Queima de Speedy Control

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Stewart#7
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Sex Ago 15, 2008 1:51 pm
Localização: Joinville

Mensagem por Stewart#7 »

Amigo, pode ser mesmo devido ao tempo na bancada, pois em três avioes tenho esse mesmo esc, de 30 hobbyking, e nenhum pifou todos vão bem, um deles tem o 2822 com hélice 9x4.7 os outors dois tem o tower pro 2410-08T com hélice 9x5 Todos estão muito bom, sem problemas com aquecimento, nada do tipo.
Avatar do usuário
Elder
membro
Mensagens: 1010
Registrado em: Ter Fev 20, 2007 11:01 pm
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por Elder »

Escuto muita gente falando que queimou ESC HK consumindo menos de 50% da capacidade do mesmo, pode ser isso que tenha acontecido com voce. Mesmo apesar de que eu tenho 2 e uso direto, nunca tive problemas.

Nao acredito que o seu problema seja o ESC, provavelmente foi o tempo exagerado de teste de bancada.

Mas antes de tirar conclusoes, como voce verificou de que o ESC queimou? Saiu fumaca? Ou simplesmente parou de funcionar?

Ja achei que um ESC meu tinha queimado(1 dos 2 HKs que eu tenho) e dexei ele guardado por 1 ano numa gaveta, ha algumas semanas atras descobri que ele esta 100% e era apenas solda mau feita. "Queimou" tambem na bancada.

Abs
Avatar do usuário
RodMoro
membro
Mensagens: 570
Registrado em: Dom Out 10, 2010 11:28 am
Localização: Ituiutaba-MG

Mensagem por RodMoro »

Comigo aconteceu algo parecido. O motor parou de rodar por falta de energia, mas os servos continuaram funcionando... guardei o esc e alguns dias depois ele voltou a funcionar... a primeira impressão é de que ele tinha queimado, mas não aconteceu.
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

Bom... em termos de teste de bancada, sempre fiz testes bem longos.

Para mim, soa estranho esse limite de tempo em teste de bancada quando se monitora o equipamento.

Fiz até teste com PCTaco com longa duração!

-Durante 15min. de potencia máxima com AX2306-1300, com hélice 9x4,7SF, com ESC 18A Dynam e 2S 2200mAh 30C... estava consumindo 8A.

-6min. com 2408-21, hélice 8x4,3SF, 3S 1700mAh 20C, ESC 30A MAG8, consumindo 14A.

-10min. com 2408-21, hélice 9x4,7SF, 2S 2200mAh 30C, ESC 18A TowerPro, consumindo 11A.

Fala sério... os componentes não passam de 45ºC, ainda mais quando se tem uma hélice ventilando toda bancada.

Acho muito estranho falarem isso de teste de bancada... ...nos 3 aninhos que estou no aeromodelismo elétrico, se um componente falha em uma "maratona" na minha bancada, nem pisco, troco na hora... eu penso assim: funciona seguro em solo, pode funcionar também no ar; se queimou em solo, não é seguro.

To meio encucado agora.... bom.... outra coisa... um motor com 'curto-circuito', pode torrar um ESC.... sabe como é motor chinês... :?
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Suky fala com o Alexcmag ou o GRANATO, ele vai te dá uma explicação técnica do assunto ou dá uma pesquisada que vai achar os comentários do Alex.
Importante dizer que o esc 25-30A SS apresentou problemas com mais de um usuário.
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
Ciro Neto
membro
Mensagens: 106
Registrado em: Qua Jan 12, 2011 6:36 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ciro Neto »

Warne, eu concordfo com o Suk. Se não podemos fazer um misero teste com 50% da potencia do motor para sabermos a confiabilidade de um speed control, menos ainda devemos pô-lo no ar. Eu acho arriscado. Sempre fui a favor de testes em bancadas. Acho importante a opinião dos colegas, mas não vejo consistencia em dizer simplesmente que não se pode fazer um teste de três minutos de um speed super dimensionado para determinado motor com ventilação do hélice para ajudar a dissipar o calor dos transistores de potencia. Acredito que este tópico mereçe ser respondido por "expert" se vcs., conhecem algum da aréa que possa nos elucidar.
O que vcs. acham da ideia?
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

[quote:470e011e67="warne"]Suky fala com o Alexcmag ou o GRANATO, ele vai te dá uma explicação técnica do assunto ou dá uma pesquisada que vai achar os comentários do Alex.[/quote:470e011e67]

Fucei um bocado sobre tempo de teste de bancada... não achei nada muito preciso ou bem argumentado cientificamente.

Acho que o negócio seria organizar um tópico sobre quais são os problemas de um teste de bancada e como proceder, até porque as informações estão muito espalhadas.

O AlexMag e o Granato são 2 boas referencias para em eletronica e acho que são muito didáticos na explicação.

Qualquer hora entro em contato com eles para ver se conseguimos criar um tópico referencial para teste de bancada.

Afinal de contas, o teste em solo é de extrema importância para um voo mais seguro.
Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Olha, cada um tem a sua forma de pensar e tudo mais, mas se um motor e um ESC não puder ficar trabalhando mais do que um curto período de teste, é por que algo errado tem, pode ser uma hélice grande demais para o motor, pode ser um erro de cálculo no consumo do motor e com isso, escolhermos um ESC de forma errada e sobre a ventilação do motor, se está montando em uma bancada, tem todo o fluxo de ar da hélice para trabalhar na ventilação dele e se estiver montado no aeromodelo, não vai ser em voo que irá refrigerar melhor.
Para terem uma idéia, já fiz testes com motores Turnigy TR2830 1050, TR 3530 1100, E-Max 2215/20 durante mais de 10 minutos com acelereração a pleno, para ver o cosumo dele e tempo da bateria, lógico que com isso só terei o tempo da bateria alimentando somente o motor, pois se eu contar com servos e receptor, o tempo cai, mas já dá para se ter noção de tempo e desempenho do motor e nunca tive nenhum problema com esses testes feitos por tempo mair que 10 minutos, isso por que não uso um ESC no limite do motor e não uso uma hélice acima da capacidade do motor.
Um motor brushless nunca pode esquentar a ponto de não poder ser tocado, ele amornar é normal, pois não temos como impedir que o calor seja gerado quando o motor estiver em esforço, mas se esformarmos tanto o motor, como o ESC ou a bateria em seus limites, é certo que um deles irá apresentar um problema, mais cedo ou mais tarde.
Sabemos também que não necessitamos ter um empuxo do motor igual ao seu peso, exceto em aeromodelos acrobáticos, mas também não podemos escolher um motor que irá trabalhar constantemente em seu limite, assim como escolher um ESC ou uma bateria que também trabalhe no limite.

Resumindo tudo, se um motor não consegue trabalhar estáticmente em uma bancada durante todo o tempo de carga da bateria, é por que alguma coisa foi escolhida de forma errada para se montar aquela configuração.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Geofrei Kuhleis
membro
Mensagens: 22
Registrado em: Qui Ago 06, 2009 10:33 am

Mensagem por Geofrei Kuhleis »

Ola, pessoal estou com uma duvida, acho que o LaercioLMB pode me ajudar:
Tenho um TR 3530 gostaria de rodar uma 11 x 5.5,
vejo que com ESC de 30A mag 8 depois de 10min de voo ele corta....
vc acha que se colocar uma de 40A (bat de 2200 mha)
não vai queimar o motor.. estou
aprendendo a fazer acrobacias e iniciando uns pequenos tork..
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:c90a08b9f5="Geofrei Kuhleis"]Ola, pessoal estou com uma duvida, acho que o LaercioLMB pode me ajudar:
Tenho um TR 3530 gostaria de rodar uma 11 x 5.5,
vejo que com ESC de 30A mag 8 depois de 10min de voo ele corta....
vc acha que se colocar uma de 40A (bat de 2200 mha)
não vai queimar o motor.. estou
aprendendo a fazer acrobacias e iniciando uns pequenos tork..[/quote:c90a08b9f5]

Troque a bateria por uma 3000mA, pois com uma 2200mA, não irá mudar o tempo de voo. Com uma hélice 12X6 eu consigo 6 minutos de voo, mas isso por que eu exigi muito dos comandos e uso também uma 2200mA.
Se o seu aeromodelo não permite mais peso, sinto muito, mas terá que ficar com esses pouco mais de 10 minutos de voo.
Para você ter uma idéia, o aeromodelo em que estou usando o motor 3530 1100 com hélice 12X6 e bateria 2200mA, tem 1200mm de envergadura e pesa 1114g, no meu caso, não posso colocar uma bateria 3000mA. Um detalhe, ele pode estar parecendo pesado demais, mas decola com menos de meio motor e voa perfeitamente bem, inclusive decolando com vento de travéz.

Ahh, um detalhe que eu esqueci, tem que ver a programação que está no seu ESC, isso também influi no tempo de voo.
Eu não conheço a programação desse ESC que você está usando, por tanto nesse ponto eu não tenho muito como te ajudar.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder