Página 3 de 13

Enviado: Qua Mar 02, 2011 11:12 pm
por DREYER
Rafael esse tal de planking é so pra mestre mesmo.

Abraços


Dreyer

Enviado: Qui Mar 03, 2011 9:12 am
por Rafael Ritter
É nada, afinal eu consigo fazer.

Aliás, ficou um planking de merd... A vantagem é que a lixa, massa e fibra vão dar um acabamento muito bom.

Neste momento, aliás, acabei de lixar pela segunda vez e aplicar uma malha de fibra de 45g/m2.

Amanhã deve estar seca, aí irei lixar novamente, recortar a porta de acesso, e unir a cabine à fuselagem.

Enviado: Qui Mar 03, 2011 10:09 am
por ze_mayer
rafael, só uma dúvida...onde vai câmera e equipamento de fpv? se eu fosse vc já pensava em integrar isso na cabine, pra não se matar nessa cabine toda arredondada e depois ter que fazer outra modificada pra encaixar seu equipamento.

Enviado: Qui Mar 03, 2011 10:50 am
por Rafael Ritter
A idéia é que a cabine acomode toda a tralha de FPV, incluindo bateria, transmissor, OSD e câmera. Tanto que já fiz ela um pouco mais larga e mais alta que a escala. A idéia de instalação da câmera seria na parte de baixo, assim como no Predator real, e pelo mesmo motivo: poder olhar pra baixo.

O legal desse modelo é que a fuselagem é meio quadradona e muito espaçosa, e ele terá mais 3 compartimentos além do da cabine. Provavelmente o primeiro atrás da cabine abrigará a bateria principal por questões de CG, enquanto o segundo abrigará os servos.

Enviado: Qui Mar 03, 2011 12:54 pm
por Rafael Ritter
Chegou hoje meu OSD!!!!! Fogo é o Fatshark que nem saiu de Hong Kong ainda :/

Enviado: Dom Mar 06, 2011 10:05 pm
por Rafael Ritter
Evolução do projeto.

num ataque de paciência fiz os flaps, empenagem e ailerons. OS SPOILERS FORAM ABOLIDOS, por mais legal que sejam. O canal vago talvez acione um conjunto de retráteis.

Como dá pra ver nas fotos, já uni a fuselagem à cabine e também já cortei a porta de acesso dela. Ficou bastante ampla e ficará muito prático. Também já entelei boa parte do conjunto com preto fosco, à excessão da tampa da cabine e da empenagem que fiz em preto brilhante. A cabine, aliás, entelei duas vezes pois da primeira vez ficou meio ruim. É praticamente o mesmo que entelar um ovo.

Agora vou fazer uns testes para ver que tipo de detalhes e que cor utilizarei para quebrar esse preto todo.

A asa, como dá pra ver, antes de ser entelada recebeu uma camada de fibra de vidro de 18g/m2, mas a parte de baixo ainda está aberta. Por falta de espaço para os servos tive que recorrer a uma cruzeta de servo, de modo que os servos em sí ficarão dentro da fuselagem.

UMA DUVIDA: sobre a cauda em V. O projeto que estou seguindo prevê apenas profundores na cauda em V, sendo que o leme fica para baixo. Minha dúvida é: para que a cauda em V funcione - daí com a mixagem e sem o leme de baixo - ela deve ter algum ângulo específico ou não precisa? Neste caso, manter o leme inferior fixo poderia prejudicar em algo? Ou seria melhor manter profundores e leme separados, como no original? Já havia levantado a questão, mas ainda tô na dúvida.

Enviado: Seg Mar 07, 2011 12:15 pm
por Rafael Ritter
Abaixo uma fotinho com os detalhes que havia falado para "quebrar o preto". Não irei além disso, uma vez que a idéia é que não tenha cara de aeromodelo, mas de um equipamento puramente funcional. Até mesmo feio.

Sigo ainda em dúvida sobre a empenagem. Apenas cauda em V ou profundores em V com o leme funcional virado para baixo.

Nunca fiz nada com cauda em V, portanto não sei se aquele leme está lá por algum motivo indispensável...

Enviado: Seg Mar 07, 2011 5:41 pm
por Rafael Ritter
Olhando nessa foto da Nitroplanes, parece q eles só usam cauda em V, sem o leme inferior....

[img:1063678f61]http://site.nitroplanes.com/uav/predator13.jpg[/img:1063678f61]

Enviado: Seg Mar 07, 2011 5:54 pm
por Antonio Garcia
Rafael,

Eu não entendo muito de construções, mas se a intenção é colocar peso no nariz, esse profundor não está subdimensionado não ?

A distância entre o CA e o nariz é maior que a distância entre o CA e o profundor. Considerando as massas envolvidas, vai existir um momento de inércia grande do nariz em relação ao CA, o que obrigaria a ter um profundor capaz de responder à altura. Será que ele vai dar conta ?

Enviado: Seg Mar 07, 2011 6:59 pm
por Rafael Ritter
Oi Antonio, o que seria CA?

Respondendo sua pergunta, a idéia é sim colocar peso no nariz, assim como na cauda também. Independente dos valores envolvidos sempre há que ser respeitar o centro de gravidade.

Quanto ao tamanho das áreas móveis da empenagem, lembremos que aquelas quilhas são grandes, e que suas áreas móveis ocupam toda sua extensão. Mantive as proporções da planta que estou seguindo, e que funcionam bem, mas realmente em projetos assim só dá pra bater o martelo mesmo depois que o avião sai do chão, dá umas voltas e pousa...