Phoenix 2000

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
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zemike
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Mensagem por zemike »

Sim, a câmara está montada na parte de cima da asa a +- 43,5cm do centro da fuselagem.
Deixo umas fotos para poder ver

[img:15f964e32d]http://img171.imageshack.us/img171/8093/hpim5685.jpg[/img:15f964e32d]

[img:15f964e32d]http://img145.imageshack.us/img145/9461/hpim5686.jpg[/img:15f964e32d]
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Patetta-MG
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Mensagem por Patetta-MG »

[quote:7183b2f690="Rudolf"]
Uso o flap no slider da lateral esquerda do TX e estou me entendendo bem com ele...
[/quote:7183b2f690]

Bom, se gostou no slider deixa quieto lá... assim como o Lambreta, eu gostei de usa-lo no stick do acelerador. Rapidão me habituei.

[quote:7183b2f690="Rudolf"]
Uia, não tinha pensado nisso!!!
[/quote:7183b2f690]

No meu caso o motor está na chave 2P acima do stick do freio. Para eu utilizar a chave 3P, a que está sobrando fica no lado direito, por isso foi colocado direto na 2P, mas pode-se mudar.

[quote:7183b2f690="Rudolf"]
Vou criar outro avião no TX e configurar assim. Só ACHO que vai dar nó quando for voar com avião "normal", onde o stick volta a ser o acelerador.
[/quote:7183b2f690]

Acho que não Rudolf, pois basta pensar que o freio funciona na mesma posição do acelerador, ou seja, quando ele estiver para cima, é como se o motor estivesse acelerado.

[quote:7183b2f690="Rudolf"]
Fessor, pergunta de leigo: o flap baixado não dá mais sustentação? Não seria uma maneira de compensar a baixa velocidade junto com ar menos denso? Ou não tem nada a ver?
[/quote:7183b2f690]

Ligeiramente baixado sim (~2-3mm), pois modifica o camber da asa... mais que isso, começa a criar muito arrasto e começa a funfar como freio.

[quote:7183b2f690="Rudolf"]
Sou muito iniciante, e mesmo assim estes dias tive que baixar o Phoenix que, de tão alto que estava, já tava com receio de perdê-lo de vista. Até este momento o flap estava baixado no máximo.
[/quote:7183b2f690]

Espera lá... full flap? tipo 70%? Isso não é térmica... vc estava dentro de um tornado... Hehehe... Sem brincadeira... quando se tem full flap, o efeito arrasto é muito grande e para se manter subindo nessa situação, a ascedência da térmica estava forte demais... correu sério risco de ficar sem ele. Quando for assim, aciona freio, cabra e joga o leme todo para um lado... ele vai deser em pirueta.


[quote:7183b2f690="Rudolf"]Outra: Uma chave no TX faz o flap descer de uma vez (3mm) ou uso um slider para isso?[/quote:7183b2f690]

Pode colocar o flap em um chave 2P, como por exemplo Gear... aí é tudo ou nada.

No resto, depois o Lambreta completa.

Abraços

Moisés
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Lambreta
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Mensagem por Lambreta »

Depois de picado, vamos aos detalhes!

Existe uma função muito importante: Flight Modes, ou FMs.

Basicamente temos 3 FMs em planadores.

- speed: camber ligeiramente pra cima, 2mm. Reduz a curva da asa, certo? Logo, reduz o arrasto, aumentando a velocidade, mas perde sustentação. Usado quando se quer cruzar distancias longas com rapidez: ir de uma térmica a outra, por ex.
- cruise: o nome fala por si – voo cruzeiro. Asa reta, sem camber!
- thermal: ahhh... é disso que estamos falando! 3mm down.. aumenta curvatura... etc etc etc.

A função REFLEX (flaps baixar no máx 3mm quando cabrado) é um complemento dentro do cruise ou termal. Alguns gostam, outros não.

Quanto ao nó do freio no stick, com dois voos você já assimila e verá como é melhor, pois dá mais controle do modelo trabalhar no stick (óbvio).

Sim, flaps dão mais sustentação quando baixados, mas o arrasto aumenta.
Sim e não! Se pegarmos planadores FAI, o perfil já é projetado para minimizar o arrasto. Curiosamente no F3J Supra ao acionar cruise x termal a velocidade não muda, mas a sustentação sim.
Mas estamos falando de planadores projetados e simulados em túnel de vento, a Fórmula 1 dos planadores rc de competição. Modelos sport como Phoenix não há tanta engenharia assim pra dizer que “ohhhh mas a diferença em voo dos FMs é gigaaannnnteeee...”
Muda sim, Moisés Patetta é prova disso! Mas não é lá tão milagroso.

Quando se baixa muito o flap o arrasto aumenta por conta do ângulo de ataque (AA) que some muito: a corda média da asa (do BA ao BF do flaps/ailerons) diminui, mas o AA aumenta (faça uma linha do BA ao BF) e isso vira um problema.

Lembre-se: configure flaperons!!! Flaps fazem os mesmos movimentos dos ailerons, porém com 50% de deflexão para rolagem.

Já voou de Boeing e afins? Percebeu que vindo para pouso, com flaps baixados, é a turbina acelera?

Baixar muito os flaps não é sinônimo de aumentar sustentação. Neste caso, ele reduz o pre-stol, permitindo pousar mais lento (com a mesma razão de descida).

Dica mais importante: leia o post fixo Iniciando (conceitos e projetos básicos) e o arte do termal. Isso que falei está explicado lá também.

Apesar de tudo ser avião, planador tem suas peculiaridades. Alguns paradigmas dos aviões motorizados devem ser quebrados para o entendimento melhor da dinâmica do voo a vela.
Quando falamos de moto-planadores idem, mas o esquema no rádio muda também.

Uma brincadeira pra você: você quer voar o Phoenix como moto-planador ou como um avião de asas compridas? Se a opção é a segunda, não se aplica nada do que falei...
Se é a primeira, esqueça 50% do que aprendeu com aviões e pense como planadorista: quando menos comando der, melhor será o voo!

E vê se melhora a decolagem: não adianta cabrar 60 graus e mandar o motor puxar! Ache o climb rate (razão de subida) ótimo para ele.. se inclinar demais, a asa não ajuda a subir, se inclinar de menos, ganhará velocidade horizontal, o que para planadores é algo menos importante que altitude (neste caso, [b:856b9bcf0d][size=18:856b9bcf0d]né MOISÉS???!!!!!![/size:856b9bcf0d][/b:856b9bcf0d]).

Conte-nos o resultado.
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
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Patetta-MG
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Mensagem por Patetta-MG »

[quote:fac2462b28="Lambreta"]E vê se melhora a decolagem: não adianta cabrar 60 graus e mandar o motor puxar! Ache o climb rate (razão de subida) ótimo para ele.. se inclinar demais, a asa não ajuda a subir, se inclinar de menos, ganhará velocidade horizontal, o que para planadores é algo menos importante que altitude (neste caso, [b:fac2462b28][size=18:fac2462b28]né MOISÉS???!!!!!![/size:fac2462b28][/b:fac2462b28]).
[/quote:fac2462b28]

Ué... eu falei para configurar motor em 80%... está em 100% e sem mixagem com profundor... [b:fac2462b28]né senhor Lambreta!!!![/b:fac2462b28]

Como o motor não tem agulação para baixo, óbvio que toda vez que eu acionava motor ele cabrava tendo a vertical... eu que segurava picando...
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Patetta-MG
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Mensagem por Patetta-MG »

Agora, voa com Flight Mods acionados e poder mudar a configuração da asa em vôo é extremamente prazeroso e funcional.

E mixar flaperon ajuda muito na rolagem geral... curva mais apertada são feitas com muito mais facilidade.
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Rudolf
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Mensagem por Rudolf »

[quote:42b172ae38="Patetta-MG"]
Bom, se gostou no slider deixa quieto lá... assim como o Lambreta, eu gostei de usa-lo no stick do acelerador. Rapidão me habituei.
[/quote:42b172ae38]
Tenho que testar com o flap no stick, pois recursos como butterfly só existem se configurar o bicho como planador.

[quote:42b172ae38]
Espera lá... full flap? tipo 70%?
[/quote:42b172ae38]
O flap tava no máximo, só não sei dizer se era 70% hehehe

[quote:42b172ae38]
Isso não é térmica... vc estava dentro de um tornado... Hehehe...
[/quote:42b172ae38]
Bem que eu gostaria que fosse. O Phoenix subia devagaaaaaaaaaaaaaaar.

Em outro vôo que durou 53 minutos foi a mesma coisa (tava ficando meio longe), só que o tempo estava bem nublado.

[quote:42b172ae38]
quando se tem full flap, o efeito arrasto é muito grande e para se manter subindo nessa situação, a ascedência da térmica estava forte demais... correu sério risco de ficar sem ele. Quando for assim, aciona freio, cabra e joga o leme todo para um lado... ele vai deser em pirueta.
[/quote:42b172ae38]

Ouso retrucar, ó nobre professor. Ele plana muito devagar e quase não afunda quando coloco todo flap prá baixo. Como só voei com este planador, não saberia dizer se é característica dele ou não. De qualquer maneira, se voa devagar e afunda pouco a taxa de descida (é assim que se chama?) é baixa, não? Então deveria subir melhor na térmica. Ou tou viajando na maionese (prá variar hehehe)?

Novamente, são apenas conjecturas de um neófito, tá?

Abraços,
Rudolf
Não sabendo que era impossível, foi lá e fez
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Rudolf
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Mensagem por Rudolf »

[quote:d00dceedb4="Lambreta"]
- speed: camber ligeiramente pra cima, 2mm. Reduz a curva da asa, certo? Logo, reduz o arrasto, aumentando a velocidade, mas perde sustentação. Usado quando se quer cruzar distancias longas com rapidez: ir de uma térmica a outra, por ex.
[/quote:d00dceedb4]
Uso desta forma às vezes.

[quote:d00dceedb4]
Quanto ao nó do freio no stick, com dois voos você já assimila e verá como é melhor, pois dá mais controle do modelo trabalhar no stick (óbvio).
[/quote:d00dceedb4]
Vou experimentar :)

[quote:d00dceedb4]
Lembre-se: configure flaperons!!! Flaps fazem os mesmos movimentos dos ailerons, porém com 50% de deflexão para rolagem.
[/quote:d00dceedb4]
Uia, mais uma prá coleção!!! Deve diminuir bem o arrasto nas curvas :)

[quote:d00dceedb4]
Baixar muito os flaps não é sinônimo de aumentar sustentação. Neste caso, ele reduz o pre-stol, permitindo pousar mais lento (com a mesma razão de descida).
[/quote:d00dceedb4]
Posso estar enganado, mas ME PARECE que ele afunda menos quando está com flap baixado. Na próxima vez que for prá pista vou fazer um teste comparativo, percorrendo a mesma distância com flap baixado e normal.

A velocidade é diferente, com certeza :)

[quote:d00dceedb4]
Dica mais importante: leia o post fixo Iniciando (conceitos e projetos básicos) e o arte do termal. Isso que falei está explicado lá também.
[/quote:d00dceedb4]

Vou reler o tópico (li ano passado) Tou precisando de teoria prá entender o que acontece na prática :)

[quote:d00dceedb4]
Uma brincadeira pra você: você quer voar o Phoenix como moto-planador ou como um avião de asas compridas? Se a opção é a segunda, não se aplica nada do que falei...
[/quote:d00dceedb4]
Só voou o Phonix como motor quando não consigo térmica de jeito nenhum. Então dou uma relaxada com motor girando quase parando. No mais do tempo o motor tá parado.

[quote:d00dceedb4]
E vê se melhora a decolagem: não adianta cabrar 60 graus e mandar o motor puxar! Ache o climb rate (razão de subida) ótimo para ele.. se inclinar demais, a asa não ajuda a subir, se inclinar de menos, ganhará velocidade horizontal, o que para planadores é algo menos importante que altitude (neste caso, [b:d00dceedb4][size=18:d00dceedb4]né MOISÉS???!!!!!![/size:d00dceedb4][/b:d00dceedb4]).
[/quote:d00dceedb4]
Costumo dar uns 70% de motor e fazendo o bicho subir como numa escada: voa horizontal, sobe um pouco num ângulo de 60graus (ou mais) e repito a operação quantas vezes forem necessárias. É impressionante o quanto sobe rápido.

Tá bom, tá bom... Já tou ouvindo um "Não é assim que se faz" hehehe

[quote:d00dceedb4]
Conte-nos o resultado.[/quote:d00dceedb4]

Xá comigo :)

Não estranhem se demorar um pouco, pois só consigo voar domingo a tarde. Nesse vai chover em Sorocaba e no outro devo estar em Itajubá-MG.
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Lambreta
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Mensagem por Lambreta »

Sobre essa ideia de ir reto.. cabrar 60.. reto...

Discordo em todos os sentidos rsss :shock: :shock: :shock: :shock: Pense como planadorista :lol: :lol: :lol: :lol:

Pense em física... vetores... verá que o resultado final é o mesmo!!

SE...SEEEEEE... não ouvesse um detalhe: a distância percorrida nesse vai e vem é maior!

Ora pois... qual caminho mais curto para atravessar um tabuleiro de dama: diagonal ou no zig zag???

Então invente moda ehehhee.....ache a melhor rampa em que o modelo suba sem estolar e mantenha a proa!! Sempre de frente pro vento para aumentar a eficiência.

Se fizer com vento de cauda, incline um pouco menos para aumentar a velocidade horizontal e assim aumentar sua velocidade relativa ao vento.

E sobre o motor (70% ou 100%) isso interferirá na razão de subida: quanto mais motor, mais rápido sobe. Se já tiver uma térmica em vista, quando mais rápido chegar nela melhor.
Marco Aurélio
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Mensagem por Lambreta »

E outras duas coisas para configurar:

Coordenation: habilite somente no cruise e thermal. 25% tá bom (quanto foi colocado do seu Phoenix Moisés??)

Differential: idem... idem...
Marco Aurélio
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Patetta-MG
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Mensagem por Patetta-MG »

25%...

Mas não acho uma boa no cruise, principalmente pela questão do pouso... imagina... vem certo pro pouso e precisa somente aquela nivelada final... aciona aileron e o planador vira a cauda...

Bom... é a minha opinião.
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