Phoenix 2000

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Rudolf
membro
Mensagens: 362
Registrado em: Ter Jan 18, 2011 1:19 pm
Localização: Sorocaba-SP

Mensagem por Rudolf »

Aconteceu o impossível na sexta: O Phoenix 2000 se chocou no ar com um Starlite de um amigo. Ambos pousaram mais ou menos inteiros, só que o canopy do Phoenix se perdeu.

Alguém tem um canopy do Phoenix que possa dispor ou vender? Aonde ou como consigo outro canopy para ele?

Agradeço qualquer dica ou ajuda que puderem dar :)
Avatar do usuário
zemike
membro
Mensagens: 176
Registrado em: Sex Abr 13, 2012 7:40 am
Contato:

Mensagem por zemike »

[quote:5e17b402ba="Rudolf"][quote:5e17b402ba="zemike"]Também por cá tenho um brinquedo destes :lol: O meu não é o phoenix 2000 original, mas sim um evolution que tem duas opções de asa 1,6mt e 2,6mt
[/quote:5e17b402ba]
Estando o motor desligado (puro planador) como é o vôo dele com 2,6m? Pega térmicas mais fácil?

Desculpe perguntar, aonde você o comprou? Procurei o Evolution e só achei o 2000.[/quote:5e17b402ba]

Viva,
O phoenix com a asa de 2,6mt fica bem lento, mas plana muito muito mesmo. É bem gostoso de voar.
Eu como sou de Portugal, comprei numa loja em Espanha.
[url]http://www.modeltronic.es/kit-motovelero-phoenix-evolution-version-sin-electronica-p-5744.html?osCsid=771583ce2595b6f3ac59cd276b41fba1[/url]

É mesmo uma maravilha de se voar :wink:
Deixo aqui um outro video meu :lol:
Um fim de tarde bem passado na companhia do meu phoenix
[yt]J5T91u-De3s[/yt]
|SoloPro328|Tarot450Pro|Trex250Pro|Trex450Pro|Trex500ePro|Trex600ePro|Trex700eDFC|STModelsMX2|PhoenixEvolutionGlider|DJINazaF550|TBSDiscovery|QAV400|
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

[quote:3b3a7aa57b="Rudolf"][quote:3b3a7aa57b="Patetta-MG"]
e sugiro a quem não usa ainda... freio com os flaps no máximo, ailerons levemente suspensos... (Butterfly)...
[/quote:3b3a7aa57b]
Aproveitando sua larga experiência, uso o Hitec Aurora 9. Não sei bem o motivo, mas quando configuro o Phoenix como planador ele coloca o stick esquerdo como flap, e não como motor. Essa configuração seria normal para um moto-planador? Como está configurado os sticks, interruptores e potenciômetros nos TXs de vocês?

[quote:3b3a7aa57b]
e flight mode com termal nos ailerons e flaps... 3mm down...
[/quote:3b3a7aa57b]
Estou começando na arte do planador. Acho que consigo os melhores resultados nas térmicas abaixando o flap aos poucos conforme vou localizando o centro da térmica, até baixar no máximo. O Alemão, meu professor de planador, comentou uma vez que o ideal seria colocar um pouco de flap dentro da térmica. Pensei que, se usar muito flap o Phoenix voa mais devagar e, portanto, desce menos. Como a térmica o faz subir, a taxa de subida é maior quanto mais devagar o planador voa.

Isso faz sentido?[/quote:3b3a7aa57b]

como dizia Jack, o açougueiro: vamos por partes!!

Por padrão, nosrádios mode 2, o modo glider coloca o freio (seja flaps down ou spoilers) no stick esquerdo pelo motivo óbvio: planador não tem motor!!!

E como freio em planador é importantíssimo pois você vem pra pouso graduando (ao invés de um freio fixo), nada melhor que estar no stick (sliders são péssimos para isso).

Contra-prova: moto-planador não usa motor para voo cruzeiro! Decola, sobe o mais rápido possivel para uma térmica, desliga o motor, e o voa no braço!

Simples! Por isso deve-se (sugere-se, na verdade) usar moto numa chave 2P ou 3P, algo como 0-30-100 (30 pois é o suficiente pra dar uma segurada no voo para corrigir uma aproximação pra pouso por ex, pois se colocar 100 vai passar direto).


A outra dúvida....

[quote:3b3a7aa57b]Estou começando na arte do planador. Acho que consigo os melhores resultados nas térmicas abaixando o flap aos poucos conforme vou localizando o centro da térmica, até baixar no máximo. [/quote:3b3a7aa57b]

Sim, aumenta a "curva" (camber) do perfil, melhorando a sustentação.. mas isso tem um preço!



[quote:3b3a7aa57b] O Alemão, meu professor de planador, comentou uma vez que o ideal seria colocar um pouco de flap dentro da térmica. Pensei que, se usar muito flap o Phoenix voa mais devagar e, portanto, desce menos. [/quote:3b3a7aa57b]

Sim, perfeito! Um pouco de camber (3mm) ajuda na eficiencia na térmica...

Mas... o preço disso é o arrasto! Acaba que o camber freia a asa. Se usar muito flap o arrasto aumenta muito, e sua velocidade cairá.

Daí entra uma coisa que pouca gente percebe: dentro da térmica, quente claro, a densidade do ar é menor, logo, precisa de mais velocidade para sustentar. A própria bolha compensa essa perda? Sim, mas parcialmente.

Então o negócio é baixar os flaps e os ailerons 3mm, pronto! Não tem segredo!

Algo muito comum que usamos é o reflex: quando cabramos os flaps baixam, melhorando a arfagem. Mas ainda sim baixam no máximo 3mm! Pode dar batente no elevator, mas os flaps e ailerons baixam no máximo 3mm.
Isso é facilmente configurado em qualquer rádio avançado.

Certo?
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Avatar do usuário
Rudolf
membro
Mensagens: 362
Registrado em: Ter Jan 18, 2011 1:19 pm
Localização: Sorocaba-SP

Mensagem por Rudolf »

[quote:90e72711bd="zemike"]
Deixo aqui um outro video meu :lol:
Um fim de tarde bem passado na companhia do meu phoenix
[/quote:90e72711bd]
Uma curiosidade: você estava voando com FPV?

Aonde você fixou a câmera? Ouço o barulho do motor e não vejo a hélice..
Não sabendo que era impossível, foi lá e fez
Avatar do usuário
Rudolf
membro
Mensagens: 362
Registrado em: Ter Jan 18, 2011 1:19 pm
Localização: Sorocaba-SP

Mensagem por Rudolf »

[quote:92dffc740b="Lambreta"]
como dizia Jack, o açougueiro: vamos por partes!!
[/quote:92dffc740b]
Simbora :)

Valeu pelas respostas!!!

[quote:92dffc740b]
Por padrão, nosrádios mode 2, o modo glider coloca o freio (seja flaps down ou spoilers) no stick esquerdo pelo motivo óbvio: planador não tem motor!!!
[/quote:92dffc740b]
Confere, é como o Aurora configura.

[quote:92dffc740b]
E como freio em planador é importantíssimo pois você vem pra pouso graduando (ao invés de um freio fixo), nada melhor que estar no stick (sliders são péssimos para isso).
[/quote:92dffc740b]
Uso o flap no slider da lateral esquerda do TX e estou me entendendo bem com ele...

[quote:92dffc740b]
Simples! Por isso deve-se (sugere-se, na verdade) usar moto numa chave 2P ou 3P, algo como 0-30-100 (30 pois é o suficiente pra dar uma segurada no voo para corrigir uma aproximação pra pouso por ex, pois se colocar 100 vai passar direto).
[/quote:92dffc740b]
Uia, não tinha pensado nisso!!!

Vou criar outro avião no TX e configurar assim. Só ACHO que vai dar nó quando for voar com avião "normal", onde o stick volta a ser o acelerador.

[quote:92dffc740b]
Mas... o preço disso é o arrasto! Acaba que o camber freia a asa. Se usar muito flap o arrasto aumenta muito, e sua velocidade cairá.

Daí entra uma coisa que pouca gente percebe: dentro da térmica, quente claro, a densidade do ar é menor, logo, precisa de mais velocidade para sustentar. A própria bolha compensa essa perda? Sim, mas parcialmente.
[/quote:92dffc740b]
Fessor, pergunta de leigo: o flap baixado não dá mais sustentação? Não seria uma maneira de compensar a baixa velocidade junto com ar menos denso? Ou não tem nada a ver?

Sou muito iniciante, e mesmo assim estes dias tive que baixar o Phoenix que, de tão alto que estava, já tava com receio de perdê-lo de vista. Até este momento o flap estava baixado no máximo.

[quote:92dffc740b]
Então o negócio é baixar os flaps e os ailerons 3mm, pronto! Não tem segredo!
[/quote:92dffc740b]
Anotado, vou testar.

[quote:92dffc740b]
Algo muito comum que usamos é o reflex: quando cabramos os flaps baixam, melhorando a arfagem.
[/quote:92dffc740b]
O que é arfagem?

[quote:92dffc740b]
Mas ainda sim baixam no máximo 3mm! Pode dar batente no elevator, mas os flaps e ailerons baixam no máximo 3mm.
Isso é facilmente configurado em qualquer rádio avançado.

Certo?[/quote:92dffc740b]
Deixa ver se entendi: Configuro no TX que, quando for usar flap o planador deve baixá-lo juntamente com o airelon, e no máximo 3mm. Isso em vôo, pois no pouso baixo à vontade, pois seria usado como freio. Ao mesmo tempo, configuro no TX que, quando for cabrar, a dupla flap & airelon também baixam, limitados em 3mm. Confere?

Na prática, como seria a configuração do flap? Quero dizer, o flap baixa 3mm mal começo a cabrar ou só chega nesse máximo quando o profundor estiver bem prá cima?

Outra: Uma chave no TX faz o flap descer de uma vez (3mm) ou uso um slider para isso?
Não sabendo que era impossível, foi lá e fez
Avatar do usuário
Rudolf
membro
Mensagens: 362
Registrado em: Ter Jan 18, 2011 1:19 pm
Localização: Sorocaba-SP

Mensagem por Rudolf »

O LarcioMB já respondeu uma pergunta minha (http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=1309142):
O que é arfagem?
São os movimentos de cabrar (subir) e picar (descer) que o aeromodelo ou avião fazem.
Avatar do usuário
zemike
membro
Mensagens: 176
Registrado em: Sex Abr 13, 2012 7:40 am
Contato:

Mensagem por zemike »

[quote:57f444dd00="Rudolf"]
Uma curiosidade: você estava voando com FPV?

Aonde você fixou a câmera? Ouço o barulho do motor e não vejo a hélice..[/quote:57f444dd00]

Não estava voando com FPV não, mas será a minha próxima compra :wink:
A câmara está fixa na asa esquerda, de forma a não apanhar a hélice, gosto mais de ver os vídeos sem se ver a hélice.
|SoloPro328|Tarot450Pro|Trex250Pro|Trex450Pro|Trex500ePro|Trex600ePro|Trex700eDFC|STModelsMX2|PhoenixEvolutionGlider|DJINazaF550|TBSDiscovery|QAV400|
Avatar do usuário
Rudolf
membro
Mensagens: 362
Registrado em: Ter Jan 18, 2011 1:19 pm
Localização: Sorocaba-SP

Mensagem por Rudolf »

[quote:77d4765e32="zemike"]
A câmara está fixa na asa esquerda, de forma a não apanhar a hélice[/quote:77d4765e32]
Como fica o vôo, já que um lado da asa deve ficar mais pesado que o outro? Ou você compensa a diferença de alguma forma, colocando peso do outro lado, por exemplo?
Não sabendo que era impossível, foi lá e fez
Avatar do usuário
zemike
membro
Mensagens: 176
Registrado em: Sex Abr 13, 2012 7:40 am
Contato:

Mensagem por zemike »

A camara que uso é esta pequenina da HK, o peso dela não tem influencia no voo mesmo não estando no centro do modelo.

[img:2e9f7f92f4]http://img2.mlstatic.com/micro-camera-hd-wing-1280x720p-30fps-5mp-helicoptero-avio_MLB-O-3274352158_102012.jpg[/img:2e9f7f92f4]
|SoloPro328|Tarot450Pro|Trex250Pro|Trex450Pro|Trex500ePro|Trex600ePro|Trex700eDFC|STModelsMX2|PhoenixEvolutionGlider|DJINazaF550|TBSDiscovery|QAV400|
Avatar do usuário
Rudolf
membro
Mensagens: 362
Registrado em: Ter Jan 18, 2011 1:19 pm
Localização: Sorocaba-SP

Mensagem por Rudolf »

[quote:eb84bc2d7b="zemike"]A camara que uso é esta pequenina da HK, o peso dela não tem influencia no voo mesmo não estando no centro do modelo.
[/quote:eb84bc2d7b]
Bom saber. Queria colocar essa câmera no Phoenix e não sabia como fixá-la no canopy.

Imagino que a câmera esteja no lado de cima da asa para a imagem ficar "de cabeça para cima" e ter acesso aos botões, não?

Qual a distância dela ao centro da asa (no meio da fuselagem)?
Não sabendo que era impossível, foi lá e fez
Responder