cnc hot wire/cnc router

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

E não é que o Marcos esta por terminar a sua CNC! Parabéns Marco!
Sorte nesse projeto!
Eu não vi o sistema que o Gaia usou, mas pode colocar um rolamento de moto no final do parafuso. Só terá que fazer uma caixa para prender o rolamento.
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

[quote:a284e33b99="warne"]E não é que o Marcos esta por terminar a sua CNC! Parabéns Marco!
Sorte nesse projeto!
Eu não vi o sistema que o Gaia usou, mas pode colocar um rolamento de moto no final do parafuso. Só terá que fazer uma caixa para prender o rolamento.
Abs
Warne[/quote:a284e33b99]

Usa a tampa de um motor de 200 passos, sai bem mais em conta do que mandar fazer o suporte para o rolamento, eu pago 10 reais por um motor de passo estragado, desmonto e uso a tampa da frente do motor que já vem com o rolamento com furo de 1/4 6,30mm fica perfeito, e uso o proprio suporte do motor, isto se consegue nos desmanches de informática, estão ficando escassos, procurando ainda encontramos, e podemos também desmanchar motores de 48 passos que usam buchas de bronze, estes procedimentos foram os mais baratos que encontrei, só o custo de um suporte mandado fazer mais o rolamento, dá para fazer com sucata pela metade do preço todos os 4 suportes. O aquecimento do fio para que tenham uma idéia uma das coisas mais importantes do uso da máquina, tipo de fio e aquecimento, ainda vão ter algumas dores de cabeça com isto.

motta
[], motta
Avatar do usuário
Gaia
membro
Mensagens: 165
Registrado em: Qua Mai 19, 2010 8:51 pm
Localização: Goiânia/Rialma

Mensagem por Gaia »

Ótima dica do Motta, eu fiz com rolamentos simplesmente porque onde moro não existe desmanche de informática, mas existem auto peças onde encontra-se o rolamento que por sinal é bem baratinho, para fazer o suporte, não se gasta muito não, principalmente se vc for num desmanche normal e comprar alguns pedaços de ferro para dobrar e fazer o U, leve o rolamento e ache um pedaço de cano galvanizado com o diâmetro o mais próximo do diâmetro do rolamentinho e pronto, dê um pingo de solda no cano com o rolamento já encaixado e depois é só soldar o cano numa barrinha de metal e aparafusar no U, as ferragens para fazer os 4 suportes e os canos não se gatam nem os R$10,00, pois serão alguns retalhos apenas, que são vendidos por peso....aqui sai R$3,00 o kilo. O mais trabalhoso é dobrar o U de forma adequada e furá-lo para arrebitar nos metalons. Grande Motta, recebeste o meu e-mail com algumas dúvidas (te enviei no sábado)? Abraços a todos.
Avatar do usuário
Gaia
membro
Mensagens: 165
Registrado em: Qua Mai 19, 2010 8:51 pm
Localização: Goiânia/Rialma

Mensagem por Gaia »

Marcos, eu simplesmente abri o foamworks3.0 em mm, e ligo o cabo na c4 já com os fios ligados nos motores (se tiver dúvidas na sequência das cores dos fios te passo o que o mestre Motta me passou, pois são os mesmos motores), ae é só configurar a entrada de sua porta paralela (meu pc só tem uma, então configurei na porta (Parallel port address) 378h e deu certo, isso na guia Machine Setup. Ai configura o Stepper Motor Options de acordo com seu conjunto barra rosqueada/ passo do motor, não se esqueça de clicar em Done depois de configurar, para que o programa salve e implemente suas configurações. Para testar quais os drivers certos para cada eixo, é só mandar a máquina fazer um deslocamento. Vá em Manual control e na Single Axis Control e aperte no eixo X1 para fazer um deslocamento e vc vera em qual eixo realmente está ligado, faça com os 4 eixos e anote, depois é só alterar em Machine Setup os pinos referente ao eixo e também observe o sentido de rotação dos motores em cada eixo, para ver se estão rodando no sentido certo (tipo up no eixo y1 o carro tem que subir, se der up e ele descer vc terá que inverter o motory1 na guia Stepper Motor Option). Para realmente começar a cortar, ai terá que fazer outros ajustes de parâmetros de corte.....para isso recomendo que leia o artigo: bibdigital.epn.edu.ec/bitstream/15000/2317/1/CD-3061.pdf
Especialmente as páginas que falam especificamente sobre o foamworks 3.0. Qualquer dúvida pergunte ao Motta......rsrsrsrs......!! Abraço.
Avatar do usuário
Gaia
membro
Mensagens: 165
Registrado em: Qua Mai 19, 2010 8:51 pm
Localização: Goiânia/Rialma

Mensagem por Gaia »

Tá na mão...(só para salientar, este esquema é o mesmo para nós porque temos os mesmos motores)
[URL=http://img97.imageshack.us/i/coresdosfios.jpg/][img:f9e288a02d]http://img97.imageshack.us/img97/8260/coresdosfios.jpg[/img:f9e288a02d][/URL]
Segundo o mestre Motta, os fios amarelo e verde não importam a sequência, pois só muda o sentido de rotação do motor......no caso se o programa que vc for usar for complicado para reverter o sentido do motor, inverta estes fios....mas no foamworks é só clicar em uma abinha e tá invertido....nem precisa mexer nos fios.
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

[quote:28f486b1b7="Gaia"]Ótima dica do Motta, eu fiz com rolamentos simplesmente porque onde moro não existe desmanche de informática, mas existem auto peças onde encontra-se o rolamento que por sinal é bem baratinho, para fazer o suporte, não se gasta muito não, principalmente se vc for num desmanche normal e comprar alguns pedaços de ferro para dobrar e fazer o U, leve o rolamento e ache um pedaço de cano galvanizado com o diâmetro o mais próximo do diâmetro do rolamentinho e pronto, dê um pingo de solda no cano com o rolamento já encaixado e depois é só soldar o cano numa barrinha de metal e aparafusar no U, as ferragens para fazer os 4 suportes e os canos não se gatam nem os R$10,00, pois serão alguns retalhos apenas, que são vendidos por peso....aqui sai R$3,00 o kilo. O mais trabalhoso é dobrar o U de forma adequada e furá-lo para arrebitar nos metalons. Grande Motta, recebeste o meu e-mail com algumas dúvidas (te enviei no sábado)? Abraços a todos.[/quote:28f486b1b7]

Vamos lá, me esqueci mesmo, eu leio os email, pela manhã ou a noite aqui em casa e respondo na empresa, passou mesmo, mas é assim, os motores assobiam mesmo, depende de onde o motor parou, é assim mesmo..., acender o led amarelo é normal, quando conectado o cabo ao pc, só vais ter que inverter a ordem dos eixos, de cima para baixo, 8,9 - 6,7 - 4,5- 2,3 e inverter os y, dependendo de como estão as chaves na placa, se estiverem uma ligada e outra desligada, é semi passo tens que informar 96 passos para deslocar 1mm, isto se estiveres usando o foam works métrico. Respondi aqui porque pode servir para outros.
Amanhã coloco uma figura do setup do foam.





motta
[], motta
Avatar do usuário
Gaia
membro
Mensagens: 165
Registrado em: Qua Mai 19, 2010 8:51 pm
Localização: Goiânia/Rialma

Mensagem por Gaia »

Blz Motta, obrigado mais uma vez. A intenção é de compartilhar conhecimento mesmo. Se for em passo é 48 e se for semipaso 96...é isso? E quando usar em um ou outro, qual a diferença? (seria somente a resolução do corte).No site cenece eles recomendam o modo de polarização em doble semipaso.....é esse que devo usar? Abraço.
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

[quote:d6068de921="Gaia"]Blz Motta, obrigado mais uma vez. A intenção é de compartilhar conhecimento mesmo. Se for em passo é 48 e se for semipaso 96...é isso? E quando usar em um ou outro, qual a diferença? (seria somente a resolução do corte).No site cenece eles recomendam o modo de polarização em doble semipaso.....é esse que devo usar? Abraço.[/quote:d6068de921]


Sim usa este mesmo, a polarização dos motores é da placa e não do programa usado. Não só a resolução melhora como dobra o torque dos motores.

Vou colocar depois os problemas do pessoal com certos cortes, servirão para os demais, assim que tiver a resposta e o prodecimento correto coloco aqui, hoje não tenho como, o programa esta no desk regra 3 das máquinas no escritório, amanhã simulo o erro e vejo o que esta acontecendo e coloco o acerto. Creio que vai ajudar voces, a coisa esta melhor do que a encomenda, pelo menos vamos ter um tópico que vai ajudar quem quiser fazer a sua cortadora cnc sem muito gasto, para hobby é boa e funcional. Não podemos nem tentar fazer uma comparação com uma profissional, mas os cortes serão iguais, só muda a velocidade, a que estou terminando, vai cortar dois modelos por minuto, só que tem um custo de fabricação umas 30 vezes maior ou até mais, é isto que o pessoal não quer entender, vamos manter o tópico relativo a máquinas caseiras montadas para hobby não para produção, tem uma enorme diferença de custo e funcionamento, vamos nos ater a estes dois tipos de mecânica ou similares, os programas também, eu uso outro programa bem mais profissional, mas os que estamos usando nestas não são bons, são ótimos, até pelos preços.
[], motta
Avatar do usuário
Gaia
membro
Mensagens: 165
Registrado em: Qua Mai 19, 2010 8:51 pm
Localização: Goiânia/Rialma

Mensagem por Gaia »

Sr. Motta, uso então a polarização na placa em doble semipasso (na minha está configurado semipaso) com 96 passos por mm?
Marcos, colocastes os motores nos eixos y de forma diferente dos meus. Eles ficaram na lateral dos carros e portanto os finais da roca ficarão no percurso das pontas das dobradiças quando estas forem se deslocando, portanto os finais das roscas vc terá que fazer um U também, de maneira que as pontas das dobradiças passem por baixo delas. Era assim mesmo que pretendia fazer?
Avatar do usuário
Fabio
membro
Mensagens: 54
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 12:18 pm
Localização: 37540-000 Santa Rita do Sapucaí - MG

Mensagem por Fabio »

Olá Marcos, se me permitir, creio que está correto sua afirmação sobre o aquecimento.
Como você sabe, os motores são de passo, ou seja, ao final do passo ele espera que outra bobina seja energizada para que ele possa seguir o campo magnético.
Se o passo ficar parado (bobina energizada constantemente e sem a troca de posição) o motor irá aquecer sim...
Alguns projetos de algumas pessoas por aqui, o motor aqueceu tanto que a fiação derreteu, mas isso pode ser devido a tensão acima da recomendada.
Estou apenas compartilhando alguma coisa sobre motores de passo, beleza?
Boa sorte aí...
Responder