F22-Raptor Park Flyer EDF - Trem Embutido - Novo Vídeo!

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

[quote:f5f0a05201="warne"]Eu acho que foi o peso (1200g) + a inclinação da EDF negativa (vetor para baixo).
Faz apenas com profundor (esquece os elevons) e usa ailerons. Vai ficar mais seguro
Abs
Warne[/quote:f5f0a05201]

Penso da mesma forma, porém... cuidado com 1 servo no profundor... um horn apenas de um lado acompanhado de um fluxo de ar mais forte resulta em torção na superfície de comando, fazendo com que o profundor cause roll.
Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[quote:94faca16cf="Sukyake"]
Penso da mesma forma, porém... cuidado com 1 servo no profundor... um horn apenas de um lado acompanhado de um fluxo de ar mais forte resulta em torção na superfície de comando, fazendo com que o profundor cause roll.[/quote:94faca16cf]

Não, não, não! Nem pensei em economizar 1 servo! Vão ser os mesmos 2 servos!!!! E as superfícies permanecerão independentes. Assim, se perder uma, tenho mais possibilidades de trazer o aeromodelo para o solo em segurança (porque para o solo, com certeza ele virá! :evil: )

Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

[quote:85a28474bd="Yensid"][quote:85a28474bd="Sukyake"]
Penso da mesma forma, porém... cuidado com 1 servo no profundor... um horn apenas de um lado acompanhado de um fluxo de ar mais forte resulta em torção na superfície de comando, fazendo com que o profundor cause roll.[/quote:85a28474bd]

Não, não, não! Nem pensei em economizar 1 servo! Vão ser os mesmos 2 servos!!!! E as superfícies permanecerão independentes. Assim, se perder uma, tenho mais possibilidades de trazer o aeromodelo para o solo em segurança (porque para o solo, com certeza ele virá! :evil: )

Disney[/quote:85a28474bd]

Ah tá!

Beleza! :D

Eu tenho um aero que usa o mesmo artifício, fica bom! :wink:
Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

[quote:b568d757eb="Yensid"][quote:b568d757eb="warne"]...a inclinação da EDF negativa (vetor para baixo).
Faz apenas com profundor (esquece os elevons) e usa ailerons. Vai ficar mais seguro
Abs
Warne[/quote:b568d757eb]

Pergunta, pergunta, pergunta....

Nos motores no nariz do aeromodelo devemos colocar um downthrust de 3 a 5 graus para baixo... nas EDF's devo colocar um upthrusth???

Disney[/quote:b568d757eb]
Eu não saberia dizer se usa esse termo para inclinação negativa do motor/EDF quando pusher, pois vai depender do seu sentido. O upthrusth teria a função de levantar o aero, mas ai envolveria a sustentação, ou algo assim, sei lá!heheh!
O modelos com EDF eu nunca percebi inclinação na turbina, acredito que seja zero.
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[size=18:5a62516e77][b:5a62516e77]Vídeo em detalhes do acidente - visão do piloto:[/b:5a62516e77][/size:5a62516e77]

[yt]jHafQFhRjAo[/yt]




[size=18:5a62516e77][b:5a62516e77]Vídeo em detalhes do acidente - visão do público:[/b:5a62516e77][/size:5a62516e77]

[yt]b9wCneDtZrI[/yt]

Neste vídeo dá para perceber claramente que o elevon esquerdo solta-se primeiro e termina por soltar o da direita, no impacto. Nenhuma das duas superfícies quebraram!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Pois é, o elevon sofreu o flutter e não resistiu e se soltou. Foi problema na instalação!? Talvez! O que importa agora é reforçar o conjunto do novo modelo e vê o que vai dá.
No ultimo vídeo agente vê claramente que toda cauda sofreu com o flutter desse elevon.
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3961
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Tente endurecer o conjunto e a fixacao, ja que as 2 formas de mexer em uma estrutura p/ aumentar sua freq. natural sao aumentar a rigidez ou dimiuir a massa. Felizmente, p/ o aumento de peso anular o efeito do endurecimento da estrutura, teria que ser muito.

Uma forma que eu uso p/ controlar esses problemas é ir ate o fim da superficie (no caso a extremidade do estabilizador) com a vareta de reforço, colar ela com CA, que é uma cola que endurece bem qdo cura e, se precisar, reforço com epoxi, que é menos quebradiça e mais robusta. Ha pouco tempo precisei tirar toda uma junta colada só com epoxi do estabilizador de uma Cessna 182. Quando aumentava a velocidade p/ enfrentar a turbulencia, o estabilizador começava a ressonar. Tive que raspar a epoxi e endurecer com CA antes que chegasse ao ponto de entrar em flutter.
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3961
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Yensid,
Respondendo a sua pergunta (so agora pude ler seu post sobre o fluxo das EDFs, a resposta e sim: O fluxo do ar das EDFs pode ter contribuido - e bastante - p/ o flutter, ja que o mesmo e um fenomeno vibratorio induzido por excitacao aerodinamica.

Mas nao creio que seja necessario reposicionar sua EDF, nao. Como disse acima, se vc endurecer a superficie (e no caso, as articulacoes) ja e suficiente. Reposicionar a EDF ajudaria no caso dos lemes, mas muito pouco nos elevons. O que o pessoal costuma fazer e fazer a borda das superficies onde vao asdobradicas em balsa p/ aumentar a rigidez. Mas neste caso vc tb ia precisar ter rigidez na direcao paralela ao fluxo da EDF p/ nao correr o risco de apenas transferiri o problema das dobradicas p/ as superficies em si.

Abs
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[quote:6191ebc2ed="fabiofleal"]Yensid,
Respondendo a sua pergunta (so agora pude ler seu post sobre o fluxo das EDFs, a resposta e sim: O fluxo do ar das EDFs pode ter contribuido - e bastante - p/ o flutter, ja que o mesmo e um fenomeno vibratorio induzido por excitacao aerodinamica.

Mas nao creio que seja necessario reposicionar sua EDF, nao. Como disse acima, se vc endurecer a superficie (e no caso, as articulacoes) ja e suficiente. Reposicionar a EDF ajudaria no caso dos lemes, mas muito pouco nos elevons. O que o pessoal costuma fazer e fazer a borda das superficies onde vao asdobradicas em balsa p/ aumentar a rigidez. Mas neste caso vc tb ia precisar ter rigidez na direcao paralela ao fluxo da EDF p/ nao correr o risco de apenas transferiri o problema das dobradicas p/ as superficies em si.

Abs[/quote:6191ebc2ed]

Obrigado pelas importantes dicas.

Fiz os ailerons como foi sugerido, utilizando três placas de balsa de 1,5mm, coladas com os veios perpendiculares, utilizando epóxi 24h. Ficou bastante rígido.

Quanto aos profundores, já havia feito o chapeamento do depron de 5mm com 1 placa de balsa de 2mm, também colada com epóxi 24h. Além disso, fixei uma vareta de fibra de vidro de ponta-à-ponta no lado do depron. Estou pensando ainda em, revestir a face da balsa com bonder (daquelas importadas, fininhas!) e ainda revestir tudo com fita colorida. Será que fica rígido assim?! :lol: :lol:

Com relação às dobradiças, apliquei verniz incolor no depron e vou fazê-las com fita adesiva transparente, aplicada por toda a extensão das superfícies de comando, de ambos os lados. Espero que assim fique mais firme. O quê achas?

E sobre o posicionamento da EDF, devo colocar algum ângulo "para cima" na saída ou ela deve ser nivelada pela superfície das asas?

Estou trabalhando e acredito que hoje monte o novo F22 e conclua os trabalhos amanhã para inaugurar no sábado. Vamos ver se consigo!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

Dobradiças de fita então...

TENSION HINGES!

Veja aqui o método PORCO e eficiente para usar fitas. :D

[yt]LIRCBpblxLA[/yt]
Responder