Falha no DX6i Ou pilhas com pouca carga ?

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Avatar do usuário
storm450
membro
Mensagens: 73
Registrado em: Ter Mai 11, 2010 9:44 pm
Localização: Itabuna, Bahia

Falha no DX6i Ou pilhas com pouca carga ?

Mensagem por storm450 »

Olá bom dia a todos... perdi o meu Trex600N e acho que foi por causa das pilhas que estava usando no DX6i.
Estava voando com o meu Trex, quando de repente ele girou e ficou de frente para mim... Não tinha comando de cauda algum... Na verdade tudo aconteceu tão rápido que nem sei se tinha outros comandos... Não fiquei como um louco girando os sticks, mas me apavorei .... Quando ele começou a girar nem pensei 2 vezes liguei a auto rotação, mas ele desceu como se tivesse ligado o 3D e dado passo negativo total acelerando na queda.
Horas Antes estava voando com o Storm 450 e ele fez o mesmo processo. estava hoverando quando ele de repente virou e ficou de frente para mim, assustado cortei o motor e consegui pousar.
Mas não liguei pois achava que aquilo tinha era um caso de configuração do 450 no rádio, e que era uma problema isolado. Ma agora vejo que aconteceu no mesmo dia 2 vezes com 2 aeronaves.
Estava usando pilhas alcalinas comuns, pois as originais do Spektrum quando chegam em 5v elas caem bruscamente para 3.9 e o rádio começa a apitar, logo deixei de usa-las. As pilhas comuns estavam marcando 5.1v no visor do rádio.
Agora eu pergunto :
É carga suficiente para usar ou vacilei com a carga das baterias?
Será que resolvo isso colocando uma bateria de Lipo ? Ou na verdade foi um erro do rádio ? ( Aconteceu com 2 Helicópteros diferentes no mesmo dia ) .
Se puderem, opinar, vão ajudar bastante.
Obrigado a todos
Trex 450 Pro
TRex 600 Nitro. Engatinhado ...
Avatar do usuário
CHRISTIAN
membro
Mensagens: 270
Registrado em: Sex Abr 03, 2009 9:54 am
Localização: Anápolis-Go

Mensagem por CHRISTIAN »

Cara, tenho um dx6i também,
Agora que você falou, vou ficar mais esperto com pilhas comuns.
Será que o radio não deu um mau contato e desligou por um instante e ligou de novo?
Nesse meio tempo o heli ficou sem comando e surtou?
Ou pode ser que a voltagem deu uma caída rápida e vc ficou sem comando?
Melhor voar com uma voltagem de segurança!
vlw!
Avatar do usuário
Germanico
membro
Mensagens: 970
Registrado em: Dom Abr 13, 2008 1:36 am
Localização: Florianópolis-SC

Mensagem por Germanico »

.
Cara, na verdade as alcalinas duram bem mais tempo que as pilhas recarregáveis. Caso voce opte em usar as do tipo recarregáveis, só precisará tomar cuidado se ficar algum tempo sem usar o rádio, pq as pilhas continuam a descarregar mesmo não usando o rádio. Descarrega bem mais lentamente, lógico, mas continuam descarregando.
Ambos os tipos tem aquele probleminha que voce mesmo citou, que quando medem 5V caem abruptamente para 3,9V. Por isso quando chega em 5V, eu não voo mais e já as coloco pra carregar.

Eu estou agora substituindo as minhas recarregáveis pelos modelos novos da Sony, chamadas Cycle Energy. Que, segundo o anúncio, descarregam bem menos que as recarregáveis comuns: "cada bateria mantém 75% da carga por até um ano caso não utilize a pilha."

Até gostaria da opinião de alguém que tenha destas pilhas pra saber se isso é verdade mesmo.
[ Blades 130X, NanoQX, 200QX e 350QX - Spektrum DX6i ]
Avatar do usuário
storm450
membro
Mensagens: 73
Registrado em: Ter Mai 11, 2010 9:44 pm
Localização: Itabuna, Bahia

Mensagem por storm450 »

Na verdade, queria saber o que ocasionou isso, pois já pedi as peças do Heli, e não quero vê-lo ir para o chão novamente. Quero voar com segurança e o pessoal que voa comigo fica afirmando q segurança só com Futaba. Gosto muito do rádio, muito fácil de usar e configurar. Por isso não queria perde-lo. Alguém já passou por isso ou confirma o problema com a baixa voltagem ?
Obrigado
Avatar do usuário
Germanico
membro
Mensagens: 970
Registrado em: Dom Abr 13, 2008 1:36 am
Localização: Florianópolis-SC

Mensagem por Germanico »

.
Provavelmente no dia do crash a carga das pilhas do teu rádio estava próximo de 5V. Mas passou despercebido.
Depois ocorreu a perda de sinal com o Storm. A carga do teu rádio já estava bem baixa, mas passou despercebido novamente.
Daí deu o que deu com o teu 600N.

Eu sempre usei da forma como descrevi acima: Uso pilhas recarregáveis, e quando a carga chega nos 5V, é o aviso pra mim que não posso mais voar e preciso recarregar. São mais caras, mas a vida útil delas é muito maior. Pra vc ter uma idéia tenho algumas comigo que duram mais de 2 anos. Imagine quanto voce teria que desembolsar com pilha alcalinas durante este tempo?
Se voce costuma ficar muito tempo voando, eu até sugiro que voce tenha 8 pilhas, deixando 4 no rádio e mais 4 carregadas de reserva.
Esqueci de mencionar que tbm uso DX6i.
Abçs
[ Blades 130X, NanoQX, 200QX e 350QX - Spektrum DX6i ]
Avatar do usuário
808state
membro
Mensagens: 358
Registrado em: Seg Set 28, 2009 10:10 pm
Localização: Seabra - Ba
Contato:

Mensagem por 808state »

Pessoal
mas o radio nāo emite um bip quando a carga esta abaixo do limite certo???
Avatar do usuário
Germanico
membro
Mensagens: 970
Registrado em: Dom Abr 13, 2008 1:36 am
Localização: Florianópolis-SC

Mensagem por Germanico »

[quote:3596d5ee20="808state"]Pessoal
mas o radio nāo emite um bip quando a carga esta abaixo do limite certo???[/quote:3596d5ee20]
.
Emite sim, mas no caso começou a bipar quando o modelo estava em voo. Daí já era, fica um pouco difícil de ouvir o tal bip. Ainda mais difícil porque se tratava de um Nitro. O piloto está concentrado no voo. Eu já consegui ouvir o bip com o heli em voo, mas meu modelo é pequeno e elétrico; e casualmente eu estava voando sozinho.
[ Blades 130X, NanoQX, 200QX e 350QX - Spektrum DX6i ]
Avatar do usuário
ARM_Coder
membro
Mensagens: 984
Registrado em: Sáb Ago 21, 2010 12:01 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por ARM_Coder »

Existe um problema no DX6i que pode ser muito sério, que é o seguinte: sempre que vc desliga o rádio na chave frontal, aparece na tela a frase "saving settings", dizendo que ele está copiando a configuração atual para a memória não volátil.

O problema acontece se houver mau contato nas pilhas, quando e desliga e liga desse jeito, a informação atual não vai para a memória não volátil.

Isto é, quando ele "volta", os dados estão desatualizados, inclusive a seleção do modelo pode voltar ao modelo que estava anteriormente em uso. Já aconteceu comigo, felizmente eu estava no simulador e não com heli real...

Toda vez que eu mudo alguma configuração importante (inclusive seleção de modelo), eu desligo e ligo o TX na chave, se ocorrer mau contato ele voltará com as configurações mais atuais, evitando consequências piores...

Um abraço.
Compass 7HVU / 6HVU / Atom 5.5 / Trex 500L / Spektrum DX8
Avatar do usuário
Germanico
membro
Mensagens: 970
Registrado em: Dom Abr 13, 2008 1:36 am
Localização: Florianópolis-SC

Mensagem por Germanico »

.
Realmente procede o que foi escrito pelo ARM Coder, mas, poxa, só se for muuuuito azar dar mau contato nas pilhas justamente quando estiver desligando o rádio.

Pra mim este mau contato pode estar sendo gerado por algum outro problema.
Nunca aconteceu comigo. Se um dia acontecer eu desconfiarei de algum problema interno ou da própria chave que é usado pra desligar. Das pilhas eu não desconfiarei porque eu sei que depois que elas estão encaixadas e fechar com a tampa, não tem como elas serem deslocadas. A não ser que dê uma boa pancada no rádio, claro.
Imagine se der este mau contato quando estiver em voo?
[ Blades 130X, NanoQX, 200QX e 350QX - Spektrum DX6i ]
Avatar do usuário
ARM_Coder
membro
Mensagens: 984
Registrado em: Sáb Ago 21, 2010 12:01 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por ARM_Coder »

[quote:a0bf410f8e="Germanico"].
Realmente procede o que foi escrito pelo ARM Coder, mas, poxa, só se for muuuuito azar dar mau contato nas pilhas justamente quando estiver desligando o rádio.

Pra mim este mau contato pode estar sendo gerado por algum outro problema.
Nunca aconteceu comigo. Se um dia acontecer eu desconfiarei de algum problema interno ou da própria chave que é usado pra desligar. Das pilhas eu não desconfiarei porque eu sei que depois que elas estão encaixadas e fechar com a tampa, não tem como elas serem deslocadas. A não ser que dê uma boa pancada no rádio, claro.
Imagine se der este mau contato quando estiver em voo?[/quote:a0bf410f8e]

Não precisa coincidir o mau contato com o desligamento por chave, no meu caso em que eu estava rodando o simulador o rádio escapou da minha mão e caiu no colo (afinal eu estava sentado).

Outra coisa, pilhas costumam dar mau contato por oxidação dos terminais (da pilha e do aparelho), quem nunca teve que dar uns tapas no controle remoto da TV para ele voltar a funcionar? É o famoso mau contato das pilhas...

Abraço!
Compass 7HVU / 6HVU / Atom 5.5 / Trex 500L / Spektrum DX8
Responder