Otimo cortador de isopor!!!!!!!!!e simples de fazer.

Neste fórum discutiremos os novos artigos postados na página E-voo, a fim de esclarecer as possíveis dúvidas que possam ter ficado acerca deles.
Ricardo_BH
membro
Mensagens: 2346
Registrado em: Seg Jan 02, 2006 8:54 am
Localização: belo horizonte

Mensagem por Ricardo_BH »

Felipe_Rj,

ok..eu tambem nem sei onde comprar o dimer.Bom..vou fazer do jeito que postei mesmo, pois cortei com ele e gostei se nao der certo vou tentar como voce falou, pois tenho uma fonte de pc, mas ela so da 12 volts.
O meu ta quase pronto so falta o fio da cerca eletrica.
Avatar do usuário
Danangeli
membro
Mensagens: 962
Registrado em: Qui Ago 26, 2004 12:59 pm

Mensagem por Danangeli »

liga 1m de resistência de chuveiro esticada, direto na bateria de carro.... :idea: :roll:
freq. 72830
ch 52
Ricardo_BH
membro
Mensagens: 2346
Registrado em: Seg Jan 02, 2006 8:54 am
Localização: belo horizonte

Mensagem por Ricardo_BH »

Gostei da sua ideia Dangelis,

da certo mesmo??


Rick
Avatar do usuário
Felipe_rj
membro
Mensagens: 283
Registrado em: Sáb Mar 20, 2004 9:44 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por Felipe_rj »

Então Ricardo, é isso que o Danangeli disse, só q como não tenho bateria de carro no meu apê, uso a fonte de um pc, ela tem saídas de 12v e 5v, se ligar em série, vc consegue várias voltagens diferentes, mas tome cuidado, peça a alguem que entenda um pouco de eletrica ou eletronica pra fazer essas ligações pra vc. Se os 12v já forem sufucientes ótimo, mas no meu caso, dependendo do tipo de isopor, vc precisa do fio mais quente pro corte sair legal.

Grande abraço
Avatar do usuário
wildcat
membro
Mensagens: 6816
Registrado em: Ter Mar 28, 2006 10:07 pm
Localização: Caraguatatuba/SP

Mensagem por wildcat »

Desculpem a ignorancia nessa parte, mas seria possivel esse cortador ser alimentado por uma fonte igual a essas que compramos por aí, que pode-se mudar a tensão de 1.5 até 12v? Eu ligo essa fonte em 110v e poderia transformar pra 12v.... Se ela carrega bateria de carro, então, (acredito) pode esquentar esse fio até o ponto de corte!!! ???

Teria como ligar a resistencia nessa fonte?

valeu!

Marcelo
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Fontezinha de camelô não funciona, pouca potência.

Colocar fontes de PC em série também não é legal, já teve gente que explodiu fonte por aqui assim.
Avatar do usuário
Felipe_rj
membro
Mensagens: 283
Registrado em: Sáb Mar 20, 2004 9:44 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por Felipe_rj »

É Alex, eu não enfatizei como você, mas realmente é perigoso, por isso sugeri que alguém que entenda faça essa ligação, o q fiz foi um simples circuito de proteção, com ajuda de um amigo, fica numa boa, usa alguns resistores e diodos, vou ver se arrumo com ele e posto aqui.

Valeu

PS.: Não são fontes em série, e sim apenas uma fonte onde se aproveitam as suas saídas.
Avatar do usuário
wildcat
membro
Mensagens: 6816
Registrado em: Ter Mar 28, 2006 10:07 pm
Localização: Caraguatatuba/SP

Mensagem por wildcat »

Alex, e qual seria o custo medio pra se fazer um cortador?

valeu!


Marcelo
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:40ce31ab13="wildcat"]Alex, e qual seria o custo medio pra se fazer um cortador?

valeu!


Marcelo[/quote:40ce31ab13]

Uns 50 a 60 reais se não tiver nenhum dos ítens encostado em casa (dimmer+trafo+fio de nicr+fio flexível+ripas de madeira+parafusos).
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Adriano Azevedo
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Ter Mai 02, 2006 1:35 pm
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Contato:

Mensagem por Adriano Azevedo »

Pessoal, sou talvez o mais novato no que se refere a aeromodelismo, estou construindo o Star Lite baseado no "StarSessna" postado aqui no fórum. Ainda nem comprei a parte eletrônica do avião mas o modelo está quase pronto, rsrs

Tenho visto aqui e em outros fóruns sobre aeromodelismo, um "auê" enorme sobre a questão dos cortadores de isopor. Quando resolvi me engajar de cabeça nesse maravilhoso hobby, a primeira coisa que precisei foi de um cortador e não tive qualquer dificuldade de construir 2, sendo um em arco para asas e um de bancada para fuselagens, fiz baseado no tutorial daqui mesmo do Evoo, claro que com alguma personalização e pequenas modificações.

Os materiais que utilizei:

Um transformador com entrada 11O e saida de 24 voltz X 1 Ampere (para não utilizar a rede eletrica direta), preço = R$ 15,00
Uma corda para guitarra (nota MI, 009) em substituição ao fio níquel-cromo (O trosso dificil de achar pra comprar!!!), preço = R$ 2,50
Um Dimmer comum, preço = R$ 9,00
Madeiras que já tinha em casa para o arco e para a bancada, custo zero.

Total = R$ 26,50 por 2 cortadores que cortam igual a manteiga porém sem destruir o isopor.

Com a vantagem que ficou um sistema seguro pois evita-se utilizar a rede elétrica.
Responder