O Nascimento de um quadrihélice bimotor...
- nunol
- membro
- Mensagens: 144
- Registrado em: Ter Fev 08, 2011 9:07 am
- Localização: Barreiro - Portugal
O Nascimento de um quadrihélice bimotor...
Saudações modelistas x 4! ;)
Embora o meu Canadair CL-415 ainda não esteja concluído, pois os flutuadores de asa ainda não estão completos nem colocados nos respectivos sítios, para fazer umas amaragens, já estou a pensar no meu próximo projecto.
Desta vez tenciono fazer um quadrimotor.
Novamente, vasculhei a net à procura de informação para poder decidir qual seria o eleito passível de adaptar ao que tenciono fazer desta vez.
Os possíveis são estes:
Douglas DC-4
[img:6ec05ca498]http://www.edcoatescollection.com/ac3/Airline/TWA%20Douglas%20DC-4-2.jpg[/img:6ec05ca498]
Douglas DC-6
[img:6ec05ca498]http://www.edcoatescollection.com/ac3/Airline/American%20DC-6B.jpg[/img:6ec05ca498]
Douglas C-133 A
[img:6ec05ca498]http://www.strategic-air-command.com/aircraft/cargo/images/c133_cargomaster.jpg[/img:6ec05ca498]
Boeing B-17 Flying Fortress
[img:6ec05ca498]http://worldwar2.free.fr/b17b.jpg[/img:6ec05ca498]
Boeing B-29 Superfortress
[img:6ec05ca498]http://www.rankopedia.com/CandidatePix/79991.gif[/img:6ec05ca498]
Boeing B-50 Superfortress
[img:6ec05ca498]http://i718.photobucket.com/albums/ww187/mitchaskari/Boeing-B-50-Superfortress-010previe.jpg[/img:6ec05ca498]
Lockheed EC-121 Warning Star
[img:6ec05ca498]http://steeljawscribe.com/wordpress/wp-content/uploads/2009/04/ec121.jpg[/img:6ec05ca498]
Lockheed Hercules C-130
[img:6ec05ca498]http://www.stinsonflyer.com/prop/c130-2.jpg[/img:6ec05ca498]
LOCKHEED P-3 ORION
[img:6ec05ca498]http://farm6.static.flickr.com/5178/5452467556_f5cb4487cb.jpg[/img:6ec05ca498]
Como já devem ter reparado, gosto de fazer novas abordagens aos conceitos de aeromodelismo já existentes. Refiro-me por exemplo ao meu [url=http://www.youtube.com/watch?v=m90ADFTHa6g][u:6ec05ca498]MEGA-01[/u:6ec05ca498][/url] totalmente reciclado e aos controlos interiores e escondidos da [url=http://www.artelinear.com/rcbarreiro/?page_id=135&mingleforumaction=viewtopic&t=6.1] [u:6ec05ca498]cauda do Canadair[/u:6ec05ca498][/url].
Sinceramente, não considero que invente alguma coisa, (já está tudo inventado). São apenas novas abordagens a velhos conceitos.
Pretendo agora fazer uma motorização simplificada (assim espero), pois para um quadrihélice utilizarei apenas um ou dois motores. Tenciono, com esta configuração perder algum peso em relação à configuração que seria normal, ou seja, em vez de 4 motores, 4 variadores, cabos e fichas para isto tudo e baterias de grande capacidade, usarei apenas 1 ou 2 conjuntos com baterias menores para um modelo de tamanho mais reduzido que os habituais quadrimotores.
Torna-se óbvio que terei de utilizar algum tipo de transmissão mecânica para fazer girar as hélices que serão todas funcionais. Aqui, também já fiz alguma pesquisa e em princípio vou optar por correias e polias de sincronização que são ambas dentadas, que é um sistema relativamente simples, em vez de um jogo de engrenagens e veios que tornaria a execução mais difícil, barulhenta e talvez mais pesada.
Aponto para cerca de 1,70m de envergadura, mas o tamanho está dependente daquilo que conseguir fazer com os motores e transmissões mecânicas.
Mais uma vez, as vossas opiniões, comentários e críticas, são bem-vindos.
Aguardem que vão sair em breve mais actualizações!!
Nuno Lopes
Embora o meu Canadair CL-415 ainda não esteja concluído, pois os flutuadores de asa ainda não estão completos nem colocados nos respectivos sítios, para fazer umas amaragens, já estou a pensar no meu próximo projecto.
Desta vez tenciono fazer um quadrimotor.
Novamente, vasculhei a net à procura de informação para poder decidir qual seria o eleito passível de adaptar ao que tenciono fazer desta vez.
Os possíveis são estes:
Douglas DC-4
[img:6ec05ca498]http://www.edcoatescollection.com/ac3/Airline/TWA%20Douglas%20DC-4-2.jpg[/img:6ec05ca498]
Douglas DC-6
[img:6ec05ca498]http://www.edcoatescollection.com/ac3/Airline/American%20DC-6B.jpg[/img:6ec05ca498]
Douglas C-133 A
[img:6ec05ca498]http://www.strategic-air-command.com/aircraft/cargo/images/c133_cargomaster.jpg[/img:6ec05ca498]
Boeing B-17 Flying Fortress
[img:6ec05ca498]http://worldwar2.free.fr/b17b.jpg[/img:6ec05ca498]
Boeing B-29 Superfortress
[img:6ec05ca498]http://www.rankopedia.com/CandidatePix/79991.gif[/img:6ec05ca498]
Boeing B-50 Superfortress
[img:6ec05ca498]http://i718.photobucket.com/albums/ww187/mitchaskari/Boeing-B-50-Superfortress-010previe.jpg[/img:6ec05ca498]
Lockheed EC-121 Warning Star
[img:6ec05ca498]http://steeljawscribe.com/wordpress/wp-content/uploads/2009/04/ec121.jpg[/img:6ec05ca498]
Lockheed Hercules C-130
[img:6ec05ca498]http://www.stinsonflyer.com/prop/c130-2.jpg[/img:6ec05ca498]
LOCKHEED P-3 ORION
[img:6ec05ca498]http://farm6.static.flickr.com/5178/5452467556_f5cb4487cb.jpg[/img:6ec05ca498]
Como já devem ter reparado, gosto de fazer novas abordagens aos conceitos de aeromodelismo já existentes. Refiro-me por exemplo ao meu [url=http://www.youtube.com/watch?v=m90ADFTHa6g][u:6ec05ca498]MEGA-01[/u:6ec05ca498][/url] totalmente reciclado e aos controlos interiores e escondidos da [url=http://www.artelinear.com/rcbarreiro/?page_id=135&mingleforumaction=viewtopic&t=6.1] [u:6ec05ca498]cauda do Canadair[/u:6ec05ca498][/url].
Sinceramente, não considero que invente alguma coisa, (já está tudo inventado). São apenas novas abordagens a velhos conceitos.
Pretendo agora fazer uma motorização simplificada (assim espero), pois para um quadrihélice utilizarei apenas um ou dois motores. Tenciono, com esta configuração perder algum peso em relação à configuração que seria normal, ou seja, em vez de 4 motores, 4 variadores, cabos e fichas para isto tudo e baterias de grande capacidade, usarei apenas 1 ou 2 conjuntos com baterias menores para um modelo de tamanho mais reduzido que os habituais quadrimotores.
Torna-se óbvio que terei de utilizar algum tipo de transmissão mecânica para fazer girar as hélices que serão todas funcionais. Aqui, também já fiz alguma pesquisa e em princípio vou optar por correias e polias de sincronização que são ambas dentadas, que é um sistema relativamente simples, em vez de um jogo de engrenagens e veios que tornaria a execução mais difícil, barulhenta e talvez mais pesada.
Aponto para cerca de 1,70m de envergadura, mas o tamanho está dependente daquilo que conseguir fazer com os motores e transmissões mecânicas.
Mais uma vez, as vossas opiniões, comentários e críticas, são bem-vindos.
Aguardem que vão sair em breve mais actualizações!!
Nuno Lopes
"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original" - Albert Einstein
Sócio ACCA n.º 33928, orgulhosamente.
Sócio ACCA n.º 33928, orgulhosamente.
- vitor4
- membro
- Mensagens: 558
- Registrado em: Dom Out 04, 2009 12:00 pm
- Localização: Sao Paulo, São Paulo
Re: O nascimento de um quadrimotor elétrico...
B-17 f COM CERTEZA!!!!! se precisar de fotos e informações sobre ele é só pedir!
vai três
[URL=http://img3.imageshack.us/i/1797235.jpg/][img:fd80f520a1]http://img3.imageshack.us/img3/2127/1797235.jpg[/img:fd80f520a1][/URL]
[URL=http://img695.imageshack.us/i/1814363.jpg/][img:fd80f520a1]http://img695.imageshack.us/img695/7051/1814363.jpg[/img:fd80f520a1][/URL]
[URL=http://img35.imageshack.us/i/1839985.jpg/][img:fd80f520a1]http://img35.imageshack.us/img35/7172/1839985.jpg[/img:fd80f520a1][/URL]
vai três
[URL=http://img3.imageshack.us/i/1797235.jpg/][img:fd80f520a1]http://img3.imageshack.us/img3/2127/1797235.jpg[/img:fd80f520a1][/URL]
[URL=http://img695.imageshack.us/i/1814363.jpg/][img:fd80f520a1]http://img695.imageshack.us/img695/7051/1814363.jpg[/img:fd80f520a1][/URL]
[URL=http://img35.imageshack.us/i/1839985.jpg/][img:fd80f520a1]http://img35.imageshack.us/img35/7172/1839985.jpg[/img:fd80f520a1][/URL]
- fabiofleal
- membro
- Mensagens: 3961
- Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
- Localização: Salvador-BA
- Contato:
B-17. Mas eu aqui faria um P-3. É que a base aerea daqui (a 3 minutos daqui de casa) em breve será a "sede" de um esquadrão deles. Tenho um amigo sortudo que é militar de lá (e membro aqui do e-voo) que consegue coisas que nos ficamos sonhando, como dar umas voltinhas sempre em tudo que é avião da FAB e passar o dia na beira da pista. NÃO É, FANTASMA ?
- Rogerio Lima
- membro
- Mensagens: 1155
- Registrado em: Qua Out 20, 2010 1:13 pm
- Localização: São Paulo
- thiagobarreto
- membro
- Mensagens: 363
- Registrado em: Ter Jan 25, 2011 2:25 am
- Localização: Ibotirama - Bahia
- Kamikaze-MT
- membro
- Mensagens: 561
- Registrado em: Qua Abr 15, 2009 3:04 pm
- Localização: Cuiabá/MT
- Contato:
- karlusandre
- membro
- Mensagens: 309
- Registrado em: Seg Set 27, 2010 4:44 pm