Como montar Spinner com folga em 2822 para motoplanador? OK!

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Date
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Sex Jun 22, 2007 9:03 pm
Localização: Curitiba - PR

Como montar Spinner com folga em 2822 para motoplanador? OK!

Mensagem por Date »

Pessoal, pretendendo montar um moto-planador comprei um conjunto motor e spinner para helice folding na HK, mas aparentemente o spinner veio com folga, sendo que solicitei certo a medida do spinner, mas mesmo assim veio errado!

Agora antes de por minhas soluções para o problema em pratica gostaria de saber se alguem já fez isso e ficou bom! Como “engrossar” o eixo de forma confiável?

Acredito q o spinner esteja coisa de 0.3mm mais largo que o necessário para travar no eixo!

Desde já obrigado.
Avatar do usuário
sdbruder
membro
Mensagens: 478
Registrado em: Sex Out 02, 2009 1:11 pm
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem por sdbruder »

engrossar o eixo é fácil. o problema é engrossar o eixo mantendo o alinhamento :p
Date
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Sex Jun 22, 2007 9:03 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Date »

Ninguem para ajudar?

Tópico deveria estar em outro índice do forum?
desordeiro
membro
Mensagens: 140
Registrado em: Qui Mar 31, 2011 5:52 pm
Localização: são paulo,sp

Mensagem por desordeiro »

teria que comprar outro spinner... o eixo do 2822 tem 2,90mm de diâmetro..

procura spinner com 3mm que encaixa como uma luva... tem que ser 3mm exato.. se for 3.17mm fica com folga..... ou menor fica apertado...
Avatar do usuário
jorge
membro
Mensagens: 562
Registrado em: Qua Fev 07, 2007 8:17 pm
Localização: Niteroi RJ

Mensagem por jorge »

Usa tubo de tinta de caneta, faça uma bucha.

obs ponha fotos
ropapp
membro
Mensagens: 88
Registrado em: Dom Mai 13, 2007 7:57 pm
Localização: são paulo,sp

Mensagem por ropapp »

peça para um torneiro... destes que trabalham em casa para fazer uma luva com os diâmetros que você precisa...talvez nem cobre...não perder o centro é importante, talvez também tenha que alargar o furo do spinner...
abç
Date
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Sex Jun 22, 2007 9:03 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Date »

Pessoal seguinte depois de muito pensar e analisar as várias possibilidades de usar uma bucha feita de vários materiais diferentes e ou alargar o spinner eu cheguei a uma solução rápida e garantida para não perder o alinhamento do motor / spinner e ainda assim travar bem o mesmo no eixo do motor!

Com uma mini-retifica e um mini-disco de poli corte eu aumentei os recortes do eixo roscado do spinner, amaciando assim seu aperto através da compressão da porca contra a base do spinner!

Funcionou muito bem! Infelizmente eu esqueci de tirar fotos do recorte original do spinner, mas fica a foto do novo corte!

http://img12.imageshack.us/img12/1214/imgp4326u.jpg

Outra tentativa que acho interessante comentar aqui para ajudar outras pessoas é a possibilidade de se encapar o eixo do motor com tubo termo-retrátil de baixa espessura, isso quase deu certo pra mim, mas pode dar pra alguém rs...

Obrigado aos que tentaram ajudar e bons voos![/url]
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13807
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

O que você fez, foi fazer uma pinça, mas isso você criou outro problema, ao apertar a porca, a pinça irá fechar, dando o aperto necessário para que o spinner não se mova, mas esqueceste que somente a parte de fora desse adaptador é que irá fechar, no fundo do furo, onde a ponta do eixo do motor estará, ainda terá a folga e isso irá fazer com que a ponta do eixo do spinner, saia do centro, provocando assim um desbalanceamento da hélice.
Fiz um rabisco tosco para que você tenha noção exata do que fez e que a sua idéia possa parecer correta, não é.
Anexos
Eixo x spinner 1.JPG
Eixo x spinner 1.JPG (10.09 KiB) Exibido 5592 vezes
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder