do modelo, as vezes vc corrige com profundor em cima as vezes em baixo. Nao sei dizer quais as caracteristicas do modelo para ter esta diferença o melhor como disse é subir alto e testar la em cima e ver como deve se corrigir.
Aos especialistas de plantão, se souberem porque dessa diferença de modelo para modelo, terei o maior prazer em aprender.
Augusto Pizarro
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não sei explicar direito, mas o Marco esta certo. Depende do modelo, as vezes vc corrige com profundor em cima as vezes em baixo. Nao sei dizer quais as caracteristicas do modelo para ter esta diferença o melhor como disse é subir alto e testar la em cima e ver como deve se corrigir.
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- osvaldoljunior
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O correto do flap os flaps subirem ou descerem...
Pensando um pouco na pergunta, os flaps costumam fica atras do cg do avião, então e os flaps subirem o nariz do deveria cabrar, então teoricamente compensaria picando o profundor, ja se os flaps descerem o avião deveria picar, tendo assim que cabrar o profundor...
Talvez a diferença de comportamento seja apenas se colocaram os flaps subindo ou descendo
Pensando um pouco na pergunta, os flaps costumam fica atras do cg do avião, então e os flaps subirem o nariz do deveria cabrar, então teoricamente compensaria picando o profundor, ja se os flaps descerem o avião deveria picar, tendo assim que cabrar o profundor...
Talvez a diferença de comportamento seja apenas se colocaram os flaps subindo ou descendo
- Augusto Pizarro
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- Gilberto
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Conforme informação passada por um engenheiro aeronáutico, em aviões reais quando se acionam os flaps cria-se um momento picador (vide as asinhas zagui), vi muito isso quando trabalhei com o C-115, com flap em 40º a tendência de picar é bem forte.
Em aeromodelos as poisas podem não se comportar da mesma forma dependendo de vários fatores. Se ocorre a tendência inversa em um determinado modelo, eu posso deduzir, "confirmação somente com túnel de vento", que o fluxo de ar que passa pela asa nesta condição sofre um desvio para baixo que poderá atingir o estabilizador e provocar uma tendência de cabrar.
Se alguém souber de alguma informação mais precisa, favor postar para o nosso conhecimento.
Em aeromodelos as poisas podem não se comportar da mesma forma dependendo de vários fatores. Se ocorre a tendência inversa em um determinado modelo, eu posso deduzir, "confirmação somente com túnel de vento", que o fluxo de ar que passa pela asa nesta condição sofre um desvio para baixo que poderá atingir o estabilizador e provocar uma tendência de cabrar.
Se alguém souber de alguma informação mais precisa, favor postar para o nosso conhecimento.
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- Registrado em: Dom Ago 03, 2008 12:31 am
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[quote:3a96ff7b72="Marco Antonio"][quote:3a96ff7b72="Euripedes"]Também sempre tive esta dúvida apesar de não ter aero com flap.
O profundor deve subir ou descer ?[/quote:3a96ff7b72]
Descer quase sempre, subir as vezes.
Tem que testar[/quote:3a96ff7b72]
Nesse fim de semana fui fazer o primeiro voo do meu stick elétrico. Tinha mixado flaperon em 50°. Ao acionar a função de flap, o modelo picava abruptamente. Como não sabia como mixar profundor junto com o flap, voei mais alguns minutos e voltei pra casa. Depois acabei conseguindo fazer essa mixagem com a chave LAND. Na programação, você pode escolher de - 100% a + 100% tanto para aileron como para flap. Deixei o meu assim: + 35° para flap (ailerons descem) e - 20° para profundor (profundor cabra). Nesse fim de semana vou voar e posto o resultado!
Meu modelo é um ugly stick elétrico com +- 600 gramas e meu rádio é um Hitec Optic 6 2.4 Ghz.
O profundor deve subir ou descer ?[/quote:3a96ff7b72]
Descer quase sempre, subir as vezes.
Tem que testar[/quote:3a96ff7b72]
Nesse fim de semana fui fazer o primeiro voo do meu stick elétrico. Tinha mixado flaperon em 50°. Ao acionar a função de flap, o modelo picava abruptamente. Como não sabia como mixar profundor junto com o flap, voei mais alguns minutos e voltei pra casa. Depois acabei conseguindo fazer essa mixagem com a chave LAND. Na programação, você pode escolher de - 100% a + 100% tanto para aileron como para flap. Deixei o meu assim: + 35° para flap (ailerons descem) e - 20° para profundor (profundor cabra). Nesse fim de semana vou voar e posto o resultado!
Meu modelo é um ugly stick elétrico com +- 600 gramas e meu rádio é um Hitec Optic 6 2.4 Ghz.
Viver sem tomar consciência do significado do mundo é como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar os livros!
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uso do flap
Valeu pessoal, deu pra ter uma idéia, vou executar os procedimentos que me passaram e depois darei notícias.
Aquele abraço!
José Paulo
Aquele abraço!
José Paulo